Buscar

Resumão, estilos arquitetônicos Colonial e Barroco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estilos arquitetônicos no BrasilColonial
No Brasil, a Arquitetura colonial é definida como a arquitetura realizada no atual território brasileiro desde 1500, ano do descobrimento pelos portugueses, até a independência, em 1822.
Tem como característica as residências construídas sobre o alinhamento das vias públicas e sobre os limites laterais dos terrenos. As vias eram traçadas conforme as casas. Não havia meio-termo, as casas eram urbanas ou rurais. Não eram construídas casas urbanas com determinado recuo e com jardim.
As casas eram construídas de forma uniforme, em certos casos, estas repetições eram de posturas municipais. Técnicas construtivas eram primitivas, nas casas mais simples as paredes eram de pau-a-pique, adobe ou taipa de pilão. Nas casas mais importantes era utilizado materiais como a pedra e o barro, tijolos ou pedra e cal 
 A fachada básica da casa colonial era composta por uma porta (sempre frontal) e duas janelas; Embora houvesse muitas outras casas maiores, em todas elas prevalecia a métrica e os espaçamentos entre as aberturas; As diferenças sociais das famílias eram percebidas fortemente na arquitetura através da eira e da beira: detalhes presentes nos beiral e que eram uma forma bem clara de mostrar o poderio das famílias; 
Anotações
Barroco
O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. No Brasil se manifesto a partir do Século XVIII ao inicio do século XIX.
A arquitetura barroca é caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes e teatrais, uma preferência por plantas axiais ou centralizadas, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral. Havia também o uso de cores fortes Em especial, azul, vermelho, dourado e branco; Representação de passagens Bíblicas nas igrejas; Ilusão de Movimento e profundidade nas pinturas; Escultura como Complemento da arquitetura; Curvas, contracurvas. Em igrejas torres laterais com sinos; Janelas em Arco; Acabamentos em Pedra Sabão. Possuíam ornamentos esculpidos em madeiras, mármore marfim ou pedra, as Talhas; Azulejos com imagens. 
Barroco: é de origem espanhola e significa pérolas irregulares. 
Anotações

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes