Buscar

31_05_2015_Como_otimizar_o_seu_tempo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof Bruno Fracalossi - Ciência Política, Coaching e Discursivas 
	
	(31/05/2015): Como otimizar o seu tempo!
	
Olá pessoal, tudo bem?
Hoje eu republico um dos artigos escritos por mim logo quando eu comecei a lecionar aqui no Ponto.
Ele serve para relembrar quem já leu, e para ajudar quem ainda não o fez!
Eu fui aprovado nos concursos de ATRFB e AFC/CGU sempre trabalhando e estudando.
O segredo, na minha opinião, é ter disciplina e foco naquilo que você deseja e que você acha que mudará a sua vida. Em razão disso, sempre aproveitei totalmente o tempo livre que eu tinha para estudar.
Uma das dicas que eu dou hoje é o de dividir o estudo durante os três períodos diários. 
Suponha que você seja um guerreiro sofredor, assim como eu sempre fui, e disponha de 4 horas diárias de estudo. Não adianta reclamar ou ficar pensando como aquela hiena do desenho. 
-Que hiena, professor Bruno?
-Não se lembra? Leia abaixo, então:
Desenho Lippy & Hardy – “Oh céus! Oh vida! Oh azar!" 
Esse desenho é mais um dos clássicos da Hanna Barbera. Os personagens principais são o leão Lippy e a hiena Hardy. Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nessas horas que ele dizia a famosa frase: "Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!”
Pois é, meus amigos, se você tem somente 4 horas disponíveis de estudo por dia, você vai passar em um concurso top com somente 4 horas por dia, ué!
Comigo foi assim, por que com você não seria também?
Concurso público é 20% de inteligência + 20% de motivação + 60% de GARRA!!!
Eu conheço inúmeros amigos meus que sempre se gabavam de ser inteligentes, que tiravam notas melhores que as minhas na faculdade, na escola, mas que estão em empregos muito piores que o meu.
E por que isso? Porque inteligência sozinha não define nada. Ela pode ser um diferencial quando a pessoa tem garra. Isso é o principal em uma jornada como a nossa.
Voltando ao nosso tema de hoje, te dou uma dica que acredito ser muito interessante, e que foi essencial para as minhas aprovações:
DIVIDA O SEU DIA!! ISSO MESMO, MEUS AMIGOS! DIVIDAM O SEU DIA!!
Essa dica vale para o aluno que está em desvantagem, pois trabalha e estuda, ok?
Muitas vezes, esse aluno estuda até com mais afinco do que aquele que fica o dia todo por conta.
Faça assim: pegue as suas 4 horas e não as estude todas à noite. Isso não é proveitoso. No período noturno, você já está cansado. Eu nunca rendi nada à noite. O meu estudo líquido na parte noturna sempre foi de no máximo uma hora e meia.
Divida assim o seu tempo, marcado no relógio:
Manhã
Se você entra às 8:00 horas no trabalho, tente acordar às 6:00 horas da manhã (se tiver muito trânsito em sua cidade, terá que acordar mais cedo, ok?). 
A primeira coisa a fazer é tomar uma colher de guaraná em pó, em jejum (funciona que é uma beleza, você vai ficar zerado de sono. Só que se você tiver algum problema de saúde, não tome não, tá?). Minha noiva já deixa o pó de guaraná e um copo de água ao lado da cama. Quando ela acorda, já toma antes de levantar. Mas lembre-se: tem que ser em jejum!
Tome um banho rápido, de 5 minutos. 
Compre cereais como Neston, Sucrilhos, o que você preferir. Encha um pote com leite e leve para sua mesa de estudos. Você tomará o seu café da manhã estudando (e fica em forma também, porque cereais de manhã faz bem para a saúde, rss).
Você tem que estar em sua mesa de estudos, com tudo aberto, até às 6:25 (eu não estou inventando isso não, pessoal. Eu seguia à risca esses horários, praticamente em regime militar. Por que motivo você acha que tantos militares passam em concursos? Pela alta disciplina que eles possuem). Estude até às 7:25. Troque de roupa o mais rápido que você conseguir, e vá para o trabalho.
Tarde
Por incrível que pareça, o meu horário preferido de estudo sempre foi após o almoço. Incrível isso né, mas eu meacostumei a estudar depois do almoço durante todo o meu período de concurseiro, sem tirar um dia sequer. Antigamente, eu sempre tirava um cochilo depois do almoço, mas quando comecei a estudar para concursos, botei na minha cabeça que não teria mais sono após a refeição, e deu certo.
O seu corpo é mantido e regulado pela sua mente. Isso é comprovado cientificamente. E o nosso corpo se acostuma com tudo aquilo que nós impomos a ele. Ponha na cabeça que você não tem sono depois do almoço e vá estudar. Todos os dias, ok? No começo será difícil, você vai desmaiar de sono, mas te garanto que em dois meses de esforço, você já estará acostumado. 
Em Brasília, milhares de concurseiros estudam após o almoço, por que você não conseguiria? As bibliotecas daqui ficam abarrotadas entre 12:30 e 14:00 horas. Estudar para concursos é chato mesmo! É muita privação! Mas se você tiver força de vontade e for determinado, não ficará reclamando. Você se adaptará ao que for necessário e conseguirá atingir o seu objetivo.
Voltando ao nosso cronograma: Almoce sozinho, ok? É isso mesmo. Eu já dispensei vários amigos meus na hora do almoço. Sempre inventava alguma desculpa e saía 5 minutos mais cedo para almoçar sozinho. Eu sempre ganhei uns 15 minutos de tempo dessa forma (quando o seu tempo é curto, 15 minutos podem fazer a diferença). Faça uma refeição saudável e leve (ajuda a não ter sono após o almoço) em 20, 25 minutos no máximo.
Vá para alguma biblioteca perto do seu trabalho, ou para algum lugar silencioso, e estude das 12:30 às 14:00 horas (deixe para escovar os dentes quando você voltar, ok? É sério isso, rsss!).
Já foram 2 horas e 30 minutos de estudo líquido e ainda estamos às 14:00 horas.
Noite
Supondo que você saia do trabalho às 18:00 horas, e chegue em casa às 19:00, tente dar uma caminhada de meia hora perto de sua casa, ou compre uma esteira. (se não der pessoal, faça exercícios somente no final de semana. O exercício físico é essencial, mas se não tiver tempo, não faça, fazer o quê?).
Coma algo leve, tome um banho e tente estar em sua mesa de estudos até às 20:30 no máximo. Estude até às 22:00. Após, veja um pouco de televisão, aproveite um pouco os seus familiares e às 23:00 horas, cama, já que você terá que acordar às 6:00 horas do dia seguinte, e retomar a rotina.
Acredito que usando essa forma de estudar, você retém o conteúdo de forma muito melhor do que chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho, e tentar estudar das 20:00 até às 24:00 horas.
Comigo funcionou. Eu tinha uma meta de estudar entre 32 e 35 horas líquidas semanais. Fui aprovado nos concursos de Analista da Receita Federal e Analista da CGU, ambos de ponta e muito concorridos.
É pessoal, parece ser uma vida horrível, mas eu garanto que você se acostumará. E é temporário, já que quando você foi aprovado, as coisas mudarão para melhor.
Peço para refletirem um pouco sobre o momento que estão passando em suas vidas.
Sou estudante como vocês, e sei da extrema dificuldade que é se dedicar ao estudo para um concurso público.
Às vezes, me sinto como se estivesse vivendo em uma bolha, e que o mundo lá fora segue o seu tempo, mas eu fico parado.
Sei da dificuldade de se passar sábados e domingos numa biblioteca, de se chegar do trabalho e não poder dar atenção aos entes queridos, ou fazermos algo que gostamos.
Mas eu lhes digo, queridos amigos, tenham raça, fé, e persistência, pois vale muito a pena. Não conheço sequer uma pessoa que tenha dito, ao menos uma vez, que se arrepende de ter estudado.
O estudo nos eleva, nos torna pessoas melhores, nos traz a evolução pessoal e espiritual.
Blinde-se das cobranças. Releve-as, se possível. Não se deixe afetar pelo negativismo de certas pessoas, pois muitas vezes, essas pessoas, no fundo, queriam ser vocês. Queriam ter a disposição, o caráter, a força de vontade que vocês têm mas que, infelizmente, não é para todos.
Agradeçam a Deus pela sua capacidade de raciocínio ao ler a matéria, pela visão que permite enxergar o
conteúdo, e pela sua certeza e perseverança de querer se tornar uma pessoa melhor a cada dia, servindo, como servidor público, ao povo brasileiro!
Segue um vídeo muito bom para te motivar no estudo de hoje:
HTTP://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=BVTGM5ETRCM
Fiquem com Deus!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais