Buscar

malaria dr.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transmissão da Malária
A malária é uma das doenças tropicais mais perigosas e apesar de não ser uma ameaça em todos os locais, é uma doença de risco para as pessoas que viajam para áreas de malária como algumas partes de África, Ásia, América Central e América do Sul. Se uma pessoa seguir tratamentos preventivos e em geral tentar evitar as picadas, é pouco provável que a transmissão da malária ocorra, porém, é importante perceber os riscos envolvidos.
Como é a malária transmitida?
O mosquito Anofeles é um dos métodos mais comuns de transmissão da malária, contudo, por o parasita da malária estar presente nos glóbulos vermelhos, pode também ser transmitido por transfusão sanguínea, transplante de órgãos ou através da partilha de agulhas, apesar de ser muito menos provável de ocorrer.
É também uma possibilidade a transmissão da malária ocorrer entre mãe e filho durante o parto, algo conhecido como malária congénita, mas esta é também muito mais rara que a transmissão de malária pela picada do mosquito Anofeles.
Geralmente, um mosquito vai picar uma pessoa com o parasita da malária presente nos seus glóbulos vermelhos, ficando infectado com o parasita.
ciclo de transmissão da malária
Ciclo de vida da malária
O ciclo de vida da malária começa assim que um mosquito Anofeles infectado infecta uma pessoa com um dos quatro tipos de parasitas plasmodium que causam a malária. Assim que a transmissão da malária ocorre, o parasita entra na corrente sanguínea e dirige-se para o fígado, onde amadurece e começa a infectar outros glóbulos vermelhos, causando eventualmente a sua destruição, o que leva a febre, calafrios e a outros sintomas semelhantes aos da gripe, associados à infecção da malária.
Quando o parasita da malária está nos glóbulos vermelhos, é possível que seja transmitido a um mosquito Anofeles livre do parasita, o que significa que o ciclo de transmissão da malária continua. Uma vez dentro do mosquito, o parasita amadurece e começa a infectar as glândulas salivares do mosquito, que se tornam a primeira forma de infecção pela qual o parasita da malária é transmitido.
Idealmente a transmissão da malária não deve ocorrer se tiver tomado as precauções necessárias, mas se ocorrer, é importante que procure tratamento na fase inicial do ciclo, uma vez que certos parasitas podem causar complicações graves.
Incubação da malária
Após a transmissão da malária ter ocorrido, é provável que não sinta sintomas imediatamente. Como parte do ciclo de vida do plasmodium, este precisa amadurecer antes de fazer com que se sinta doente. Os sintomas de malária podem começar a aparecer sete dias após a transmissão ou podem decorrer vários anos até que o parasita o faça sentir doente. Porém, o mais provável é aparecerem sintomas alguns dias ou semanas após a transmissão da malária ter decorrido. O tipo mais grave do parasita plasmodium, denominado plasmodium falciparum, causa geralmente sintomas uma semana após a transmissão.

Outros materiais

Outros materiais