Buscar

Poliparasitismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Comparar os ciclos evolutivos, os modos de transmissão e as características epidemiológicas gerais dos parasitas
	
	Ascaris
	Trichuris
	Hymenopiles
	Ciclo
	Geohelminto
Ciclo de Loss
	Geohelminto
Ciclo de Loss
	
	Transmissão
	Ovo embrionado
via oral ou cutânea
	Ovo embrionado
via oral
	Ovo embrionado
via oral
	Epidemiologia
	Clima tropical (20-30ºC)
Umidade e oxigenação
Prevalece em crianças
	Clima tropical
pouca higiene
cosmopolita
	Clima temperado
Cosmopolita
Auto infecção interna
Os ovos infectantes de Hymenolepis nana são liberados com as fezes; os ovos infectantes podem sobreviver mais de 10 dias no ambiente. Quando esses ovos são ingeridos (através de alimento ou água contaminada, ou através da mão contaminada pelas fezes), há  semidigestão dos embrióforos, a oncosfera é liberada no intestino que penetra na vilosidade da mucosa intestinal e se transforma em larva cisticercóide. Após ruptura da vilosidade, o cisticercóide retorna ao lúmen e se fixa na mucosa intestinal pelo escólex, onde se desenvolve em uma taenia adulta. Pode ocorrer auto-infecção, quando o ovo retorna ao estômago por movimentos retroperistálticos, resultando na liberação de larva cisticercóide, que penetra na mucosa do íleo. O período de vida de uma larva adulta no intestino é de 4 a 6 semanas, porém a auto-infecção permite que a infecção persista por anos. Se os ovos de Hymenolepis nana forem ingeridos por carunchos de cereais, pulgas (principalmente de roedores) em seu estado larvar e outros insetos, a oncosfera é liberada na cavidade geral do inseto e se transforma em larvas cisticercóides. Quando ingeridos acidentalmente, são infectantes para os seres humanos e também para os roedores.
Comparar o quadro clinico das três parasitoses e associar dados (anemia, prolapso, diarreia / constipação, sangue nas fezes e eosinofilia)
Himenolepíase: O quadro clínico varia em relação à idade do indivíduo e ao número de parasitas. São mais evidentes em crianças e se caracterizam principalmente por diarréias, dor abdominal, agitação, insônia, irritabilidade, raramente ocorrendo sintomas nervosos, dos quais os mais penosos são ataques epilépticos em formas variadas, incluindo cianos, perda de consciência e convulsões. Além disto, o verme pode causar extensas lesões na mucosa intestinal com pequenas ulcerações e perda de peso. O habitat principal do verme adulto é no iintestino delgado, principalmente no íleo e jejuno do homem.
Tricuríase: A gravidade depende da carga parasitária, idade do hospedeiro e estado nutricional do mesmo, além da distribuição dos vermes adultos no intestino. Infecções leves costumam ser assintomáticas ou apresentar sintomas intestinais leves, as moderadas causam graus variados de dor epigástrica, de cabeça ou na região baixa do abdômen, diarréia, náuseas e vômitos e, no caso de infecções graves, síndrome disentérica crônica, diarréia intermitente com muco ou sangue, vômitos, anemia, perda de apetite, desnutrição grave, comprometimento cognitivo e sangramento/prolapso retal.
Ascaridíase: Habitualmente o parasitismo por Ascaris é assintomático. As manifestações mais frequentes nos casos sintomáticos são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia e anorexia. É comum a criança eliminar os vermes pela boca, pelas narinas ou pelo ânus, antes ou durante o quadro clínico. Em crianças é muito comum o aparecimento de manchas claras e circulares no rosto, denominadas “panos”. Em virtude do ciclo pulmonar das larvas, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares com febre, tosse, dispnéia do tipo asmatiforme, bronquite e broncopneumonia, caracterizando a síndrome de Loeffler, que cursa com eosinofilia sanguínea elevada. Quando a carga parasitária é grande, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal, apendicite aguda e manifestações decorrentes da migração dos vermes adultos para o fígado e canais biliares, perintonites, pancreatites e hepatites.
Apresentar justificativa para a falha terapêutica do metronidazol
O metronidazol é um fármaco de escolha para amebíase invasiva do intestino ou do fígado, porém é menos efetivo contra os microrganismos na luz intestinal, pois é ativada pelos microrganismos anaeróbicos para um composto que danifica o DNA parasitário, provocando apoptose parasitária. O metronidazol é clinicamente eficaz na tricomoníase, na amebíase e na giardíase e também em uma variedade de infecções causadas por bactérias obrigatoriamente anaeróbias.
A nitazoxanida demostra atividade contra os helmintos intestinais Hymenolepsis nana, trichuris trichura, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale, Strongyloides stercoralis e contra o tramatódeo hepático Fasciola hepática. A nitazoxanida já foi usado como um agente isolado no tratamento de infecções mistas por parasitos intestinais, onde teve eliminação eficaz dos parasitos.
Explicar o mecanismo de ação do nitazoxanida e discutir se essa seria uma boa opção terapêutica no caso
A nitazoxanida e seu metabólito são facilmente reduzidos pela enzima piruvato-ferrodoxina oxidoredutase a partir de parasitas por transferência de elétrons. Esta forma reduzida da nitazoxanida priva os parasitas de suas energias e assim os erradica. Sabe-se que um dos mecanismos de ação da nitazoxanida é a ação inibitória direta da enzima piruvato ferredoxina oxidoredutase (PFOR).
O modo de ação da nitazoxanida contra os helmintos ocorre através da inibição da polimerização da tubulina no parasita. A atividade antiprotozoária de Annita® (nitazoxanida) deve-se à interferência na enzima piruvato-ferredoxina-oxidoredutase (PFOR), bloqueando a transferência de elétrons. Este mecanismo de ação é muito peculiar e dificulta o desenvolvimento de resistência. A interferência com a reação de transferência de elétrons enzima piruvato-ferredoxina-oxidoredutase dependente pode não ser a única via pela qual a nitazoxanida exibe a atividade anti-protozoária.
Sim, pois é um medicamento que atinge amplamente os parasitas, indicado no tratamento de Enterobius vermiculares, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancilostomíase, Trichuris trichiura, Taenia sp, Hymenolepis nana.
5- Explicar a alteração de cor na urina e se esse é um sinal de que a medicação provocou algum dano ao paciente. Poderiam solicitados outros exames laboratoriais para essa investigação?
A nitazoxanida pode produzir alteração da cor dos fluidos fisiológicos (ex: urina, esperma) para amarelo esverdeado, sem qualquer significado clínico. Isto se deve à coloração de alguns dos componentes da fórmula. O principal metabólito (tizoxanida) é excretado na forma inalterada pela urina nas 24 horas seguintes.Por esses medicamentos terem meia vida curta, é provável que o exame mais eficiente seja realmente o de urina. 
6- Indicar um método laboratorial que poderia ser confiável na detecção desse poliparasitismo. Descrever os aspectos morfológicos dos parasitas que contribuíram para a identificação microscópica
A colheita de sangue tem pouca utilidade para o diagnóstico. Pode ser detectada eosinofilia (> 500 eosinófilos/mm3) ou hipereosinofilia (> 1500 eosinófilos/mm3) quando se trata de helmintas com envolvimento extra-intestinal, especialmente Strongyloides stercoralis, Ancilostomas, Schistosomas e em menor grau o Ascaris lumbricoides na sua fase larvar4,13-16. A Giardia lamblia e os outros protozoários não provocam eosinofilia, bem como o helminta Enterobius vermicularis4,13,14. Pode haver anemia por espoliação no caso dos Ancilostomas e Trichuris trichiura ou por défice de vitamina B12 e folato como na parasitação por Strongyloides stercoralis e Diphyllobotrium latum4,15. As serologias podem ter utilidade em casos pontuais (Entamoeba histolytica, Strongyloides stercoralis, Schistosomas), em combinação com outras técnicas de laboratório4,14,15,19. Nos casos de suspeita de reacção alérgica ao Anisakis simplex deve recorrer-se ao doseamento da IgE específica18.
A radiografia do abdómen com contraste opaco pode mostrar imagens cilíndricas, sem preenchimento, correspondentesa Ascaris lumbricoides15. Outros meios de diagnóstico imagiológico, como ecografia, tomografia axial computorizada (TAC) e ressonância magnética (RMN), podem ser necessá-rios no estudo de complicações intestinais ou extra-intestinais4,14. As técnicas endoscópicas são de utilidade em casos concretos (úlcera-like, colangites, biópsias, suspeita de infecção por Anisakis simplex, etc.).
FEZES
Trichuris: Mede cerca de 50 µm X 22 µm cor castanha, casca formada por uma camada vitelínea externa, uma quitinosa intermediária e uma lipídica interna. Tem forma de barril.
Ascaris: O ovo fértil (55-75 x 35-50µm) de Ascaris lumbricoides é ligeiramente oval ou quase redondo, cor castanha, com dupla membrana, sendo a membrana externa albuminosa e mamilonada (ovo corticado); internamente, contém uma célula germinativa, não segmentada. Algumas vezes, os ovos férteis estão descorticados - membrana externa lisa, cor castanho claro ao amarelado.
Hymenopolis: O ovo infértil (85-95µm x 43-47µm) é alongado, cor castanha, a membrana mamilonada é mais delgada, o citoplasma é granuloso e de aspecto grosseiro.
Os ovos são transparentes, quase esféricos, medem cerca de 40um de diâmetro. Apresentam uma membrana interna envolvendo a oncosfera, dela partem alguns filamentos longos; e uma membrana externamente, delgada envolvendo um espaço claro. O ovo é conhecido como “chapéu de mexicano”. A larva cisticercóide mede cerca de 500um de diâmetro, é uma pequena larva, formada por um escólex invaginado e envolvido por uma membrana.

Outros materiais