Buscar

Varios Trabalhos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATPS de Desenho Técnico .doc
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Desenho Técnico
ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)
Nome Cristiano Santos Lourenço RA: 4203786172
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Nome Diego Rocha dos Santos RA: 4211786740
Nome Emerson Macedo Galhardo RA: 3708626901
Nome Gabriel Borges Dadona de Camargo RA: 3730731974
Nome Gustavo Luis da Silva Santos RA: 3748720251
Santo André, 11 de Abril de 2012.
 
DESENHO TÉCNICO
Primeira Etapa
Passo 1
Ler o capítulo 1 do PLT e discuta os principais tópicos com o seu grupo.
Passo 2
Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.
 a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
Resposta:
 O desenho artístico não segue normas e regras, transmitindo apenas idéias e sentimentos que seu artista quer transmitir, e pode ter vários tipos de interpretações e significados.
 O desenho Técnico deve ser legível, transmitindo com exatidão todas as características do objeto, de maneira que seja interpretada da mesma forma por todos os profissionais, sem causar duvidas na forma como é descrita. Para isso é preciso seguir regras, como no nosso pais é regulado pela ABNT (Associação brasileira de Normas Técnicas).
 b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Resposta:
 No começo o engenheiro ou outro profissional da área deve ter uma perspectiva do objeto a ser desenhado, ou seja, ele imagina como será a peça e cria um esboço. O esboço é um rascunho do objeto a ser desenvolvido, é um desenho técnico feito a mão, que servira como base para o desenho preliminar, o mesmo passará por vários outros estágios até sua aprovação. Após a sua aprovação o desenho passa por um desenhista técnico, ou outros setores competentes para elaboração do desenho definitivo, que contara com todos os elementos básicos para sua compreensão. Isto tudo é feito com base em duas formas distintas:
 Perspectiva: é a forma de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, onde você consegue visualizar o desenho obtido próximo de que ele seria em forma real.
 Visões múltiplas: Baseada no conceito de projeção ortogonal e possui várias informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.
 c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
Resposta:
 O principal órgão que regulamenta as regras é o ISO (Organização internacional de Padronização), que por sua vez serve como base para elaborar outras normas de diferentes países, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que rege as regras no Brasil.
Passo 3
Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:
 a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
Resposta: 
 A utilização da escrita normalizada é para que seja uniforme e legível, sem perda de qualidade, ou seja, para que possa ser interpretado de uma só maneira.
 b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais sãos os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno Visível e Invisível.
Resposta:
 Tipos de linhas
 1ª Arestas de contorno Visível: Tipo A-A2, Contínuo grosso.
 2ª Arestas de Contorno Invisível: Tipo E-E2, Interrompido grosso e Tipo F-F2, Interrompido Fino.
 c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.
Resposta:
 O desenho em papel torna-se mais acessível, com menor custo, mais pratico para ser transportado, informações complementares, cimo cortes, tolerâncias dimensionais e geométricas e acabamentos superficiais, alem disso é necessário que o desenho esteja disponível no local de execução da obra, para que sejam feitas consultas rápidas, e para que não haja erro na execução. É muito importante também para que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.
 d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.
 Resposta:
 Devemos usar as escalas quando o objeto a ser representado é muito grande em relação à folha, escala de redução é quando a dimensão do objeto representado é menor do que sua dimensão real, e escala de ampliação é quando a dimensão do objeto representando é maior do que sua dimensão real.
Passo 4
Utilize o formato A4em branco para traçar as margens e legendas conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.
Segunda Etapa
Passo 1
Reproduza o desenho apresentado na figura 2 a seguir em um formato A4 com as devidas margens em escala 1:1.
Passo 2 
Copie o desenho que está em perspectiva cavaleira passando-o para perspectiva isométrica, utilizando como referência o pontilhado da folha. Observe que no exercício, o mesmo desenho deverá ser feito duas vezes, mudando a referência dos eixos.
Referência bibliográfica: 
Silva - Ribeiro; PLT – Desenho Técnico Moderno, 4º edição, Rio de Janeiro, 2004.
Atividade Colaborativa aula 3.doc
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: DPP (Desenvolvimento Pessoal e Profissional)
ATIVIDADE COLABORATIVA AULA 3
PROJETO DE VIDA: O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?
Nome Cristiano Santos Lourenço RA: 4203786172
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Nome Diego Rocha dos Santos RA: 4211786740
Nome Emerson Macedo Galhardo RA: 3708626901
Nome Gabriel Borges Dadona de Camargo RA: 3730731974
Nome Gustavo Luis da Silva Santos RA: 3748720251
Santo André, 24 de Abril de 2012.
Aula tema 3: Projeto de Vida: O que você quer quando crescer?
Objetivo: Apresentar as conclusões da equipe sobre os temas referentes às aulas-tema 01 e 02.
TAREFAS
Passo 1
Discutir as conclusões da equipe e definir uma opinião consensual sobre o material produzido nas tarefas anteriores (com a qual todos concordem).
Passo 2
Elaborar um texto único, contendo entre 15 e 30 linhas, em que estejam incluídas as informações obtidas nas tarefas referentes às aulas-temas 01 e 02.
Os 3 (três) aspectos que chamaram a atenção da equipe com relação às mudanças:
No mundo.
No país.
Na região
em que vivem.
O mundo da forma como vemos pode nos trazer tanto surpresas como decepções. Temos que ter em mente os valores nos quais possuímos e devemos atualizar nossos conceitos em relação ao meio no qual vivemos. Podemos interagir e também influenciar nessas mudanças que estão ocorrendo no mundo quando disseminamos o conhecimento adquirido.
Saber quais os objetivos a ser alcançado é fundamental na forma da visão do mundo para lutarmos pelos valores que acreditamos ser correto. Então adentramos ao mercado de trabalho para a busca incessante da sobrevivência e do sucesso. 
O mercado de trabalho é um desafio para qualquer pessoa, pode ser para aqueles que não nasceram em uma geração tecnológica, ou para aqueles que já nasceram praticamente dentro de um mundo de pura tecnologia. A tecnologia pode ter facilitado à vida de algumas pessoas como dificultado à vida de outras. O mundo a cada dia é atualizado por novas invenções, então não importa se nascemos em uma época menos privilegiada, temos que levar em conta que a cada dia temos que aprender, e que a vida é um segmento de aprendizados. O importante é estarmos motivados com o trabalho que executamos, e não levá-lo como um peso que somos obrigados a carregar, mas sim como uma forma de crescimento profissional e pessoal.
Referência bibliográfica:
Cintra, Josiane - PLT Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. 
Atividade de autodesenvolvimento DPP .doc
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: DPP (Desenvolvimento Pessoal e Profissional)
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
 TEMA AULA 2: O MUNDO DO TRABALHO
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Santo André, 24 de Abril de 2012.
 Aula tema 2: O Mundo do Trabalho
Passo 01
Faça uma leitura atenta do material disponível neste ambiente de aprendizagem na aula 02 (Resumo, Conceitos Fundamentais, Web Aula) e do capítulo 02 de seu Livro-texto.
Passo 02
Assista ao vídeo “Trabalho”, disponível no Google Docs, através do link:
https://docs.google.com/leaf?id=0B4QQDkkQGx-RNjU1ZTQ3MGMtNTZiOC00ODM1LWEwYmYtOTI0NzFhMWY3Yzk5&authkey=CPfnlpoL&sort=name&layout=list&num=50
Passo 03
Responda a questão abaixo, por escrito: 
De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele? 
Resposta:
Demonstra como o trabalho pode em seus diversos contextos, dar prazer por ser motivador ou deixar com aquela sensação de sofrimento por estar preso a sua obrigação.
Passo 04
Leia o texto “Relações de Trabalho sofrerão mudanças com a Geração @”, disponível no Google Docs, através do link:
https://docs.google.com/document/d/19eKcnWduhEom6gmEAthe3YhUT0DebKN2EpLnJ-XkRv8/edit?hl=pt_BR&authkey=CPaS2oQC
Passo 05
Responda a questão abaixo, por escrito:
Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho.
Resposta:
Numa geração tão dispersa a inovação tecnológica pode tanto ajudar, trazendo formas de simplificar seu ambiente e ferramentas de trabalho, assim como atrapalhar, trazendo informações que podem tirar o foco de suas obrigações.
Passo 06
Elabore um texto único, com no máximo 15 linhas, onde expresse as conclusões a que chegou a partir da elaboração dos passos anteriores.
	Devido a evolução tecnológica o trabalho vem se evoluindo de forma que tem exigido de seus trabalhadores a busca constante pelo conhecimento e inovação. Porém é fácil falar para alguém da geração atual que ele tem que se inovar às novas tecnologias, mas, trabalhadores de uma geração anterior podem ter certa dificuldade em se adaptar às novas tendências do mercado tecnológico.
	O mercado não tem mais espaços para funcionários acomodados, que não evoluem, pois temos que buscar o conhecimento.
	Estar bem informado é importante, mas, não adianta informação se não tiver prática, interagir com o mundo das novidades pode fazer toda a diferença na vida do atual e futuro trabalhador.
Referência bibliográfica:
Cintra, Josiane - PLT Desenvolvimento Pessoal e Profissional – Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011. 
ATPS de Algebra Linear.doc
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Álgebra linear
ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)
MATRIZ E DETERMINANTES
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
Nome Cristiano Santos Lourenço RA: 4203786172
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Nome Diego Rocha dos Santos RA: 4211786740
Nome Emerson Macedo Galhardo RA: 3708626901
Nome Gabriel Borges Dadona de Camargo RA: 3730731974
Nome Gustavo Luis da Silva Santos RA: 3748720251
	
 
Santo André, 02 de Abril de 2012.
 
PLT Programa do Livro-Texto
	Alfredo Steinbruch	
	Paulo Winterle
Algebra Linear
	Seymour Lipschutz
	Marc Lipson
Algebra Linear com Aplicações
	Anton Rorres	
MATRIZES
Definição:
Chama-se matriz de ordem m por n a um quadro mxn elementos (números, polímeros, funções etc) dispostos em m linhas e n colunas.
 a11 a12.... an
A= a21 a22.... a2n
 am1 am2.... amn	
Representação dos elementos da Matriz
Cada elemento da matriz A está afetado de dois índices a aij o primeiro índice indica a linha e o segundo a coluna a que elemento pertence.
Representação de uma Matriz
A matriz A pode ser representada abreviadamente por A=[aij] variando de 1 a m (i=1,2,3,4,...m) e j variada de 1 na (j= 1,2,3,4,...m).
A matriz A pode ser representada por [aij], deve o leitos supor, inicialmente, que se fixe por i, por exemplo, o valor 1, e a seguir se faz; varia sucessivamente de 1 a n, obtendo-se:
a11 a12 a13 ...a1n.
Após, fixa-se para i o valor 2, e faz-se j variar de 1 na obtendo-se: 
a21, a22, a23,...a1n 
e assim sucessivamente até i atingir o valor m; quando isso ocorre, faz-se j variar de 1 a n, obtendo-se:
am1, am2, am3,...amn
Dessa forma, [aij], com i variando de 1 a m e j varando de 1 a n, representa abreviadamente qualquer matriz A de ordem m por n.
Ordem da Matriz 
Se a matriz A é de ordem m por n, costuma-se escrever simplesmente A(m,n).Assim se a matriz A tiver 3 linhas e 4 colunas, escreve-se A(3,4) e diz-se matriz de ordem 3 por 4.
PRINCIPAIS MATRIZES
Matriz Quadrada
Quando o número de linhas é igual ao número de colunas, tem-se uma matriz quadrada
 1 2 3 4
 A= 5 6 7 8
 9 10 11 12 
 13 14 15 16
A ordem da matriz quadrada é n por n, ou simplesmente n
Diagonal principal 
Numa matriz quadrada A+ [aij], de ordem n, os elementos aij, em que aij, constituem a diagonal principal.
Assim a diagonal formada pelos elementos
1; 6; 11; 16
é a diagonal principal.
Diagonal secundaria
Numa matriz quadrada A= [aij], de ordem n, os elementos aij, em que i+j = n+1, constituem a diagonal secundária.
Assim a diagonal formada pelos elementos
4, 7,10 ,13
é a diagonal secundária
Matriz Unidade 
A matriz escalar de qualquer ordem que tem os elementos
aij = 1 para i = j é uma matriz unidade. Indica–se a matriz por In, ou simplesmente por I
Exemplo:
 1 0 0
I= 0 1 0
 0 0 1
Matriz Retangular
Uma matriz na qual m diferente de n é denominada matriz retangular.
Exemplo:
A (2,3) 6 4 3
 2 1 5
Matriz-coluna 
A matriz de ordem n por 1 é uma matriz-coluna.
Exemplo
	 8
A (4,1) = 5
 7
 4
Matriz-linha
A matriz de ordem 1 por 5 é uma matriz–linha.
A (1,5) = (8 5 7 2 1)
		
Matriz escalar 
A matriz diagonal que tem os elementos aij iguais entre si para i=j é uma matriz escalar
		 3 0 0
		A= 0 3 0
		 0 0 3			
Matriz zero
Uma matriz zero é uma matriz cujos elementos aij são todos nulos.
Exemplo
 0 0 0
A= 0 0 0
 0 0 0
DETERMINANTES
Definição:
Determinante de uma matriz é a soma algébrica dos produtos que se obtém efetuando todas as permutações dos segundos índices do termo principal, fixados os primeiros índices.
Calculo determinante da 2° ordem (2x2)
A= 11 6
 4 9 
	
	det A= 11 6 
	 4 9 = 11.9 - 4.6= det A = 75
	
Calculo de determinante de 3° ordem (3x3)
	 2 7 9
	A= 4 3 5
	 6 7 2
 2 7 9
det A = 4 3 5 = det A= 2 3 5	-7 4 5 +9 4 3
 6 7 2		 7 2 6 2 6 7
det A=2 (3.2-7.5) -7 (4.2-6.5) +9 (4.7-6.3)
det A= 2 (6-35) -7 (8-30) +9 (28-18)
det A= 2 (-29) -7 (-22) +9 (10)
det A= -58 +154 + 90 = 186
ATPS de algoritmo 2ª Bimestre.doc
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Algoritmo e Programação
ATPS – ATIVIDADES SUPERVISIONADAS
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Santo André, 13 de Junho de 2012.
Questão 1
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
main()
{
 char n [60];
 int i;
 float a; 
 printf("Digite seu nome: ");
 scanf("%s",&n);
 printf("Digite sua idade: ");
 scanf("%d",&i);
 printf("Digite sua altura: ");
 scanf("%f",&a);
 getch();
}
Questão 2
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
#include<math.h>
main()
{
 double r,a;
 printf("Forma simples de calcular a area do circulo\n");
 printf("Digite o raio do circulo:\n");
 scanf("%lf",&a);
 
 r=3.1415*pow(a,2);
 
 printf("A area do circulo %c:\n %.2lf",130,r); 
 
getch();
}
Questão 3
#include<conio.h>
#include<stdio.h>
main()
{
 float c, f, r1, r2;
 int g;
 printf("Conversor de Temperaturas");
 printf("\nDigite 1 para converter Celsius para Fahrenheit");
 printf("\nDigite 2 para converter Fahrenheit para Celsius");
 printf("\n");
 printf("\n");
 scanf("%d", &g);
 
 if(g==1)
 {
 printf("\nDigite o valor em graus Celsius: ");
 scanf("%f", &c);
 r1=(float)(9*c + 160)/5;
 printf("\nA temperatura e de %.2f F", r1);
 }
 if(g==2)
 {
 printf("\nDigite o valor em graus Fahrenheit: ");
 scanf("%f", &f);
 r2=(float)(f-32)*5/9;
 printf("\nA temperatura e de %.2f C", r2);
 }
 printf("\nPressione enter para sair.");
 getch();
}
Referência Bibliográfica:
PLT - Programação Estruturada – Mizrahi, Victorine Viviane- SãoPaulo, 2007.
ATPS de Administração 2º Bimestre.docx
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Administração
ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
Nome Cristiano Santos Lourenço RA: 4203786172
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Nome Diego Rocha dos Santos RA: 4211786740
Nome Emerson Macedo Galhardo RA: 3708626901
Nome Gabriel Borges Dadona de Camargo RA: 3730731974
Nome Rodrigo Macei Machado RA: 4219807883
	
 
Santo André, 05 de Junho de 2012.
 
INTRODUÇÃO 
 Este trabalho tem como objetivo demonstrar a criação de uma empresa e detalhar todos os núcleos específicos como: missão, visão, valores e seus objetivos estabelecida pela Inovabor e como este conteúdo se desenvolve através de um planejamento estratégico dentro de um projeto empreendedor.
Busca demonstrar toda sua criação desde a localização, razão social, ramo de atividade e demonstrando planejamento e controle.
Descrimina o trabalho logístico na administração, visando sempre a qualidade dos produtos com sistemas de gestão bem definidos. Utilizando-se de normas regulamentadoras que garantem a saúde, segurança e meio ambiente visando um trabalho ergonômico em cada ponto da empresa, levando conhecimentos relacionados a programas de prevenção e qualidade de vida.
Estabelece tecnologias abrangentes com sistemas de informação gerenciais que facilitam todo gerenciamento da empresa, melhorando as formas de visualização de custos e despesas.
Assim, o objetivo geral da pesquisa é alcançar as metas traçadas, com um sistema que busque o que é útil e adequado, a fim de atingir a Eficácia fazendo as coisas certas com o mínimo de recursos ganhando a Efetividade e Assertividade e alcançando assim a Excelência.
O Empreendimento
A Empresa
A Inovabor Indústria e Comércio de Produtos de Borracha Ltda., unidade única, fundada em 2000, localizada em Santo André - SP ocupa uma área total de 15000 m², com área construída de 10.000 m².
A Inovabor se destaca atualmente como uma das maiores indústrias de manufatura de produtos técnicos de borracha do país.
Seus principais Clientes estão relacionados com os segmentos: Automotivo sendo eles 2 rodas e 4 rodas.
A empresa conta com a colaboração de 250 funcionários internos e 15 funcionários terceirizados e atualmente é dividida em um total de 15 setores, desde a área administrativa à área operacional, cada setor dentro da empresa tem seu local distinto e definido com adequação apropriada para que cada colaborador possa desempenhar seu trabalho da melhor forma possível.
Razão Social
Inovabor – Indústria e Comércio de Produtos de Borracha Ltda
Avenida do Estado, 1023 Km 18 – Santo André - SP - Brasil - 
Fone +55 (11) 2222-0000 Fax +55 (11) 1111-0001.
CNPJ – 55.444.333.0001-22
Site: www.inovabor.com.br
Ramo de Atividade e Porte
Empresa nacional de médio porte, especializada na fabricação de peças para montadoras e sistemistas, buscando sempre a excelência na qualidade de seus produtos, na garantia da satisfação dos clientes.
Segmento: Peças de Borracha e Metal Borracha.
Missão
Ser uma empresa de desenvolvimento, fabricação e fornecimento de compostos e produtos técnicos de borracha e metal borracha para os diversos sistemas automotivos, lucrativa e focada no cliente, reconhecida nacionalmente por sua competência técnica e pela excelência de seus produtos e serviços com capacidade de resposta rápida, confiável e com foco em seus
resultados. 
Visão
Obter uma aceitação e crescimento de 3% ao ano no mercado, tornando-se em 15 anos líder brasileira em desenvolvimento e fabricação de produtos no ramo de borracha, melhorando a opção de compra de nossos clientes no mercado, destacando-se por sua qualidade, agilidade, pontualidade e respeito ao meio ambiente.
Valores
Respeito ao colaborador,
Preservar o meio Ambiente,
Ética,
Transparência,
Competência,
Qualidade,
Inovação.
Análise do Ambiente
A análise SWOT na Inovabor é uma ferramenta utilizada para examinar os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda a empresa a focar nos seus pontos principais.
Tabela da Análise Swot
		Análise SWOT – Empresa Inovabor
		Pontos Fortes 
		Pontos Fracos
		
Linhas diversas de produtos (mix)
Bom sistema de administração de materiais
Alta capacidade em Pesquisa e Desenvolvimento de materiais.
		
Maior Turnover
(devido fusão das empresas)
Concorrência acirrada na região
Preço
		Oportunidades
		Ameaças
		
Expansão do negócio principal (Produto acabado)
Diversificação em negócios em crescimento (Montadoras)
		
Aumento da competição externa (Valor do Produto)
Não ter credibilidade
(empresa nova no mercado)
Fusão das empresas
	
Objetivos Estratégicos
 Atualmente as questões relativas a processos logísticos são determinantes para a sobrevivência das empresas do setor de artefatos de borracha. Mediante esta situação a Inovabor busca atender todos os requisitos necessários na obtenção de bons resultados. Sendo esta iniciativa capaz de:
Aumentar o numero de produtos produzidos das empresas participantes; 
Gerenciar todo processo logístico da empresa desde a entrada dos materiais, movimentação dos produtos, estocagem e entrega nos prazos determinados.
Qualificar as empresas visando à garantia da qualidade de produtos e serviço
Analisar diversas formas de melhorias no produto e processos;
Gerenciar seus desperdícios.
O investimento aplicado pela Inovabor no planejamento da empresa e na preocupação com as máquinas e equipamentos, reflete diretamente na redução de desperdícios em energia e em produtos fora da especificação, colaborando para a manutenção do processo de garantia da qualidade tornando assim, a Inovabor uma empresa mais competitiva no mercado frente aos novos negócios.
Desdobramento Estratégico - Tático
 A Inovabor para atingir seus objetivos estratégicos se baseia na aplicação seguinte:
Para aumentar o numero de produtos fornecidos às empresas participantes, aposta na qualidade, agilidade e pontualidade;
Para gerenciar seus desperdícios, busca aplicar sistemas de indicadores internos e novas tecnologias no ramo da borracha e afins;
Para gerenciar todo processo logístico da empresa aplicar sistema informatizado onde garanta a rastreabilidade e qualidade assegurada.
 
Desdobramento Tático – Operacional
A Inovabor possui o sistema de produção por lotes onde produzir uma quantidade limitada de cada tipo de produto de cada vez, cada lote é previamente dimensionado para assim poder atender ao volume de vendas previsto para um dado período de tempo. Desse modo, os lotes de produção são produzidos um após o outro. Este tipo de processo utiliza-se do sistema de produção empurrada onde a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão.
Desta forma, é enviada uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os “empurra” para a próxima etapa do processo produtivo, o controle do que deve ser produzido a quantidade e em que momento, é realizado pelo MRP e através de apontamentos realizados por etiquetas de códigos de barras que informa a quantidade de matéria prima já utilizada, quantidade de itens produzidos e quantidades de peças que passaram por cada fase composta no fluxo do processo.
Referência Bibliográfica:
PLT Programa do Livro-Texto; Administração - Chiavenato, Idalberto – 4ª Ed. Rio de Janeiro.
ATPS de Algebra Linear 2º Bimestre.docx
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Unidade - 2
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Álgebra linear
ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)
	
SISTEMAS LINEARES
	
	
	
	
	
	
	 
	
Nome Cristiano Santos Lourenço RA: 4203786172
Nome Daniel Paulo da Silva RA: 4200074575
Nome Diego Rocha dos Santos RA: 4211786740
Nome Emerson Macedo Galhardo RA: 3708626901
Nome Gabriel Borges Dadona de Camargo RA: 3730731974
Nome Rodrigo Macei Machado RA: 4219807883
	
 
Santo André, 28 de Junho de 2012.
 
ETAPA 3 – Aula Tema: Sistemas de Equações Lineares
Passo 1: Leia o tópico do Capitulo – Sistemas de Equações Lineares, do livro-texto que aborta a definição e classificação de sistemas de equações lineares.
Passo 2:
Equação Linear é uma equação de forma e “b” é o termo independente.
A um conjunto de equações lineares se dá o nome de sistema de equação linear.
Passo 3
 Solução de um sistema são os valores das variáveis que transformam simultaneamente as equações de um sistema linear em identidade, isto é, que satisfazem a todas as equações do sistema, constituem sua solução.
Passo 4:
Podem-se apresentar em 3 casos:
 1) Sistema de n equações lineares com igual numero de variáveis.
 2) Sistema de m equações lineares com n variáveis ( para m ≠ n ).
 3) Sistemas de equações lineares homogêneos ( para m = n ou m ≠ n ).
 ETAPA 4 – Aula Tema Sistemas de Equações lineares
 Passo 1
 Modele a situação problema escrevendo-a em forma de um sistemas de equações lineares fazendo uso da Lei de Kirchoff.
-18 -36 -20 + 30 + 18 + 24 = -2 ≠ 0	SPD
 (sistema possível determinado)
Na equação 3
Na equação 2
Na equação 1
		S={0,1,1}
 Passo 2:
 Determine a matriz dos coeficientes das variáveis e a matriz ampliada desse sistema linear.
 Matriz dos coeficientes Variáveis
 Matriz Ampliada
 ETAPA 5: Aula Tema Equações Lineares: Regra de Cramer.
 Passo 1:
 Leia o método de resolução de sistemas lineares: regra de Cramer no livro auxiliar que você escolheu no passo 2 da etapa 1. Disputa com o grupo qual a restrição desse método de resolução de sistemas lineares.
 Passo 2
 Discuta com o Grupo qual a condição sobre o determinante da matriz incompleta do sistema linear para que ele possua a solução única.
 Passo 3
 Calcule o determinante da matriz incompleta do sistema linear que descreve a situação problema e conclua se esse sistema linear possui ou não solução única.
 -2 + 0 – 24 + 12 + 0 + 16 = 2 ≠ 0 SPD
 (sistema possível determinado, pois a determinante é diferente de zero)
 Passo 4
 Use a regra de Cramer para resolver o sistema linear da situação problema. Escreva a solução encontrada para a situação problema.
 	-8 + 0 – 60 + 0 + 0 + 40 = -28		I1= D1 x I1 ÷ D
 									I1= -28 ÷ 2
 									I1= -14
ETAPA 6 – Aula Tema: Sistemas de Equações Lineares: Gauss-Jordan.
Passo1
Leia o tópico do capitulo – inversão de matrizes do livro-texto que aborda operações elementares sobre linhas de uma matriz e leia no capitulo – sistemas de equação lineares do livro-texto (citado no passo 2 da etapa 1) o método de sistemas
lineares: Gauss-Jordan.
Passo 2
Descreva as operações elementares sobre as linhas de uma matriz. Defina sistemas equivalentes.
1) As operações elementares sobre as linhas de uma matriz são:
A) Permutação de duas linhas.
B) Multiplicação de todos os elementos de uma linha por um número real diferente de zero.
C) Substituição dos elementos de uma linha pela soma deles com os elementos de outra linha anteriormente multiplicados por um número real diferente de zero.
2) Sistemas equivalentes:
A) Podemos dizer que dois sistemas são equivalentes quando depois de calculados eles possuírem o mesmo conjunto solução.
Passo 3
Use o método de Gauss-Jordan para resolver o sistema linear da situação problema. Escreva a solução encontrada para a situação problema. Verifique se é a mesma encontrada na etapa anterior.
Na equação III =
 
Na equação II =
Na equação I =
 S = {(0,1,1)}
Passo 4
Elabore um relatório com a solução do desafio proposto e o entregue ao professor.
1)resolva os sistemas abaixo, utilizando o método de resolução que você achar conveniente:
 a)
 
 NA EQUAÇÃO II =
 -3y – 3z = 7
 3y – 3 (-1/3) =7
 y=6/3 y = 2
 -3y + 1 = 7 y = 6/3 y = 2
 -3y = 7 – 1
 -3y = 6
 b)
 NA EQUAÇÃO I=
 -x –y + z = 1
 -x -2 + (-1/3) = 1
 -x -2 1/3 = 1
 -x = 1 = 2 1/3
 -x = 3 1/3 (-1)
 -x = -3 1/3
 c) NA EQUAÇÃO II=
 -y + 2z = -2
 -y = -2 - 2z x(-1)
 -y = -2 + 2z
 NA EQUAÇÃO I
 x + 2y + 3z = 3
 x + 2. (2+2z) + 3z = 3
 x + 4+4z + 3z = 3
 x = 3-4-4z-3
 x = -1-7z
 S={(-7-7z, – 2+2z, z))}
Referência Bibliográfica:
PLT Programa do Livro-Texto; Steinbruch, Alfredo – Winterle, Paulo.
		
RESPOSTA DPP 1º SEMESTRE.doc

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais