Buscar

Exercícios argumentação jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 01 - Acerca da argumentação jurídica, leia atentamente cada proposição a seguir e classifique-a devidamente como verdadeira ou falsa. No caso de proposição falsa, proponha a devida correção. 
a) (F) O argumento de autoridade deve satisfazer os seguintes critérios, quanto às fontes: devem ser citadas, devem ser parciais e devem ser comprovadas.
Devem ser citadas , comprovadas, porém imparciais. 
b) (V) O argumento de equidade não pretende, de modo algum, corrigir a lei; antes implica interpretá-la a fim de se chegar a uma conclusão mais justa no intuito de se resolver o problema em questão. 
c) (V) A importância da argumentação consiste em permitir a supressão da falta de provas cabais no que diz respeito à veracidade ou à falsidade da tese objeto da argumentação.
d) (V) Por meio do argumento teleológico frequentemente se supera a interpretação literal da lei, em sintonia com o aforismo latino segundo o qual o Direito, aplicado ao “pé da letra”, resulta suma injustiça.
e) (F) Define-se a analogia como a aplicação de um enunciado jurídico para uma finalidade semelhante da original. Passagem do referente (conhecido) ao referido (por conhecer), a qual se fundamenta pelo princípio de identidade. 
A finalidade é distinta da original. 
f) (V) O argumento a cohaerentia intervém no momento em que dois enunciados legais parecem ou resultam incoerentes entre si; parecem ou resultam incompatíveis entre si.
g) (V) Ao passo que o argumento a contrario sensu apresenta, por afirmação, interpretação restritiva da lei; o argumento a fortiori implica interpretação extensiva.
h) (F) O argumento de equidade é utilizado com frequência em questões sobre economia processual, com a finalidade de agilizar o funcionamento do sistema jurídico. 
Este seria o argumento pragmático. O sentido mais usual do argumento de equidade é para denotar uma norma individualizada; que seja justa para o caso particular.
Questão 02 – A partir da especificidade da aplicação dos argumentos jurídicos, indique qual argumento melhor intervém em cada caso a seguir.
a) Considere a afirmação: “O que a lei não proíbe é permitido”. Diante do exposto, pelo argumento A SIMILI, se a legislação prevê que os jovens devem prestar serviço militar, logo as jovens devem prestar também. Por sua vez, mediante o argumento A CONTRÁRIO as jovens não estão obrigadas ao exposto. 
b) Na perspectiva do ARGUMENTO A FORTIORI, se a lei pune uma negligência, deve punir tanto mais um ato premeditado. 
c) A extensão de direitos concedida aos casais que vivem em união estável se ampara amplamente no ARGUMENTO DE EQUIDADE. 
d) O ARGUMENTO PRAGMÁTICO contempla a causa a partir dos efeitos da aplicação da lei, no intuito de consequências favoráveis ou desfavoráveis para o apenado e/ou para a sociedade. Ex: a mãe que atropela o filho acidentalmente. 
e) O ARGUMENTO PRAGMÁTICO é utilizado com frequência em questões sobre economia processual, com a finalidade de agilizar o funcionamento do sistema jurídico.

Outros materiais