Buscar

Documento malaria

Prévia do material em texto

Caso de malária é confirmado em Venda Nova do Imigrante, ES
Homem de 42 anos está em tratamento, segundo a Secretaria de Saúde.
Esse foi o segundo caso confirmado da doença no município.
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Facebook
Um caso de malária foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, nesta sexta-feira (27). O homem de 42 anos foi atendido no Hospital Padre Máximo e vai passar por tratamento. Ele mora na comunidade São João de Viçosa, que é cercada por mata e é comum a presença do mosquito-prego, transmissor da doença. A prefeitura informou que já está tomando providências para que outras pessoas não sejam infectadas.
Mosquito-prego, transmissor na malária (Foto: Reprodução/ TV Globo)Mosquito-prego, transmissor na malária
(Foto: Reprodução/ TV Globo)
No hospital, o paciente passou por vários exames. A princípio, a suspeita era que ele tinha dengue ou leptospirose, pois os sintomas são parecidos: febre e dor no corpo. Mas as crises ocorriam sempre durante a tarde, o que é uma característica da malária. A forma da doença registrada no município é mais branda, segundo os médicos, diferente da que costuma ser vista no Norte do Brasil, mas se não for tratada, pode matar.
Esse é o segundo caso na cidade, o primeiro ocorreu há um ano. A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o tratamento do paciente e já tem ações para impedir que a doença chegue a outras pessoas.
"Como nós já temos a doença em um local específico, a gente atenta a eliminação do vetor. Foi feita a aplicação de veneno para a eliminação do possível vetor", disse o coordenador de Vigilância em Saúde do município, Sílvio Satler.
Embora a situação esteja controlada, segundo a secretaria, a orientação é que os moradores tenham alguns cuidados. "É importante a aplicação de repelente, fechar a casa em horários específicos, quando o sol nasce e quando ele se põe, pois é quando o mosquito pica. Não espere a situação piorar, se você desconfiar de algo, procure um médico", disse Satler.
Sintomas
Os sintomas da malária são febre, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite, calafrios, cansaço e pele amarelada.
saiba mais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes