Buscar

AV2 Gestão e Legislação Ambiental - 2015-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201402505175 - JONATHAN PESSANHA CARDOSO 
	Professor:
	GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9007/BU
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 28/11/2015 11:34:07 
	
	 1a Questão (Ref.: 201403207539)
	1a sem.: Educação Ambiental
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O desenvolvimento sustentável tornou-se um requisito fundamental para se pensar a problemática ecológica, como, também, uma meta a ser buscada e respeitada por todos os países. Como o conceito de desenvolvimento sustentável expresso no "caput" do artigo 225 da Constituição Federal pode ser entendido ?
		
	
Resposta: Através de ações multuas do setor economico, com o objetivo de estudar os efeitos, aprimorar e gerar formas sustentáveis para que os recursos naturais não sejam apenas cconsumidos, mas também reutilizados. O poder público deve defender o meio ambiente para as futuras gerações.
	
Gabarito: O conceito de desenvolvimento sustentável sustentado encontra-se expresso no caput do artigo 225 da Constituição Federal e pode ser entendido como o tipo de desenvolvimento que visa atender as necessidades das presentes gerações sem afetar as necessidades das futuras. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402619522)
	3a sem.: responsabilidade social
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O que as empresas ganham sendo socialmente responsáveis? 
		
	
Resposta: Tendo o comprometimento com a sociedade um empresa pode se tornar um meio de investimento e lucros, de ambito social para uma comunidade, sendo referência para futuros projetos, para a economia e geração de empregos. Sendo também sua permanência aceita, um bom motivo para a sociedade e áreas próximas.
	
Gabarito: As principais vantagens são: - Reduzir riscos: à medida que examinam cuidadosamente e proativamente elementos de riscos e implementam gerenciamento de crise efetivo. - Garantir lucros futuros: ao antecipar necessidades sociais, por meio de atividades da Responsabilidade Social, cria-se valor ou um novo mercado. -Melhorar seu valor corporativo, pois: 1) Atrai investimentos em mercados de capitais. 2) Antecipa iniciativas tomadas pelo lado da demanda em mercados consumidores. 3) Passa a cobrar dos seus fornecedores uma postura socialmente responsvel. 4) Atrai excelentes recursos humanos: as empresas se beneficiam de uma diversidade em RH, criando um ambiente de trabalho onde as pessoas realizam seu potencial completo. Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, ONG que sensibiliza e auxilia as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, as empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente podem sentir resultados como valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403236251)
	sem. N/A: Meio Ambiente
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977), definiu que: a (o) _______________ é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. 
		
	
	Direito ambiental
	
	Educação ambiental 
	
	Meio ambiente
	
	Gestão ambiental
	
	Responsabilidade objetiva
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402575436)
	16a sem.: O Sistema de Gestão e Política Ambiental
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	(I) A atual Constituição da República Federativa Brasileira, de 1988, dedicou o capítulo VI, art. 225, ao Meio Ambiente. (II) Estendendo a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. (III) Impondo exclusivamente ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras gerações. Com base no exposto nas sentenças acima, indique a alternativa correta:
		
	
	As sentenças I e III estão corretas e a sentença II errada.
	
	As sentenças II e III estão corretas e a sentença I errada.
	
	As sentenças I e II estão corretas e a sentença III errada.
	
	As três sentenças estão corretas.
	
	As três sentenças estão erradas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402784048)
	sem. N/A: Responsabilidade Ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sem obstar a aplicação das penalidades de lei, é o ______________obrigado, independentemente da existência da culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Qual alternativa completa a frase abaixo? 
		
	
	contribuinte 
	
	Dono do estabelecimento 
	
	investidor 
	
	poluidor
	
	empresário 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403236078)
	sem. N/A: Lei de Crimes Ambientais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como destaque da Lei de Crimes Ambientais estão:
		
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera penal e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera civil. 
	
	As pessoas jurídicas somente serão responsabilizadas na esfera civil e as pessoas físicas serão responsabilizadas na esfera penal. 
	
	A responsabilidade das pessoas jurídicas, podendo excluir a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou participes do mesmo fato. 
	
	A não possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, somente da pessoa física autora.
	
	A possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, e também da pessoa física autora e co-autora da infração, e as medidas de controle da atuação de funcionários de órgãos de controle ambiental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403236584)
	sem. N/A: Licenciamento Ambiental
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A licença de ________________ a ser emitida de acordo com as especificações do projeto executivo; deve conter o plano de controle ambiental do empreendimento. Requer também a apresentação de informações detalhadas do projeto por meio de plantas, layouts, unidades que o compõem, métodos construtivos, processos e tecnologias, sistemas de tratamento e disposição de efluentes, corpos receptores etc. A concessão dessa licença autoriza o início da implantação do empreendimento. 
		
	
	Prévia
	
	Normativa
	
	Instalação
	
	Implantação
	
	Regulação
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402784057)
	sem. N/A: Estudos Ambientais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a alternativa incorreta, quanto a resolução n. 1 de 1986 do Conama, que estabeleceu os critérios básicos e as diretrizes para uso e implementação do EIA, considera como impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: 
		
	
	a saúde, a segurança e bem-estar da população
	
	a biota
	
	a qualidade dos recursos industriais
	
	as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente
	
	as atividades sociais e econômicas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403236259)
	sem. N/A: Auditoria Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A(o) ________________é um importante instrumento de fiscalização e controle das atividades potencialmente poluidoras ou efetivamente poluidoras para que o meio ambiente seja protegido e assim preservado em prol da sustentabilidade. 
		
	
	Legislação ambiental
	
	Auditoria Ambiental 
	
	Educação ambiental
	
	Gestão ambiental
	
	Direito ambiental
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403171877)
	sem. N/A: Gestão e Legislação Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As etapas de implementação do SGA (sistema de gestão ambiental), conforme a ISO 14001 são: política ambiental, planejamento, Implementação e operação, verificação e ações corretivas e ___________________________:Revisão do gerenciamento 
	
	Estudo de impacto ambiental
	
	Relatório de Impacto
	
	Auditoria
	
	Perícia

Outros materiais