Buscar

Trab Telecomunicações (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A História das Telecomunicações
Nos tempos passados a comunicação caminhava a cada década; hoje, o futuro cresce a cada segundo.
As primeiras comunicações
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade. Então a cerca de 8.000 anos a.C os homens pré-históricos aprenderam a fazer desenhos nas cavernas através de pigmentos de argila, carvão vegetal e outros minerais. 
Os Desenhos 
As primeiras comunicações
Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito por volta de 4.000 a.C.
A Escrita
As primeiras comunicações
O sinal de fumaça
As primeiras comunicações
Pombos Correios
As primeiras comunicações
O primeiro Jornal
O Telégrafo
Claude Chappe – Telégrafo ótico
1791
Samuel Morse – Telégrafo elétrico
1844
O Telégrafo
Os Primeiros Cabos Submarinos
Em 1850, graças à instalação do primeiro cabo submarino do mundo, que França e Inglaterra puderam ligar seus portos de Calais e Dover.
Aqui no Brasil, a primeira linha telégrafo elétrico nacional foi inaugurada em 11 de maio de 1852, ligando a Quinta Imperial e o Quartel de Campos, no Rio de Janeiro; a segunda linha, ligando Rio de Janeiro e Petrópolis que foi inaugurada em 1857. 
Os Primeiros Cabos Submarinos
Em 1866 é estabelecida a comunicação entre a Europa e EUA.
Em 17 de maio de 1865 é fundada a União Telegráfica Internacional que se transformou na atual União Internacional de Telecomunicação (ITU), com Sede em Genebra. A data de fundação da União é comemorada todos os anos, no dia 17 de maio como o Dia Mundial das Telecomunicações.
Philippe Reis
Mestre de escola alemão, em 1860; ele imaginou transmitir os sons musicais à distância, usando processo semelhante ao do telefone elétrico. Construiu, então, um aparelho parecido com uma orelha humana, cujo tímpano era um pedaço de bexiga e aparelhou o engenho. 
Antonio Meucci
Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético que denominou telettrofono. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado.
Elisha Gray, Graham Bell e Thomas A. Watson
Elisha Gray e Graham Bell descobrem que estavam trabalhando no mesmo projeto: a invenção do telefone. Bell, em 1875, aceita a colaboração de Thomas A. Watson, um eletricista que decidiu ajudá-lo.
A partir desse dia, Watson esteve sempre ligado a Graham Bell e na invenção do telefone.
Invenção do 1º telefone em 1876
Alexandre Bell (escocês naturalizado americano) patenteou o telefone, no qual o discador rotativo foi acrescentado em 1890; em 1900, os sistemas de telefonia já estavam instalados em muitas localidades.
Em 1877 o primeiro telefone foi instalado no Brasil, presente de Graham Bell ao amigo Dom Pedro II.
Em 1887, desenvolveu a teoria formulada por James Maxwell, descobriu as ondas eletromagnéticas (hoje denominadas ondas hertzianas); outros cientistas imprimiriam novo caminho às suas pesquisas, culminando com a maior de todas elas, quando a Lua e a Terra mantiveram comunicação pelo rádio em 1969. 
Heinrich Rudolf Hertz
E assim veio o rádio...
Heinrich Hertz (alemão) produz ondas de rádio e demonstra que elas apresentam as mesmas propriedades que a luz.
Guglielmo Marconi
Em 1897, Guglielmo Marconi (italiano) deposita a primeira de suas muitas patentes sobre transmissão sem fio por ondas de rádio. Em 1901, demonstra o radiotelégrafo fazendo uma transmissão que cruza o Oceano Atlântico . Recebeu o prêmio Nobel de Física de 1909 juntamente com Karl Braun(alemão).
Em 1912, Lee De Forest (americano) desenvolve o amplificador implementado com válvula triodo usada na telegrafia sem fio. O pedido de socorro emitido por ondas de rádio pelo Titanic foi captado a 58 milhas pelo navio Carphatia, que conduziu o resgate de 705 passageiros do Titanic 3,5 horas depois do pedido de SOS.
Lee De Forest
Em 1920, Início da radiodifusão comercial; a Westinghouse Corporation funda a estação de rádio KDKA em Pittsburgh, Pensilvânia.
Em 1923, Vladimir K. Kworykin inventa a televisão. Em 1926, John Baird (escocês) transmite imagens de TV através de fios telefônicos de Londres a Glasgow. A radiodifusão regular de TV começa na Alemanha (1935), na Inglaterra (1936) e nos Estados Unidos (1939).
Surge a Televisão...
Em 1926 - Início do serviço de telefonia transatlântica entre Londres e Nova York.
Em 1932 - Primeiro enlace telefônico de microondas instalado (por Marconi) entre a cidade do Vaticano e a residência de verão do Papa.
Em 1933 - Edwin Armstrong (americano) inventa a modulação em frequência (FM) para a transmissão de rádio.
Em 1935 - Robert Watson (escocês) inventa o radar.
Em 1947
William Schockley, Walter Brattain e John Bardeen (americanos) inventam o transistor de junção nos laboratórios Bell. Receberam o prêmio Nobel de Física de 1956.
Deve ser mencionado que o excelente avanço e desempenho das telecomunicações em nosso país deve ser creditado a três fatores:
 O primeiro foi a iniciativa do Governo Brasileiro ao criar a Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL em 1955;
 Posteriormente, a instalação do Ministério das Comunicações MINICOM em 1957;
 MINICOM criou a Telecomunicações Brasileiras – TELEBRÁS, sendo privatizada depois de alguns anos, dando origem a ANATEL. 
Narinder Singh Kapany
Em 1955, Kapany demonstra o uso da fibra ótica como um meio de transmissão de baixa perda usando sinais luminosos.
Jack kilby
Em 1958, Jack Kilby constroi o primeiro circuito integrado usando o semicondutor germânio e, independentemente, Robert Noyce constrói o primeiro CI usando o semicondutor de silício.
ECHO I
ECHO 1 é um satélite tecnológico dos Estados Unidos. É um enorme balão em nylon, com 30 metros de diâmetro. Foi lançado, pela Agência Espacial Americana, (NASA), em 1968. O Echo foi a origem dos satélites de comunicação passivos. Em virtude de suas grandes dimensões e pequenas massas eles eram muito sensíveis à flutuações atmosféricas, o que permitiu determinar a densidade das camadas atmosféricas situadas entre 1000 e 1500 km de altitude.
SPUTNIK
O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética.
ARPANET
Em 1969, a ARPANET foi instalada nos EUA pelo departamento de defesa, evoluindo mais tarde e se transformando na internet.
A 1ª Rede de Telefonia Celular
Em 1979, o Japão constrói a primeira rede de telefonia celular.
Em 1983 cria-se a primeira rede de telefonia celular nos Estados Unidos.
Em 1990 os beepers eletrônicos se tornam comuns.
Em 1995 os telefones celulares já provêm acesso a Internet e vídeo.
A Internet para o mundo...
Em 1984, jovens da contracultura, ideologicamente engajados em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. 
Fibra óptica
Em 1988, primeiro cabo de fibra óptica transatlântico entre os Estados Unidos e Europa.
Wireless
Em 2004, a comunicação wireless é emprega em aeroportos, universidades e outras instalações para acesso a Internet.
Dias atuais....

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais