Buscar

Composição - parte 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Linguagem Fotojornalistica
parte 2
Foco de Atenção
Deve-se compor a fotografia privilegiando o foco de atenção primário. Os demais elementos, chamados de secundário, podem estar presentes também, mas não são a principal fonte de informação da imagem.
“Estes focos secundários devem ser os restantes elementos que um fotojornalista deve procurar ordenar e hierarquizar numa fotografia para gerar um determinado sentido” (SOUSA, p.84).
Elementos secundários
“Quando organiza composicionalmente uma fotografia, o fotojornalista deve ter em consideração que vários fatores levam a que determinados pontos ou áreas de uma imagem cativem mais facilmente a atenção: a intensidade dos estímulos (provocada, por exemplo, pela cor), a incongruência, o isolamento, a repetição, o contraste cromático, o contraste luz-sombra”.
Relações figura - fundo
No fotojornalismo, por princípio, os motivos têm de se destacar claramente do seu fundo. Um fundo confuso, face ao qual o motivo se dilua ou perca importância, raramente permite construir uma mensagem clara.
Equilíbrio e desequilíbrio
A simetria é a expressão mais evidente
de equilíbrio. Uma pessoa, de pé, colocada na linha vertical central de uma fotografia com fundo neutro e com ambos os lados do corpo em posições iguais é exemplo de um motivo simétrico numa fotografia simétrica e, portanto, equilibrada.
Estático
Há duas formas de equilíbrio: o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico. Por exemplo, uma fotografia de dois rostos, posicionados um de cada lado da imagem, é uma fotografia em que a composição apresenta um equilíbrio estático.
Dinâmico
Pelo contrário, uma fotografia em que um adulto esteja de um dos lados da imagem e em que duas crianças estejam do outro apresenta uma composição em equilíbrio dinâmico.
Desequilíbrio
Por exemplo, pode colocar-se uma pessoa num dos lados de uma imagem e não na posição central. Obtém-se, assim, uma fotografia com a composição em desequilíbrio. O desequilíbrio gera tensão e, portanto, favorece uma leitura ainda mais ativa da imagem
FIM, POR ENQUANTO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais