Buscar

AULA DE ESTRUTURA DO MESENCÉFALO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 
ESTRUTURA DO MESENCÉFALO
Neuroanatomia
CONSIDERAÇÕES GERAIS
É constituído por uma porção dorsal, o tecto do mesencéfalo, e outra ventral muito maior, os pedúnculos cerebrais, separados pelo aqueduto cerebral.
O aqueduto cerebral percorre longitudinalmente o mesencéfalo e é circundado por uma espessa camada de substância cinzenta, a substância cinzenta central ou periaquedutal.
Em cada pedúnculo cerebral distingue-se uma parte ventral, a base do pedúnculo e a parte dorsal, o tegmento do mesencéfalo.
Separando o tegmento da base, observa-se uma lâmina de substância cinzenta pigmentada, a substância negra.
TECTO DO MESENCÉFALO
É constituído de quatro eminências, os colículos superiores, relacionados com os órgãos da visão e os colículos inferiores, relacionados com a audição, além da chamada área pré-tectal.
Colículo Superior
Formado por uma série de camadas superpostas constituídas alternadamente por substância branca e cinzenta. 
Suas conexões mais importantes são:
Fibras oriundas da retina, que atingem o colículo pelo tracto óptico e braço do colículo superior.
Fibras oriundas do córtex occipital, que chegam ao colículo pela radiação óptica e braço do colículo superior.
Fibras que formam o tracto tecto-espinhal e terminam fazendo sinapse com neurônios motores da medula cervical. 
É importante para certos reflexos que regulam os movimentos dos olhos no sentido vertical. Para esta função existem fibras ligando o colículo superior ao núcleo do nervo oculomotor, situado ventralmente no tegmento do mesencéfalo.
Lesões dos colículos superiores podem causar a perda da capacidade de mover os olhos no sentido vertical, voluntária ou reflexamente. Isso ocorre, por exemplo, em certos tumores do corpo pineal que comprimem os colículos. 
Colículo Inferior
Constituído por uma massa bem delimitada de substância cinzenta, o núcleo do colículo inferior, núcleo este que recebe as fibras auditivas que sobem pelo lemnisco lateral e manda fibras ao corpo geniculado medial através do braço do colículo inferior. Algumas fibras cruzam de um colículo para o outro, formando a comissura do colículo inferior.
O colículo inferior é importante para as vias auditivas
Área Pré-tectal
Também chamada núcleo pré-tectal.
Situada na extremidade rostral dos colículos superiores, no limite do mesencéfalo com o diencéfalo.
Relaciona-se com o controle reflexo das pupilas.
BASE DO PEDÚNCULO CEREBRAL
Formada pelas vias descendentes dos tractos córtico-espinhal, córtico-nuclear e córtico-pontino. Estas fibras tem localizações precisas na base do pedúnculo cerebral.
Em vista do grande número de fibras descendentes que percorrem a base dos pedúnculos cerebrais, lesões ali localizadas causam paralisias que se manisfestam ao lado oposto ao lado da lesão.
TEGMENTO DO MESENCÉFALO:
Substância cinzenta
Substância Cinzenta Homólaga (núcleos de nervos cranianos): No tegmento do mesencéfalo estão os núcleos dos pares cranianos III, IV e V.
Núcleo do Nervo Toclear: Situa-se o nível do colículo inferior, em posição ventral à substância cinzenta central e dorsal ao fascículo longitudinal medial. Suas fibras saem de sua face dorsal contornam a substância cinzenta central, cruzam com as do lado oposto e emergem do véu medular superior, caudalmente ao colículo infeiror. Suas fibras são as únicas que saem da face dorsal do encéfalo e trata-se do único nervo cujas fibras decussam antes de emergirem do SNC. 
 
	Núcleo do Nervo Oculomotor: Localiza-se ao nível do colículo superior, intimamente relacionado com o fascículo longitudinal medial. É funcionalmente dividido em uma parte somática e outra visceral. A parte somática contém os neurônios motores responsáveis pela inervação dos músculos reto superior, reto inferior, reto medial e levantador da pálpebra. Na parte visceral é chamado núcleo de Edinger , núcleo que contém os neurônios pré-ganglionares, cujas fibras fazem sinapses no gânglio ciliar e estão relacionadas com a inervação do músculo ciliar e músculo esfíncter da pupila. Estas fibras pertencem ao parassimpático craniano e são muito importantes para o controle reflexo do diâmetro da pupila em resposta a diferentes intensidades de luz.
Substância Cinzenta Própria do Mesencéfalo 
Núcleo Rubro
Núcleo rubro ou vermelho.
Cada núcleo rubro é abordado na sua extremidade caudal pelas fibras do pedúnculo cerebelar superior que o envolve. Essas fibras vão penetrando no núcleo a medida que sobem, mas grande parte delas termina no tálamo.
O núcleo rubro participa do controle da motricidade somática.
Recebe fibras do cerebelo e das áreas motoras do córtex cerebral e dá origem do tracto rubro-espinhal, através do qual influência os neurônios motores da medula, responsáveis pela inervação da musculatura distal dos membros.
O núcleo rubro liga-se também ao complexo olivar inferior. 
Substância Negra
Situada entre o tegmento e a base do pedúnculo cerebral.
É um núcleo compacto formado por neurônios que apresentam a peculiaridade de conter inclusões de melanina.
Utilizam como neurotransmissor a dopamina, ou seja, são neurônios dopaminérgicos.
Sua conexão mais importante é com o corpo estriado, através de fibras nigro-estriatais e estriato-nigrais.
Degeneração dos neurônios dopaminérgicos da substância negra causam uma diminuição de dopamina no corpo estriado, provocando as graves perturbações motoras que caracterizam a chamada síndrome de parkinson.
Substância Branca
A maioria dos feixes de fibras descendentes do mesencéfalo não passam pelo tegmento, mas pela base do pedúnculo cerebral. Já as fibras ascendentes percorrem o tegmento e representam a continuação dos segmentos que sobem da ponte: Os quatro lemniscos e o pedúnculo cerebelar superior. Este, a nível do colículo inferior, cruza com o do lado oposto na decussação do pedúnculo cerebelar superior e sobe envolvendo o núcleo vermelho.
“Eu perdi mais de 9.000 cestas em minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 ocasiões me foi confiado a jogada final e eu perdi. Eu falhei e falhei repetidamente mais de uma vez na minha vida, e foi justamente por isso que venci.”
Michael Jordan

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais