Buscar

Introdução à Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA – 2ª PERÍODO 
Isabelly Belo
INTRODUÇÃO à IMUNOLOGIA
O SISTEMA IMUNE é caracterizado pelos aspectos de especificidade, diversidade, memória e discriminação do próprio e não próprio, compreende a um conjunto de órgãos, tecidos e células que trabalham de forma coordenada com o objetivo de manter a homeostasia. E como a mantemos? Com a resposta imunitária a substâncias estranhas, inclusive micróbios, bem como macromoléculas estranhas, como proteínas, e também sendo funcional em relação a células cancerosas. Isso acontece justamente porque nossas células imunitárias têm a capacidade de reconhecer o self e non-self. A perda ou desequilíbrio da homeostasia, quando as células não são capazes de montar uma resposta eficiente, caracteriza o estado da doença que pode ser por uma infecção, tumor ou lesão mecânica. 
Como as células imunitárias detectam que o organismo está sendo invadido ou está em desequilíbrio? Através da interação celular e da circulação sanguínea e linfática. A interação ocorre pela liberação de citocinas, inicialmente liberadas pelas plaquetas, que estimulam dentre vários processos, a fagocitose. As células fagocitárias conseguem chegar no tecido lesionado por quimiotaxia pela circulação e sofrem diapedese e fagocitam o antígeno, que será apresentado para linfócitos e os anticorpos serão produzido. 
IMUNIDADE INATA X ADQUIRIDA
A defesa do organismo ocorre basicamente através de dois tipos de imunidade: não específica e específica. Na imunidade inata não precisamos ter entrado em contato com o antígeno anteriormente para desenvolver uma resposta, compreende a mecanismo naturais como: barreiras físicas ( epitélio e mucosas), barreiras químicas, células NK, células fagocitárias, citocinas e o sistema complemento.Na imunidade adquirida há resposta específica para cada antígeno, compreende a mecanismo de memória imunológica pelos linfócitos e seus produtos. Pode ser dividida em três fases:
*I- FASE DE RECONHECIMENTO: qualquer indivíduo é capas de montar uma resposta específica frente a um antígeno através de um clone ( são os linfócitos maduros específicos para vários antígenos, ou seja, possuem diferentes receptores), mas a capacidade de reconhecer variados antígenos varia de pessoa para pessoa. 
*II- FASE DE ATIVAÇÃO: para que a mesma ocorra, necessita-se da presença do antígeno e de produtos liberados pelos microbianos ou sinais de células do sistema imune inata. |
 III-FASE EFETORA: a resposta está sendo montada, células da imunidade inata podem ser recrutadas novamente pelos linfócitos para eliminar o antígeno
 IV –FASE DE MEMÓRIA: quando os linfócitos são ativados, além de produzirem células ativas e anticorpos, produzem células de memória que ativarão o SI num segundo contato com o antígeno conhecido.
*V-FASE DE AUTO-REGULAÇÃO: Ao entrarem em contato com o antígeno, os linfócitos constroem a memória imune contra aquele através da produção de anticorpos. Posteriormente a resposta imune, os níveis de anticorpos diminuem (ainda que parte esteja circulante, pois há memória) no organismo e os linfócitos sofrem apoptose, num mecanismo fisiológico para manutenção da homeostasia. Quando há falhas nessa auto-regulação danos podem ocorrer nos rins, fígado e articulações
* Os tópicos com o * foram comentados pelo professor em sala. 
ASPECTOS DO SISTEMA IMUNE: 
1-especificidade: para cada antígeno ,e até mesmo para cada porção dele, há uma resposta imune específica, assegurando que diferentes microorganismos provoquem respostas específicas. 
2-diversidade: os receptores dos linfócitos diferem, isso é importante para distinguir diferentes antígenos, garantindo uma resposta imune a diferentes organismos.
3-memória: Numa segunda exposição, as células de defesa, que já conhecem aquele invasor, são capazes de montar uma resposta imune mais eficiente e mais rápida, induzindo a respostas mais aumentadas às repetidas exposições.
ORGÃO DO SISTEMA IMUNE:
1- Primários ou centrais: onde ocorre produção de linfócitos
 a)- medula óssea vermelha: produz tanto linfócitos B como T a partir do precursor linfoide, mas apenas os B amadurecem na medula, e quando maduros vão para os órgaos 
 b)- timo: onde ocorre a maturação das células T. É dividido em córtex e medula, onde no primeiro estão os linfócitos T, e no segundo, os linfócitos.
 Quando maduro vão para os orgãos secundários. De 3 a 5% apenas dos linfócitos que chegam ao timo vão para a circulação se associar aos órgãos ou tecidos linfóides, pois os outros 95% não é capaz de reconhecer o não próprio, levando a doenças auto-imune.
2- Secundários ou periféricos: permitem que as células imunitárias detectem com mais rapidamente os antígenos. São eles: 
NÓDULOS LINFÁTICOS: agregado de tecido linfóide rico em linfócitos, situado ao longo de canais linfáticos. Possui duas área,a timo-independente( área cortical) e uma timo-dependente(paracortical) onde na primeira há linfócitos B, e no segundo, os linfócitos T.
BAÇO: os linfócitos e as células acessórias estão concentradas nesse órgão. É dividido em polpa branca e polpa vermelha, onde no primeiro estão concentrados os linfócitos e macrófagos, e no segundo, os eritrócitos, macrófagos , células dendríticas e mais linfócitos.
 Atua na hemocaterese como filtrador do sangue ( no timo passa uma única artéria, a esplênica), facilitando a fagocitose, por macrófagos do timo, de antígenos neutralizados ou opsonizados por anticorpos. 
** asplênia congênita ( não possui o baço): estão sujeitos a infecções por bactérias encapsuladas, que são inativas por anticorpos e fagocitose pelos macrófagos do baço.
do e MALT( tecido linfóide associada a mucosas).
AS CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE: 
As células do sistema imune se originam do precursor linfóide ou mieloide, originados da célula pluripotente da medula óssea vermelha.
1-Linfoides: possuem receptores para antígenos, por isso são específicos. As NK são linfócitos, mas não expressam receptores, por isso fazem parte da resposta inata.
 a)- linfócitos B: mediador da imunidade humoral, pois produzem anticorpos, capazes de neutralizar os agentes extra-celulares.Os anticorpos precisam ter sítios variáveis neutralizar diversos antígenos, isso é possível pela recombinação de DNA do linfócito B. Caso isso ocorra em outras células, temos uma aberração. Também faz o processamento e apresentação de antígenos solúveis ( estão no plasma).
 b)-linfócito TCD8 ou citotóxico: mediador da imunidade celular, importante para destruir células infectadas ou tumorais.
 c)- linfócito TCD4 ou auxiliador: atua na ativação das outras células do sistema imune e dos linfócitos B e TCDB, dependendo do tipo de resposta que precisa ser executada a humoral ou celular. Só reconhece os antígenos através do MHC ( principal complexo de histocompatibilidade) ou na superfície de outras células, mas não respondem a antígenos solúveis.
d)- NK: são as primeiras a reconhecer e atuar em células anormais e virais, levando a lise.
2)- mieloides: não apresentam receptores para antígeno, mas auxiliam na resposta dos linfócitos. Além das células que serão apresentadas mais detalhadamente, também gera as hemácias e plaquetas.
 a)- fagocitárias mononucleares: células capazes de realizarem a fagocitose, auxiliando na imunidade inata como células efetoras (atuam na ativação de antígenos) . Processam e exibem o antígeno para linfócitos, auxiliando na imunidade adquirida como célula acessória( ativa linfócito), mas também são ativadas pelos TCD4 para fagocitarem antígenos como célula efetora. Originam- se dos monócitos, mas ao se transportarem do sangue para outros tecidos, amadurecem e tornam-se macrófagos. Estes podem adquirir diferentes morfologias dependendo do tecido em que está associado, é o chamado Sistema fagocitário mononuclear. No SNC são as células da Glia; quando estão no fígado são a células de Kupffer; quando estão nos ossos são os osteoclastos; quando nos pulmões são os macrófagos alveolares; 
b)- Dendríticas:fagocitam e apresentam antígenos, principalmente virais,sem mecanismo de ativação. 
c)- neutrófilo: é uma granulócito que possuem grânulos de lisozima, capaz de realizar fagocitose, sendo o primeiro a chegar no tecido lesionado. Junto com as dendríticas e fagocitárias mononucleares, compõem o sistema fagocitário, porém esse não apresenta antígeno aos linfóci)- eosinófilo: é um granulócito envolvido em processos alérgicos e infecções por helmintos.
e)-mastócito:é um granulócito que libera histamina. O basófilo possui função bem similar.

Outros materiais