Buscar

economia aula2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marco Antonio S. Vasconcellos
Manuel Enriquez Garcia
3º Edição | 2009 |
Fundamentos de Economia
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
2.1 Introdução
Início da teoria econômica de forma sistematizada a partir da publicação de “A riqueza das nações” de Adam Smith (1776).
2.2 Precursores da teoria econômica
2.2.1 Antiguidade: Aristóteles, Platão e Xenofonte, na Grécia Antiga.
2.2.2 Mercantilismo: séc. XVI nasce primeira escola econômica voltada para a acumulação de riquezas de uma nação.
2.2.3 Fisiocracia: séc. XVIII nasce a escola de pensamento francesa que coloca que a terra é a única fonte de riqueza e há uma ordem natural que faz o universo ser regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais. (Dr. François Quesnay)
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
2.2.4 Os clássicos
Adam Smith: O mercado é como que guiado por uma “mão invisível”, a partir da livre iniciativa (laissez-faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e a proteção à sociedade.
David Ricardo: todos os custos se reduzem a custos de trabalho e mostra como acumulação de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda. Desenvolve estudos sobre comércio internacional e teoria das vantagens comparativas, dando origem às correntes neoclássica e marxista.
John Stuart Mill: sintetizador do pensamento neoclássico, consolidando o exposto anteriormente e avançando ao incorporar elementos institucionais e ao definir melhor restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Jean-Baptiste Say: subordina o problema das trocas de mercadorias a sua produção e populariza a lei de Say, “a oferta cria sua própria procura”.
Thomas Malthus: sistematiza uma teoria geral sobre a população, assinalando que o crescimento da população dependia da oferta de alimentos, dando apoio à teoria dos salários de subsistência e levantando o problema do excesso populacional.
2.3 A teoria neoclássica (1870)
Alfred Marshall: publica “Princípios da economia” e levanta questões do comportamento do consumidor, teoria marginalista e teoria quantitativa da moeda.
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
2.4 A teoria keynesiana: “Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda”, o teórico vive na época da Grande Depressão e constrói uma teoria que acredita na crise como problema temporário, mostrando combinações políticas econômicas e soluções para a recessão.
 nível de produção nacional;
 demanda agregada ou efetiva;
 fim do laissez-faire;
 monetaristas: privilegiam o controle da moeda.
 uso de políticas fiscais e certo grau de intervenção do Estado na economia;
 pós-keynesianos.
2.5 Período recente: mudanças na teoria econômica, principalmente, após duas crises do petróleo. Pontos: existe uma consciência maior das limitações e possibilidades de aplicações da teoria; avanço do conteúdo empírico da economia; e consolidação das contribuições anteriores.
Capítulo 2
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
2.6 Abordagens alternativas
 marxistas e institucionalistas: criticam a abordagem pragmática da economia e propõe enfoque analítico.
 marxista: “O Capital” de Marx, conceito de mais-valia, aspecto político, conceito de valor-trabalho.
 institucionalistas: Veblen e Galbraith, dirigem críticas ao alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua análise as instituições sociais.
1969 - Prêmio Nobel da Economia: teoria econômica como corpo científico, seus primeiros ganhadores foram Ragnar Frisch e Jan Tinbergen.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais