Buscar

P3 2011-II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE GENETICA-IB-UFRRJ - PROVA DE GENÉTICA BÁSICA
ALUNO: MAT.:
1. Em certa espécie animal o gene que determina pelo curto é dominante sobre seu alelo que determina pelo longo. Considerando que nessa espécie o sistema de determinação do sexo é XY, quais os FENÓTIPOS dos indivíduos a serem cruzados para identificarmos se este gene é autossômico ou ligado ao sexo? Demonstre a sua resposta.
2. Para um indivíduo descendente do cruzamento AAbbCC x aaBBcc, escreva seu genótipo em notação de ligação e os gametas e respectivas proporções produzidas por ele considerando os genes A e B em ligação total e o gene C independente.
3. Os genes A/a e B/b estão ligados em fase de associação no mesmo cromossoma de um indivíduo duplamente heterozigoto. Examinando-se os meiócitos por ele produzidos constatou-se a ocorrência de 40% de quiasma na região compreendida pelos dois genes. Se o indivíduo produzir 1600 gametas, qual a quantidade esperada para cada tipo?
4. Em certa espécie animal, o estado de heterozigose do gene M para pelos de comprimento médio e m para pelos de comprimento longo determina o fenótipo pelos curtos. A cor preta do pelo é determinada pelo gene B em relação ao alelo recessivo b que determina a cor branca. De vários acasalamentos entre dois animais, obteve-se a seguinte descendência: pelos médios e pretos = 20; pelos médios e brancos = 12; pelos curtos e pretos = 28 e pelos curtos e brancos = 4. Caracterize o mecanismo genético em jogo com base na aplicação do teste do qui-quadrado.
5. Da autofecundação de uma planta de flores brancas foram obtidas 400 plantas, tendo algumas flores vermelhas e, outras, flores brancas. Sobre a proporção observada nessa descendência aplicou-se o teste do Qui Quadrado, concluindo-se pela não significância do valor calculado. Que conclusões genéticas podem ser tiradas?
6. Identifique os fenômenos característicos do zigóteno, do paquíteno e da anáfase I da meiose.
7. Considerando-se que em determinado indivíduo do sexo masculino da espécie humana não ocorre quiasma em seus meiócitos, qual a probabilidade deste indivíduo produzir um gameta contendo todos os cromosomas de origem materna ou de origem paterna?
8. Em uma geração F2 ocorrem os fenótipos: largo; médio e estreito. Como o controle deste caráter é realizado por um par de genes com sobredominância entre alelos, como poderemos identificar os genótipos de cada fenótipo?
Escolha seis (06) questões

Outros materiais