Buscar

Como estudar Bioestatistica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como estudar Bioestatística?
http://pegasus.c.ucf.edu/~cutchin/study.htm
Neste site, de Constance Cutchins, são apresentadas nove sugestões de hábitos de estudo necessárias para o estudante ter sucesso no estudo da estatística.
Muitos alunos têm dificuldade para aprender estatística porque eles nunca desenvolveram hábitos específicos de estudo que são favoráveis a obter sucesso na estatística. Se você levar à prática essas sugestões verá que são valiosas.
1) LEIA ATENTA e CUIDADOSAMENTE. A forma de serem lidos os textos de estatística é bem diferente da forma como se lê um livro de história, jornal, ou um romance. Na estatística é preciso ler devagar, absorvendo cada palavra. Às vezes, é necessário ler a discussão do livro texto ou problema muitas vezes antes que ele comece a "fazer sentido". Em alguns tipos de leitura, tal como um romance, é desejável a folhear e ler rapidamente, porque há geralmente um número reduzido de pensamentos "espalhados" entre muitas palavras. No entanto, na leitura estatística cada palavra ou símbolo é importante porque existem muitos pensamentos condensados em alguns parágrafos ou frases. Tenha em mente que poucas palavras significam muito na estatística.
2) PENSAR COM LÁPIS E PAPEL DE RASCUNHO. Sempre ter em mãos o lápis e papel de rascunho e usá-los quando está lendo e estudando estatística. Teste sobre o papel as idéias que os autores estão discutindo. Quando eles propõem uma questão, tente responder antes de ver a resposta. Mesmo que um exemplo apresente a resolução, tente você mesmo resolver num papel de rascunho. Isso ajudará a fixar as idéias e os procedimentos em sua mente, antes de iniciar os exercícios. Após ter lido e relido atentamente um problema, se ainda não vê o que fazer, não fique sentado e olhando para o problema. Vá buscar o seu lápis e o papel de rascunho e tente “escavar uma solução”. Se, na tentativa de solucionar o problema, não conseguiu fazer rascunho algum, então, ainda, não demonstrou o esforço suficiente como justificativa para procurar ajuda do professor.
3) SEJA INDEPENDENTE. Tente fazer cada lição, sem assistência de qualquer pessoa. Se procurar ajuda desnecessariamente, seja da parte do seu professor, ou de um colega de escola, ou das resoluções do livro, você não ganhará o máximo proveito de seu trabalho. Fazer exercício, você bem o sabe, o tornará forte. Nunca aprenderá estatística de outra forma senão através dos exercícios. No entanto, tem de fazer perguntas quando necessário. Às vezes, coisas pequenas causam grande confusão. Não tenha receio de que a sua pergunta possa parecer "boba". A única ação “tola” é deixar de perguntar sobre um tópico que você tem realmente tentado entender e ainda não conseguiu. Algumas pessoas procuram ajuda muito cedo e algumas esperam muito tempo. Você terá de usar o bom senso comum nesta matéria.
4) PRESTAR ATENÇÃO NA AULA. Muitos conceitos essenciais, princípios fundamentais e modos de raciocinar serão desenvolvidas em sala de aula. Deve dedicar uma atenção enorme a essas atividades, a fim de compreender o que realmente está acontecendo.
5) PERSEVERAR. Não fique frustrado se um tema ou problema, de início, te deixa completamente confuso. Enfrente-o! Uma característica muito interessante do aprendizado de estatística é que em um momento o aluno pode se sentir totalmente perdido, e, então, de repente, tem um clarão de idéias que lhe permitem compreender a questão perfeitamente. A aprendizagem não é um processo de "tudo" ou "nada"! Se, para você, não parece estar fazendo qualquer progresso depois de ter estudado um problema por algum tempo, ponha-o de lado e ataque-o novamente. Muitas vezes verá, em seguida, a solução imediata, embora não tenha estado, nesse meio tempo, conscientemente, pensando sobre o problema. Há um sentimento de satisfação grande, por sua suficiente persistência e criatividade, ao resolver por você mesmo um problema que havia lhe dado um grande trabalho.
6) UMA PAUSA PARA REFLEXÃO. Para aprender estatística bem, você deve ter tempo para refletir sobre a matéria lecionada durante os últimos dias ou semanas. Leva tempo até que alguns conceitos de estatística sejam "assimilados ou absorvidos". Terá de viver com eles, algum tempo, e pensar neles, até eles sejam uma parte de você.
7) CONCENTRAR-SE EM FUNDAMENTOS. Não tente aprender estatística por memorizar exemplos ilustrativos. Assim, logo se sentirá oprimido por essa abordagem, e, com o tempo, verá que não foi bem sucedido. O campo da estatística é baseado em um número surpreendentemente pequeno de princípios e definições fundamentais. A maioria desses conceitos, sim, deve ser memorizada. Mas se você se concentrar sobre esses fundamentos e tentar ver como cada novo tópico é apenas uma aplicação e / ou extensão deles, então, muito pouca memória adicional será necessária.
8) SEJA CLARO e ORGANIZADO. São dois hábitos que irão livrá-lo de muita "dor de cabeça" em qualquer área de atividade. As pessoas, em sua maioria, têm de se exercitar na organização e clareza até que esta se torne um hábito. Mantenha o seu material de estudo organizado. Tenha uma seção especial no seu caderno para a estatística. Mantenha cada parte da disciplina (juntamente com antigos testes, notas, etc.) em um local central, de modo que possa consultá-lo quando necessário.
9) TENHA UM TEMPO PARA ESTUDAR E ESTUDE NESSE TEMPO. As tarefas devem ser feitas de forma regular e, quando faltar nas aulas, recupere a matéria dada. Não espere até o último minuto para fazer o seu trabalho, pois assim será feito com pressa. Se o tempo destinado à lição for, apenas, o tempo suficiente para fazê-la sem mais; para obter "respostas" e não ter o tempo realmente necessário para compreender os princípios subjacentes, então, você irá em breve ficar perdido na matéria. A estatística pode ser agradável, desde que você esteja "acompanhado-a de perto" e compreendendo o que está acontecendo, caso contrário, é muito frustrante. Aprender estatística não é uma atividade para os intelectualmente preguiçosos. Exige um esforço constante e intenso. Não há outra maneira bem sucedida. Na estatística, não se pode ter atitude de espectador esportivo, tem de ser um ativo protagonista. Não espere aprendê-la, apenas, sentado confortavelmente e observando impassível o professor dar aula. Sua atitude pode manter o professor em boa forma para o ensino, mas não vai fazer-lhe muito bem.
Não haverá qualquer compensação extra por realizar um estudo sério ou por fazer os exercícios escolares de forma consciente. Isso é algo que se espera, como uma coisa natural, que os alunos interessados façam. A "recompensa" obtida será o quanto de estatística você aprende. BOA SORTE!
• Quanto de tempo devo destinar para o estudo de estatística?
Uma regra geral dedicar pelo menos três horas de estudo por tempo de aula-hora dada. Como Bioestatística tem 01h20minh por semana, isso implica que você deve alocar aproximadamente, no mínimo quatro horas para estudar a matéria de Bioestatística todas as semanas. Evidentemente, esse tempo não será suficiente para alguns estudantes - terá de avaliar se este tempo é suficiente para você! A decisão sobre o quanto tempo deve ser dedicado ao estudo deste curso é sua, mas minha sugestão é que você erre sobre o lado conservador quando efetuar esta decisão (ou seja, gastar mais tempo estudando do que você pensa que você precisa). As quatro horas semanais de estudo poderiam logicamente ser distribuídas da seguinte maneira:
Leitura de livro didático: 1 hora Revisão de notas de aula: 1 hora Lições de casa e exercícios: 2 horas
Algumas dicas rápidas / orientações: Estudar estatística é diferente de outras disciplinas – aprende-se, principalmente, resolvendo problemas, por isso o trabalho de casa deve ser feito de forma conscienciosa. Os problemas vão ajudá-lo no aprendizado de técnicas e fórmulas que precisa saber, bem como melhorarão a sua capacidade de resolução de problemas.
* Uma palavra de advertência: A estatística é muito cumulativa - cada tópico apóia-se nos tópicos apresentados
em aulas anteriores. Você deve manter o contato com o Instrutor: assistir às aulas, ler o texto e fazer todos os dias as lições de casa. Se falhar um dia você se coloca em desvantagem. Ficar sem estudar uma semana irá deixá-lo em grandes apuros.
*Uma palavra de encorajamento: A estatística é muito cumulativa - cada tópico apóia-se nos tópicos apresentados em aulas anteriores. Você deve, constantemente, rever matérias anteriores enquanto assimila novos conceitos. Identificar e aprender os conceitos-chave significa que você não tem de memorizar muito.
A Estatística é difícil? Não! Perguntas como essa levam, invariavelmente, a profecias de auto-realizável. Diga a você mesmo que a estatística é difícil, e será difícil para você. Diga que a estatística é fácil e será fácil para você! Tal como acontece com a maioria das atividades de valor que exigem algo de estudo formal, existem armadilhas para os incautos que devem ser evitadas. Elas se enquadram no começo, e a estatística é difícil. Evite-as desde o início, e você vai surpreender por não ver o porquê de tanto barulho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais