Buscar

Estudo Dirigidos Anatomia - Miologia geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES APLICADAS DE ANATOMIA – 1º BIMESTRE 2012 - CESUMAR
Profº Drnda Carmem Patrícia Barbosa Lopes
Departamento de Ciências Biológicas
Considere a imagem abaixo que, através da miologia, revela a estrutura macro e microscópica do músculo e responda:
Defina ventre muscular, aponeurose, tendão muscular, fáscia muscular e septo intermuscular.
Esclareça a principal função e a constituição de cada uma das estruturas referidas na letra a.
Explique o mecanismo de contração muscular enfatizando a participação de cada proteína constituinte da fibra muscular, do ATP e do cálcio. 
Estruturalmente a fibra muscular é composta por vários núcleos e por isso é chamada de polinucleada. Suas proteínas, com organização fusiforme, exercem várias funções a partir de uma função elementar que é a contração muscular. Explique a importância fisiológica de a fibra muscular ser polinucleada e cite as principais funções que surgem quando ocorre a contração muscular.
Os músculos podem ser classificados de várias formas considerando, por exemplo, a forma de suas fibras, sua capacidade de controle voluntário, o número de pontos de origem, inserção, ventres musculares, as funções exercidas, as características funcionais, etc. Faça uma tabela de classificação muscular contendo todas as formas de avaliação e citando exemplos.
De igual modo, Justifique, anatomicamente falando, o fato de uma pessoa conseguir total recuperação dos movimentos mímicos após ter sofrido uma paralisia facial periférica e ter sido submetida a um tratamento fisioterapêutico adequado. Explique considerando as classificações dos músculos descritas acima.
Um jovem de 20 anos de idade sofreu um acidente de moto e apresentou uma lesão na medula espinhal, na altura da 5ª vértebra cervical e desenvolveu uma tetraplegia. Este jovem, que era professor de biologia, ficou impossibilitado de continuar a lecionar. Correlacione, de forma anatômica, o que ocorreu com este jovem, a interrupção de seus movimentos voluntários e o fato de seus músculos não terem sofrido nenhuma lesão direta (não se esqueça de descrever a correlação que existe entre o sistema nervoso e o muscular a fim de se obter coordenação motora).
Suponha que um aluno seu seja atleta de maratona. Durante um treinamento de grande intensidade, ele refere ao seu treinador que está sentindo dor muscular e muito calor localizado. Ao avaliá-lo, o treinador percebeu que os músculos adutores da coxa apresentavam-se hiperemiados (vermelhos). Explique o que justifica a dor e a hiperemia apresentados por este atleta devido ao treinamento intenso (elabore um resposta baseada nos aspectos anatômicos e fisiológicos da musculatura).

Outros materiais