Buscar

P3 de Genética Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UFRRJ. IB. DEPTO GENÉTICA
ALUNO : 								MATR.:
Considere um caso de interação gênica. Forneça as gerações: parental, F1 e F2 com as devidas relações genotípica e fenotípica e o mecanismo de ação dos genes envolvidos.
Da autofecundação de uma planta de flores brancas foram obtidas 400 plantas, tendo algumas flores vermelhas e, outras, flores brancas. Sobre a proporção observada nessa descendência aplicou-se o teste do Qui Quadrado, concluindo-se pela não significância do valor calculado. Que conclusões genéticas podem ser tiradas?
Considere a formação de uma semente. Considere a dupla fertilização. Forneça as sementes a serem colhidas em uma planta de genótipo Aa da polinização proveniente de uma planta de genótipo aa.
Em uma geração F2 ocorrem os fenótipos: largo; médio e estreito. Como o controle deste caráter é realizado por um par de genes com sobredominância entre alelos, como poderemos identificar os genótipos de cada fenótipo?
Em Drosophila sp. onde o sexo heterogamético é o masculino, o par de genes w+/w é ligado ao sexo, determinando, o alelo dominante olho vermelho e o alelo recessivo, olho branco. Qual a relação fenotípica da descendência do cruzamento entre uma fêmea heterozigota e um macho de olho branco, considerando ao mesmo tempo os caracteres sexo e cor do olho?
Em certa espécie vegetal, as flores podem ser brancas ou amarelas. Da autofecundação de plantas de flores brancas, todos os descendentes apresentam flores brancas. Da autofecundação de plantas de flores amarelas, sempre ocorre segregação fenotípica, ocorrendo flores amarelas e brancas, tal como ocorre na descendência do cruzamento de plantas amarelas com plantas brancas. Uma planta de flores amarelas foi autofecundada produzindo 38 descendentes de flores brancas e 97 de flores amarelas. Sabendo-se que o caráter é controlado por um par de genes, que hipótese pode ser testada por meio do teste do qui-quadrado para justificar estes resultados? 
Para um caráter monofatorial, do cruzamento entre duas aves de pescoço pelado, o primeiro descendente tinha pescoço emplumado. Se nascerem mais três filhotes, qual a probabilidade de dois deles apresentarem pescoço emplumado e um de pescoço pelado?
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
1 Resposta: Qualquer exemplo que envolva dois pares de genes e um caráter. Forma da crista em galinha, cor da plumagem de galinha, cor da pelagem em cobaia.
Vamos utilizar a forma da crista em galinha.
No par de genes R/r o alelo dominante R determina crista rosa e o recessivo r crista serra ou simples.No par de genes E/e, o alelo dominante E determina a forma Ervilha da crista e o recessivo e crista serra ou simples. A presença simultânea dos dois genes dominantes de cada par, crista amêndoa ou noz. (os dois pares são independentes)
GP: RREE (crista amêndoa) X rree (crista serra)
F1: 100% RrEe (crista amêndoa) (cruzamento entre indivíduos F1
F2: 1/16 RREE; 2/16 RREe; 2/16 RrEE; 4/16 RrEe = 9/16 crista amêndoa
 1/16 RRee; 2/16 RrEE = 3/16 crista rosa
 1/16 rrEE, 2/16 rrEe = 3/16 crista ervilha
 1/16 rree = 1/16 crista serra ou simples
2 Resposta: Se uma planta de flores brancas foi autofecundada e na descendência surgiu pelo menos uma de flores vermelhas é porque o alelo de flores vermelhas deve ser o recessivo, para o caso da hipótese de termos um único par de genes no controle do caráter (B/b) onde o alelo B determina a cor branca e o alelo b a cor vermelha. Se da autofecundação de uma planta de flores brancas na descendência surgiram duas classes fenotípicas, brancas e vermelhas é porque a planta autofecundada deve ser heterozigota Bb e na descendência foi obtida a relação ¾ brancas (1/4 BB, 2/4 Bb) : ¼ vermelhas (1/4 bb). Logo se a hipótese foi aceita é porque esta hipótese 3:1 foi testada produzindo um valor de qui-quadrado não significativo, valor menor do que 3,84 (1GL). 
3 Resposta: A planta feminina tem o genótipo Aa e a polinizadora, portanto fornecedora dos gametas masculinos tem o genótipo aa. Assim temos que a planta feminina produz dois tipos de sacos embrionários, um deles portando o alelo A e o outro portando o alelo a. Enquanto os gametas masculinos carregam apenas o alelo a.
Logo temos:
Primeiro tipo de semente:
1 gameta masculino a + 1 gameta feminino A = 1 zigoto Aa
1 gameta masculino a + 2 núcleos polares A = 1 endosperma AAa
Segundo tipo de semente:
1 gameta masculino a + 1 gameta feminino a = 1 zigoto aa
1 gameta masculino a + 2 núcleos polares a = 1 endosperma aaa
4 Resposta: Se é uma geração F2 para um único par de genes, então devem ocorrer três genótipos nas proporções:
¼ AA : 2/4 Aa : ¼ aa. Se é um caso de sobredominância então o heterozigoto deve apresentar fenótipo fora do intervalo entre os homozigotos. Portanto o heterozigoto poderá ser largo ou estreito.
Então quando em uma geração F2 ocorre 50% das plantas com o fenótipo Largo ou Estreito trata-se de um caso de sobredominância entre alelos. Assim a resposta poderia ser bem simples da seguinte forma: “é só contar as plantas, se nesta contagem 50 das mesmas for de fenótipo largo ou estreito trata-se de um caso de sobredominância entre alelos.”
5 Resposta: Se o gene é ligado ao sexo é porque está no cromossoma X.
Em drosófila o macho é o sexo heterogamético, então o macho tem um cromossoma X e outro Y, sendo que este último não apresenta o gene em questão. A fêmea poderá ser homozigota ou heterozigota, pois apresenta dois cromossomas X. Ficando assim:
Macho XwY (olhos brancos) x Fêmea Xw+Xw
Descendência:
¼ macho Xw+Y olhos vermelhos
¼ macho XwY olhos vermelhos
¼ fêmea Xw+Xw olhos vermelhos 
¼ fêmea XwXw olhos brancos
6 Resposta: Se na descendência da autofecundação de plantas de flores brancas todos os descendentes apresentam flores brancas é porque a planta autofecundada tem genótipo homozigoto.
Se na descendência da autofecundação de plantas de flores amarelas sempre ocorre segregação fenotípica com descendentes amarelos e descendentes brancos é porque não existe genótipo homozigoto amarelo (portanto letal) e como nesta descendência surgiram plantas de flores brancas é porque o alelo para flores brancas deve ser o recessivo.
Logo devemos formular a seguinte hipótese: A = amarelo; a = branco; A > a; AA = letal;
Autofecundação de Aa produzindo na descendência: 2/3 de flores amarelas e 1/3 de flores brancas.
Qui-quadrado calculado igual a 1,63 (não significativo ao nível de 0,05 de probabilidade) portanto a hipótese é aceita.
7 Resposta: Se as duas aves têm pescoço pelado e nasceu alguma de pescoço emplumado, então o alelo para o pescoço emplumado (p) deve ser o recessivo e o alelo para pescoço pelado (P) dominante.
Então: Pp x Pp
Produzindo: ¼ PP pelado
 2/4 Pp pelado 
 ¼ pp emplumado
Se nascerem mais três filhotes a probabilidade de dois apresentarem pescoço emplumado e um pescoço pelado será:
P = pelado = ¾
p = emplumadp = ¼
(P + p)3 = P3 + 3P2p + 3Pp2 + p3
O que estamos buscando é 3Pp2 = 3 x ¾ x (1/4)2

Outros materiais