Buscar

Supondo um aumento na Oferta de Moeda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Supondo um aumento na Oferta de Moeda, as pessoas...
Ao obterem mais moeda e manterem fixa a renda, não aumentarão seus estoques de moeda por precaução e transação, sendo assim causa para um aumento na demanda por títulos.
Um aumento na demanda por títulos, por sua vez, faz com que a taxa de juros caia, pois se há um estoque fixo K de títulos existentes a um valor N, para que os detentores destes títulos se sintam motivados a vende-los terão que obter um valor acima do capital investido inicialmente, o que resulta em uma diminuição do Juros de remuneração. 
Isto pois temos que se o valor do cupom pago sob determinada frequência (por mês, ano, etc.) é Q, seu valor se determina através da multiplicação entre a taxa de juros de mercado i e o valor do título Z. Isto é, Q = i . Z, pois se detenho um cupom de $50 anualmente, sob a taxa de juros de 5%, significa que Z = $1000.
Isto é, se os detentores dos títulos no momento do aumento da demanda por títulos obtiveram seus títulos por 1000 pagando determinado cupom, para um valor fixo do cupom, venderão o mesmo título por mais caro para obterem ganho. Sendo assim, se Q é fixo, e Z aumenta, i precisa cair. 
Quando a taxa de juros cair, a demanda por moeda vai aumentar porque vai ficar mais fácil obter crédito através de empréstimos, estabelecendo um novo equilíbrio monetário sob uma taxa de juros menor que a inicial. 
Com o aumento da renda, para manter constante o nível de moeda em circulação (dada a oferta de moeda), a taxa de juros deve subir. Isso porque com o aumento da renda, há aumento tanto do consumo de bens (fins transacionais) como pelo aumento na demanda por títulos. 
Se um consumidor dispõe de 1000 de moeda e mantém 300 como precaução e fins transacionais, 700 serão direcionados aos títulos, portanto se de 1000 o consumidor passar a dispor de 1500, tende a aumentar os valores de transações e títulos, deslocando a curva do nível de moeda.
Por isso, para níveis maiores de renda, há um nível maior de taxa de juros correspondente. Dessa forma se estrutura a curva LM.

Outros materiais