Buscar

4ª_prova_genetica_basica_2012_II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ-IB-DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 
Matrícula: Nome: 
Os genes A/a e B/b estão ligados em fase de repulsão no mesmo cromossoma de um indivíduo duplamente heterozigoto. Examinando-se os meiócitos por ele produzidos constatou-se a ocorrência de 20% de quiasma na região compreendida pelos dois genes. Se o indivíduo produzir 480 gametas, qual a quantidade esperada para cada tipo?
 Ao se estudar o mecanismo genético de determinação do caráter largura da folha obteve-se uma geração F2 com plantas que apresentavam folhas de 4 cm de largura, plantas com folhas de 2 cm e plantas com folhas de 8 cm, na relação de 1:2:1, respectivamente. Com base nesses resultados, determinar o tipo de ação gênica entre alelos, justificando sua resposta.
Em termos fenotípicos, como deverá ser a descendência de um terceiro cruzamento entre uma planta de porte médio com outra de porte baixo? b) Qual a ação gênica entre alelos? c) Qual o genótipo de cada um dos fenótipos? D) Que proporção deve ter sido obtida nos três cruzamentos efetuados?
Represente graficamente em notação de ligação um genótipo triibrido, com dois pares de genes ligados e um independente.
Considere um par de genes com dominância entre alelos e ligados ao sexo. Escreva os genótipos e fenótipos possíveis de machos e fêmeas em notação apropriada.
 Sem efetuar o cruzamento indicado, mas apenas utilizando os conceitos relativos à generalização do Mendelismo ao Polihibridismo, responda a seguinte questão: Do cruzamento AaBbCcDd x AaBbCcDd foram obtidos 768 descendentes. Considerando-se que os quatro pares de genes são independentes e que ocorre a ação gênica de dominância entre alelos para cada um deles, quantos indivíduos, nessa descendência devem: ser heterozigotos? b) apresentar o fenótipo abCD? c) ter o genótipo aaBbCCDd?
Em certa espécie animal, o estado de heterozigose do gene M para pelos de comprimento médio e m para pelos de comprimento longo determina o fenótipo pelos curtos. A cor preta do pelo é determinada pelo gene B em relação ao alelo recessivo b que determina a cor branca. De vários acasalamentos entre dois animais, obteve-se a seguinte descendência: pelos médios e pretos=20; pelos médios e brancos=12; pelos curtos e pretos=28 e pelos curtos e brancos=4. Caracterize o mecanismo genético em jogo com base na aplicação do teste do qui-quadrado.
Em cobaio, pelagem arrepiada é determinada por um gene dominante em relação ao seu alelo recessivo que determina pelagem lisa. Um macho e uma fêmea, ambos de pelos arrepiados foram cruzados produzindo 6 animais de pelos arrepiados e 2 de pelos lisos. Qual a probabilidade desta ocorrência?
GL 5% probab.
1 3,841
2 5,991
3 7,815
4 11,070
Escolha seis (6) questões.

Outros materiais