Buscar

AV2 On line Análise Organizacional-28-11-15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: GST0647_AV2_201402194412 » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402194412 - QUEZIA TAYANE MARQUES DE LYRA
	Professor:
	ANA PAULA DONADIO FRIEDL
	Turma: 9003/BN
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 28/11/2015 11:24:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201402816766)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A formalização e a descentralização integram as principais características do desenho organizacional. Descreva como é o ambiente de uma organização que possui um alto grau de formalização e centralização. Cite ao menos duas características para cada termo.
	
	
	
Resposta:
	
Gabarito: O ambiente dessa empresa no que diz respeito a alto grau de formalização será de exagerada burocratização, excesso de regras e regulamentos escritos e coações e restrições. No que se refere ao alto grau de centralização a empresa apresentará um ambiente de dependência (o contrário de autonomia) e centralização das decisões na cúpula e dessa forma pouca (ou nenhuma) delegação de autoridade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402832317)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um dos tipos de Departamentalização que pode ser utilizado por determinadas organizações é a departamentalização por Projetos. Explique duas características de um projeto.
	
	
	
Resposta:
	
Gabarito: É um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402833412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A função organização no nível institucional trata a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado, denominado desenho organizacional. Logo, essa função está relacionada à camada:
	
	
	
	Operacional
	 
	Estratégica
	
	Contingencial
	
	Tática
	
	Intermediária
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402811565)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização: estrutura básica, mecanismos de operação, mecanismos de decisão e mecanismos de coordenação. O requisito estrutura básica corresponde a:
	
	
	 
	divisão do trabalho e diferenciação
	
	hierarquia de autoridade
	
	descentralização
	 
	regras e regulamentos
	
	centralização
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402454487)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Gonçalves está iniciando um empreendimento, optou por uma loja de roupas infantis. Por acreditar ser um negócio de fácil operação escolheu organiza-lo de forma linear. Aponte entre as alternativas abaixo que vantagem obteria utilizando este desenho:
	
	
	 
	Facilidade de adaptação às inovações e mudanças de mercado.
	 
	Estrutura simples e de fácil e de fácil compreensão.
	
	Incentivo à tomada de decisão descentralizada.
	
	Clima favorável a cooperação e iniciativa dos colaboradores.
	
	Estabelecimento de comunicação diretas, rápidas e sem distorções.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402241715)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Amplitude do negócio e o controle define qual é o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar e conduzir . Neste sentido ela provoca forte impacto sobre o tempo que cada administrador poderá dispor para preparar, influenciar orientar, avaliar cada um de seus subordinados. Como podemos quantificar o numero ideal de subordinados para cada executivo?
	
	
	
	A organização deve escolher o executivo mais velho para administrar pessoas.
	 
	Dependerá da competência, experiência de cada executivo. O melhor é dosar experimentalmente e redosar frequentemente até encontrar o numero ideal para cada executivo.
	
	Dependerá da equipe para ver como ela vai reagir diante dos objetivos.
	
	A organização deve contratar executivos para administrar a unidade de negócio, sem se preocupar com os detalhes de gestão, objetivando somente resultado.
	
	O executivo deverá ter experiência prévia, a organização não pode perder tempo em treinamentos e desenvolvimentos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402826791)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A departamentalização escolhida pela empresa Highway, requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou territorialmente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas. Essa departamentalização é chamada de:
	
	
	
	Por processos.
	
	Matricial.
	
	Funcional.
	 
	Por área geográfica.
	
	Por clientes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402464740)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre os tipos de departamentalizações vistas na disciplina está a departamentalização por processo. E neste tipo de departamentalização não existe uma definição padrão para processo, porém podemos encontrar alguns pontos em comum. Assim, entre as definições abaixo destaque aquela NÃO corresponde a este tipo de departamentalização:
	
	
	 
	Processo reúne atividades e pessoas recebem atribuições temporárias. Cada processo tem seu ciclo de vida específico. Terminada o processo, o pessoal que temporariamente havia sido destinado a ele é designado para outros departamentos.
	
	Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico.
	 
	Processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
	
	Processo de negócio é o conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos (entradas), adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens e serviços (saídas) que serão entregues e devem atender aos clientes.
	
	É o conjunto de atividades destinadas a produzir produtos ou serviços desejados pelos clientes, de acordo comum à lógica pré-estabelecida e com agregação de valores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402973452)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma variante do agrupamento por projeto é o que denominamos força-tarefa. Marque a afirmação que é coerente com esse tipo de agrupamento
	
	
	
	Obedece aos preceitos de melhoria contínua, sendo de uso permanente, para não perder o foco principal da tarefa.
	
	Tem uma configuração sempre maior do que um projeto, pois envolve prazos de execução mais longos e onerosos.
	 
	É assim denominada por se tratar de uma tarefa maior, que envolve mais de um projeto de grande alcance para a organização.
	
	Só é adequado para situações rotineiras, com foco nas tarefas previsíveis e que tenham resultados previamente estabelecidos.
	 
	É formada por especialistas deslocados de suas funções habituais, para em conjunto se dedicarem a uma tarefa específica e complexa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402225548)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual dos seguintes fatores seria uma vantagem da departamentalização por processo?
	
	
	
	Facilita a alocação de capital especializado para cada um dos grupos de produtos
	 
	Desenvolvimento da especialização em fases específicas da produção
	
	Satisfação no cargo
	
	Atendimento a clientes por regiões diferentes
	
	Maior responsabilidade pelo desempenho
do produto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais