Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Pandemias que mudaram o rumo da história da humanidade
CARLOS EDUARDO, 
JOÃO MARCELO, 
JONATAS JUNIOR, 
MARIA CLARA, 
MATHEUS ALVES
1
INTRODUÇÃO
As pandemias fazem parte da vida dos seres humanos desde a antiga idade, a história vem evoluindo, as pandemias cada vez mais são tratadas com seus devidos cuidados e também com a quarentena que aqui vamos provar sua tremenda importância, na nossa existência como ser humano passamos por 5 pandemias globais peste negra , gripe espanhola, gripe suína, cólera e agora a covid 19, vamos mostrar que apesar de tantas mortes ainda há esperanças, todas as pandemias foram controladas, todas tem tratamento, hoje essa que estamos vivendo está a cada dia se enfraquecendo
problemática
Os problemas da pandemia são os mais mortíferos, além de que a doença pode deixar sequelas permanentes no corpo, afetar o psicológico vem também o problema na população em si, que com a morte em massa acaba muitas vezes em crises, pobreza e etc.  O que deve ser feito para sobreviver a uma pandemia?
justificatica
viemos trazer mais sobre as pandemias para conscientizar a população já que estamos passando por uma nesses tempos desde o final de 2019 até os dias de hoje.
Cólera
A cólera teve sua origem na Índia, onde ela é uma doença endêmica, principalmente na região de Bengala. Existem notícias desde 500 a.C., escritas em sânscrito e em grego, relatando doenças parecidas com a cólera. Porem quem mais fez para que a cólera virasse uma pandemia foi o Exército Inglês, que em XIX faziam escala pelos oceanos índicos, assim levando a colera para a Inglaterra, que rapidamente espalhou por toda a Europa, mais tarde por todas as américas.
Durante as pandemia, a população vivia com medo, por que por mais que soubessem que a higiene era importante, não tinham conhecimento de como enfrentar ou prevenir a doença. Coisa que só foi possível graças as descobertas por John Snow, que por meio de testes percebeu que pessoas que tomavam agua de um poço contaminado com água de esgoto, eram contaminadas.
Desde então foi descoberto que a higiene pessoal é muito importante, para o controle da doença. E até hoje as principal medida para evitar o contagio da doença é justamente manter a higiene pessoal em dia
PESTE NEGRA
Uma das pandemias mais devastadoras a peste negra levou consigo cerca de ⅓ da população europeia de acordo com Jacques le golf cerca de 70% da população foi massacrada por essa doença, ela chegou no continente por meio dos 12 navios da morte chamados assim pois carregavam consigo a maioria dos marujos mortes e alguns prestes a perecer , eles tinham por sua pele furuculos negros que vazavam sangue e pus , os navios atracaram no Porto da Sicília que já conseguia se ouvir rumores de uma certa doença que surgia na Xina , Índia, Percia, Síria e Egito
Com a falta de saberes da época os cuidados eram super precários e sujos , eles acreditavam que o banho ao contrário de ajudar fazia com que sua imunidade caísse e você ficaria doente, acreditavam que a morte instantânea ocorre quando o espírito aéreo escapa dos olhos da pessoa doente e atingia uma pessoa saudável que observava o doente assim ele absorvia a doença e sua sentença de morte estava pronta.
 Praticavam sangria( sangria é um método terapêutico onde se retira parte do sangue do paciente com o intuito de curar ou aliviar alguma doença ) e devido às crenças da época queimavam ervas aromáticas e davam banho de rosas e vinagre para cura dos doentes.
os médicos, padres, lojistas em pânico se fecharam perante a população , que com medo fugiram para o interior, tudo era tão drástico que alguns doentes eram isolados para morrer e outros executados, com a mudança da população para o campo que foi citada anteriormente , a doença alcançou animais como ovelhas o'que trouxe uma grave crise pela falta de lã pela morte dessa espécie.
houve massacres judeus, punições públicas e passeatas devido a força da igreja que acreditava que a doença era um castigo divino.
a peste só foi controlada com a quarentena da população que mudou drasticamente . 
a peste durou por muitos e muitos anos e até hoje está conosco tendo de 1000 até 3000 casos por ano de acordo com a OMS , causada pela bactéria yersinia pestis que de acordo com o'que os historiadores supõem surgiu na Ásia central , só foi controlada com quarentenas e séculos depois com maior conhecimento temos muito mais controle sobre a doença e mesmo com casos novos essa terrível “ maldição da pulga “ está devidamente controlada mas persiste em roedores silvestre
Gripe espanhola
a gripe espanhola foi umas das pandemias mais mortíferas existentes até hoje , tendo início no século XX, matando pouco mais de 50 milhões de pessoas , e esse dano todo causado a população foi basicamente porque o governo espanhol escondeu da população o que realmente estava acontecendo e isso acarretou em poucas medidas de prevenção e Também pelo  fato do estado sanitário de vários país, serem muito deficitário , diante do conflito da guerra. E os métodos de contaminação era muito semelhante ao covid , transmissão pelo ar , e contato direto com o próximo
H1n1 (gripe suína)
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal.
Alguns dos sintomas da gripe H1N1 são: – Febre; – Tosse; – Coriza; – Dor de garganta; – Dor muscular; – Dor de cabeça; – Mal-estar; – Irritação nos olhos; – Falta de apetite; – Falta de ar; – Calafrios; – Cansaço e fadiga; – Vômitos e náuseas e Diarreia. Os sintomas de H1N1 podem permanecer por mais de 7 dias.
O H1N1 tem cura e seu tratamento pode ser feito por meio de medicamentos que tratam e aliviam os sintomas da doença, como o medicamento Tamiflu. 
Além disso, o paciente com H1N1 deve permanecer em repouso, ingerir muito líquido e ficar em isolamento, evitando transmitir a doença para outros indivíduos.
A prevenção dessa condição médica pode ser feita por meio do uso da vacina de H1N1, capaz de fazer com que a pessoa não consiga contrair esse vírus, Lavar bem as mãos e manter todos os ambientes bem arejados e com boa circulação de ar também são formas de prevenir o contágio com o H1N1.
Covid-19
Pandemia que ainda se encontra em andamento no século 21, essa é a pandemia mais recente dos tempos já que ainda nem teve fim , tudo começou no final do ano de 2019 quando o SARSCoV-2 afetou a cidade de Wuhan, na China , mas logo se espalhou por todo mundo deixando rastros de morte e de pessoas com sequelas 
Pela sua rápida contaminação que se dá pelo ar , saliva e toque, o mundo inteiro foi afetado pelo covid rapidamente , o ano de 2020 foi marcado por uma quantidade enorme de mortos pela doença , as UTIS dos hospitais completamente lotadas , no primeiro pico da doença era quase impossível conseguir um leito ou respiradores 
Um rastro de 4,55 milhões de mortes pelo mundo até hoje, além da crise de doenças a população foi afetada pela ansiedade e outros transtornos mentais que aumentaram absurdamente, a saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia. Mais da metade dos entrevistados por pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, as escolas também foram afetadas, que logo se fecharam, a solução foi aplicar aulas online, com todas as crises populacionais a crise financeira foi inevitável os preços a cada mês eram aumentados e até hoje é assim .
No Brasil a doença foi grave e diferente de algus países como EUA o país esta atrasado em sua vacinação. 
Vacinas: Vacina BioNTech, 
Pfizer
 Vacina CoronaVac 
Vacina Johnson & Johnson 
Vacina Oxford, 
AstraZeneca 
Vacina Sputnik 
conclusão
Concluímos que para garantir a sua vida em uma pandemiaé  importante tomar algumas atitudes como começar tratamentos eficientes no início dos sintomas, além da higienização própria constante, se necessário cumprir uma quarentena rígida, para que assim seja possível a disseminação da doença, consequentemente o fim de uma pandemia.
image4.png
image3.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina