Buscar

Estudo Dirigidos Anatomia - Osteologia generalidades

Prévia do material em texto

QUESTÕES APLICADAS DE ANATOMIA – 1º BIMESTRE 2012 - CESUMAR
Profº Drnda Carmem Patrícia Barbosa Lopes
Departamento de Ciências Biológicas
Considere que, logo após o nascimento, o neonatologista avisa a mãe de um bebê prematuro que seu filho é portador de séria anomalia no esqueleto. Explique a quais estruturas anatômicas específicas o médico se refere.
Considere os vários tipos de esqueleto que podem existir na natureza, cite-os e dê um exemplo de cada em espécies animais diferentes das apresentadas em sala de aula.
Diferencie os tipos de crescimento dos ossos longos em relação à espessura e ao comprimento. Aproveite e explique por que se um adolescente suportar muito peso sobre os ossos (como um carregador de sacos, por exemplo), terá seu crescimento em estatura prejudicado.
Imagine que, após diagnóstico de osteosarcoma generalizado, uma criança de 10 amos de idade, inicie um quadro de fraqueza muscular disseminada, infecções de repetição, deficiência na coagulação sanguínea e intoxicação hepática. O médico sugere aos pais a possibilidade destas manifestações se darem em decorrência do acometimento ósseo. Você acha viável esta hipótese? Responda maneira afirmativa ou negativa e justifique.
Após um acidente automobilístico, um jovem universitário apresentou perda de partes ósseas da face. Posteriormente à estabilização de seu quadro clínico, ele foi encaminhado a cirurgias para reparo do zigomático e da mandíbula a esquerda. O cirurgião responsável afirmou que seu prognóstico poderia ser favorecido pelo fato dele ser jovem, ter toda sua dentição completa e não ser vegetariano, e ter lhe restado íntegro o periósteo. Você concorda com esta afirmação? Responda maneira afirmativa ou negativa e justifique explicando, individualmente, cada um destes fatores que, segundo o cirurgião, seriam benéficos ao estudante.

Outros materiais

Perguntas Recentes