Buscar

Aula 2 – De onde Viemos Para Onde Vamos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cont. Met. e Prát. no Ensino de História e Geografia
Aula 2 – De onde Viemos ? Para Onde Vamos?
Objetivo da Aula: Ao final desta aula, o aluno será capaz de: 1. Relacionar as Ciências Sociais e o estudo da sociedade em sua organização no espaço e no tempo; 2. Reconhecer a inclusão da Geografia e da História no conjunto das Ciências Sociais; 3. Identificar os objetivos e conteúdo de Geografia e História na 1ª fase do Ensino Fundamental. 
As Ciências Sociais e o estudo da Sociedade
O mundo que que vivemos hoje é dominado pela técnica. As máquinas estão presentes no cotidiano da vida do homem facilitando a sua sobrevivência. Mas nem sempre foi assim.
Quando analisamos a história da humanidade, constatamos que, inicialmente, o homem temia a natureza, mas foi transformando pelo seu trabalho, segundo as suas necessidades. Para sobreviver, precisava entender a certas urgências como: comer, vestir, beber, dormir, habita. E para isso iniciou uma atividade de coleta e caça. Buscando um melhor desempenho nessas atividades, elaborou alguns instrumentos de trabalho como o arco, a flecha e o machado de pedra.
 Homem começou a se relacionar com outros homens seja na defesa de seus achados, seja n melhor desempenho das atividades. Ele foi elaborando a própria identidade no confronto com outros homens e com o mundo. Adquiriu consciência de suas possibilidades e de suas necessidades, passando a agir sobre o mundo. Essas necessidades nem sempre foram as mesmas para todos os homens, em todos os tempos. Elas foram e são condicionadas cultural e historicamente.
Questão para reflexão: Analisando a forma como foram compostas as Ciências Sociais, qual seria o seu foco principal?
A Geografia e a História no conjunto das Ciências Sociais.
A Geografia sempre esteve presente como prática cotidiana da vida dos homens. Viver significa conhecer o espaço circundante e produzir interpretações a partir das mais simples experiências. Mesmo tendo surgido como ciência no séc. XIX, a curiosidade intrínseca à natureza humana a fez existir muito antes disso.
O principal elemento da Geografia é o espaço que envolve a natureza na medida em que o homem, vivendo em sociedade, ao logo do processo histórico, dela se apropriou e a utilizou de acordo com o seu estágio de desenvolvimento econômico e com as particularidades do meio físico em que se situava.
A geografia procura também compreender a dinâmica da natureza, a qual é apropriada e utilizada pelos grupos humanos em seu processo de transformação social.
O trabalho, característica mais essencial da produção das sociedades, possibilita a interação do homem com o meio natural. A Geografia ajuda o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
A História, construção cientifica do campo das Ciências Sociais, estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo. Segundo o historiador Henri Pirene “o historiador nada mais é que um homem que se dá conta da mudança das coisas e que procura as razões dessa mudança.”
 A história aparece como um fenômeno que atravessa os tempos e nos ajuda a responder: De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? È a herança que todos temos ao nascer.
A História ainda serve de arcabouço para a reflexão sobre as possibilidades/necessidades de transformação e continuidade. Põe em destaque o conteúdo social da vida dos homens, criando condições para a compreensão das diferenças entre as sociedades humanas.
Todos nós fazemos história, mesmo quando não detemos o saber formal e teórico, e conhece-la é uma forma de intervir na qual já existe, provocando as mudanças necessárias.
Questão para reflexão: Em que a Geografia e a História se encontram em seus conjuntos de saberes e conceitos?
Os Objetivos e conteúdos de Geografia e História na 1ª. Fase do Ensino Fundamental.
A criança, ao chegar à escola, traz consigo muitos conhecimentos que foram construídos através das diferentes experiências vividas. A vida apresenta-se para ela como uma totalidade. Ela parece que as pessoas vivem num determinado espaço e tempo e produzem suas condições de vida através do trabalho.
Ao se defrontar com um mundo tão grande, amplo e complexo vai indagando e buscando explicações sobre os fenômenos sem dividir as áreas que lhes darão respostas. Por isso, o trabalho de Geografia e História nas series iniciais deve ser desenvolvido de modo integrado.
O Objetivo principal da Geografia e da História, na 1ª fase do ensino fundamental (1º ao 6º ano), é construir com a criança um método de análise da vida social para que ela possa compreender o seu tempo, o espaço em que vive e a sociedade da qual faz parte. Para tal, o professor deve construir os conceitos de Grupo Social/Sociedade, Espaço, Tempo, Trabalho e Cultura utilizando os conteúdos selecionados para essa fase.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais/ Geografia e História do Ensino Fundamental/MEC/SEE 1997, os objetivos específicos a serem alcançados pela Geografia e a História na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) são os seguintes: 
Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais de apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicações de direção, distancia, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
Valorizar o uso refletido a técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade simultaneidade;
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência.
Identificar as relações de poder estabelecidas entre sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
Todos esses objetivos serão atingidos a partir de conteúdos que abarquem as vivencias e experiências das crianças, analisados a partir dos elementos que o compõem como os grupos sociais/ sociedade, o espaço, o tempo, as atividades econômicas (trabalho) e a cultura. São eles: Turma, Escola, Casa, Bairro, Cidade (Município), Estado, Brasil.
 Questão para reflexão: Em que os objetivos vistos anteriormente estão relacionados à Geografia? E quais os que se relacionam com a História?
Título: Um olhar sobre a sociedade. 
Assunto 1 - A Sociedade Brasileira. 
Assunto 2 - Entendendo o grupo social/sociedade. 
Assunto 3 - Os grupos sociais estudados na 1ª fase do Ensino Fundamental em Geografia e História. 
 
 
Nessa aula você:
Compreendeu que o processo de construção dos referenciais teóricos que formou o conjunto de saberes chamados de Ciências Sociais surgiu pelo próprio homem e suas relações com outros homens e com a natureza; 
analisou as razões que fazem a Geografia e a História pertencerem às Ciências Sociais; 
aprendeu que a criança, a partir do seu nascimento, já interage com o mundo e desenvolve um saber; 
identificou os conceitos e conteúdos utilizados pela História e a Geografia para iniciar os estudantesda 1ª fase do Ensino Fundamental na leitura do mundo em que vive.

Outros materiais