Buscar

Métodos de Pesquisa - Abordagem e Procedimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atualmente, há dois métodos de pesquisa o de abordagem e o de procedimento. No método de abordagem, podemos utilizar os seguintes métodos: o dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e o fenomenológico. 
Onde o método dedutivo é baseado no racionalismo, onde apenas a razão leva ao conhecimento. Linha filosófica defendida por René Descartes (1596-1950), pensador e filósofo francês que era possível chegar à certeza através da razão. Partindo das teorias e lei geral se pode chegar à determinação ou previsão de fenômenos. Parte do geral e a seguir desce ao particular, isto é, parte de princípios reconhecidos como verdadeiro e indiscutível o que leva a conclusões puramente formais usando apenas a lógica. Por exemplo: Todo homem é mortal. Pedro é homem. Logo Pedro é mortal. 
No método indutivo baseia-se no empirismo onde todo conhecimento provém da experimentação. Pensamento defendido por Bacon (1561-1626) filósofo inglês, que afirmava que partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral, isto é, observa-se casos particulares da realidade alcançando a conclusão geral. Por exemplo: o corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro, o corvo n é negro, logo todo corvo é negro. O método indutivo realiza-se em três etapas: 1) observação dos fenômenos; 2) descoberta da relação entre eles; 3) generalização da relação.
Já no método hipotético-dedutivo baseado na corrente filosófica do neopositivismo, alega que a lógica mais a experimentação gera conhecimento. Corrente defendida por ... (1902-1994), filósofo austríaco, defende que a partir das hipóteses formuladas deduz-se solução do problema, isto é, a tentativa de equilíbrio entre o método indutivo e o dedutivo. É um raciocínio que trabalha com afirmações que são hipóteses, que serão verificadas posteriormente. Parte de considerações gerais, para chegar a uma conclusão particular. Suas conclusões são baseadas em fatos supostos, que não darão uma veracidade a conclusão, mais sim uma possibilidade.
No método dialético baseado no materialismo/idealismo os fenômenos têm aspectos contraditórios. Corrente defendida por Hegel a dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da ideia absoluta, isto é, a dialética é responsável pelo movimento em que uma ideia sai de si própria (tese) para ser uma outra coisa (antítese) e depois regressa à sua identidade, se tornando mais concreta. É o método que investiga a realidade pelo estudo da sua ação recíproca, da contradição de fenômeno e da mudança que ocorre na natureza e na sociedade. Não se limita a apenas questões ideológicas, geradoras de polêmicas. De forma geral, esse método opõe-se a todo conhecimento rígido: tudo é visto em mudança constante, pois há algo que sempre surge e se desenvolve, e algo desagrega e se transforma.
No método fenomenológico baseado na corrente filosófica da fenomenologia a descrição de uma experiência isola-se de suas causas. Essa corrente é defendida pelo filósofo Edmund Husserl(1859-1938), matemático e lógico. Contrariamente a todas as tendências no mundo intelectual de sua época, Husserl quis que a filosofia tivesse as bases e condições de uma ciência rigorosa. Método que se limita apenas com o dado, o fenômeno, não leva em conta sua natureza real ou fictícia. Visa somente os aspectos essenciais e internos do fenômeno, sem lançar mão de deduções e empirismos.
Quanto ao método de procedimento estes tem caráter específico, e relacionam-se não com o plano geral do trabalho, mas sim com suas etapas específicas. Estes não são exclusivos entre si, e devem ser adequados a cada área de pesquisa. São eles: estatístico, comparativo, experimental, tipológico, histórico, funcionalista, estruturalista e clínico. Onde o método de procedimento: a) Estatístico: onde os dados estatísticos possibilitam a comprovação das relações entre fenômenos, e obter respostas sobre sua natureza, ocorrência e significado. Exemplo: pesquisa sobre o numero de jovens e entram num curso superior e os que concluem o mesmo; b) Comparativo: realiza comparações, a fim de verificar semelhanças e explicar divergências. Exemplo: pesquisa sobre a sociedade europeia no século XVIII e a sociedade brasileira na mesma época; c) Experimental: consiste no conjunto de processos utilizados para a verificação de uma hipótese; d) Tipológico: procura comparar fenômenos sociais complexos, onde se cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno; e) Funcionalista: é um método mais interpretativo do que investigativo. Exemplo: averiguação da função dos usos e costumes, no sentido de assegurar a identidade cultural do grupo; f) Histórico: parte da investigação de acontecimentos, processo e instituições no passado, para verificar se há alguma influencia na sociedade atual. Por exemplo: para descobrir e entender as causas da crise mundial é necessário pesquisar fatores que a influenciaram no passado; g) Estruturalista: parte do fenômeno concreto, passa pelo abstrato e volta para o concreto. Exemplo: estudo das relações sociais e a posição que estas determinam para os indivíduos e os grupos, com a finalidade de construir um modelo que passa a retratar a estrutura social onde ocorrem tais relações; h) Clínico: baseia-se na investigação e na pratica terapêutica, caracterizando em uma atitude clinica.
Enfim, concluímos que a evolução do conhecimento, desde o conhecimento místico (sobrenatural), passando pela preocupação das religiões em explicar fenômenos da natureza, a utilização de processo silogístico, e a investigação racional da filosofia. Esses processos de conhecimento, aliado ao senso comum, levam o homem a uma imagem do universo. Porém o homem não se contenta e busca um conhecimento mais exato, um conhecimento científico. 
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico. Elaboração e formatação. Explicitação das Normas da ABNT. 14. Ed. Porto Alegre: [s.n], 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Pró-reitoria de Ensino de Graduação. Centro de Educação a Distância. Coleção Administração EaD: curso de bacharelado / módulo III: Caderno 1/ Faculdade de Estudos Sociais; Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque, organizador. Manaus: Edua, 2009. 215 p.; 29,7cm. (Coleção Administração EaD).
SITES CONSULTADOS
http://www.webartigos.com/artigos/reflexoes-a-respeito-da-fenomenologia-e-do-metodo-fenomenologico/40562/ - Consulta em 2015.
https://leandromarshall.files.wordpress.com/2008/02/mc3a9todos.pdf – Consulta em 2015
https://prezi.com/uc5nc7dy8qsm/metodos-cientificos-metodos-de-procedimento/ - Consulta em 2015.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes