Buscar

prova discurssiva filosofia e literatura e compreencao de texto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
CAROLINE SILVA DE MORAIS - RU: 1286061 
Nota: 100
PROTOCOLO: 20151205128606161E9E4
Disciplina(s):
Filosofia do Conhecimento para Administração
Leitura e Compreensão de Texto
	Data de início:
	10/12/2015 15:12
	Prazo máximo entrega:
	10/12/2015 16:12
	Data de entrega:
	10/12/2015 16:04
Questão 1/5
De acordo com o livro base a produção textual, memorando e ofício, devem ser sempre formais, isto é, obedecer à exigência do uso do padrão culto de linguem e de certa formalidade de tratamento. Referente ao memorando, escreva para que serve e quando deve ser utilizado.
Nota: 20.0
	Resposta esperada: Memorando é uma forma de comunicação que significa “o que deve ser lembrado” e deve ser utilizado quando: em departamentos de uma empresa ou de um órgão público para trocar informações; filiais de uma empresa ou agencia para trocar informações com a matriz; órgão público e governamentais para comunicar-se entre si. (Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, p.227)
Resposta:De acordo com o livro o memorando serve como documento de comunicação dentro dos órgãos públicos e das empresas e deve ser utilizados em: departamentos e seções na empresa com a forma de comunicação. Com orgãos públicos. Com as outras empresas filiadas comunicando se entra elas.
Questão 2/5
Comente sobre a concepção de homem que vigorava na Idade Média e cite os três principais pensadores (filósofos) que representaram essa concepção.
Nota: 20.0
	A Idade Média representou a concepção cristã do homem. A fé nas Escrituras estava em primeiro lugar.  A razão é colocada à parte. O homem se orientava pelas Sagradas Escrituras e pelas leis eclesiásticas. Os três pensadores ou filósofos mais importantes desta época foram: Santo Agostinho, Boécio e Tomás de Aquino. (cap. 2)
Resposta:A idade média representou a concepção cristã do homem. A fé nas escrituras estava em primeiro lugar.A razão e colocada à parte. O homem se orientava pelas Sagradas Escrituras e pelas leis eclesiásticas. Os três pensadores os filosóficos mais importantes dessa época foram: Santo Agostinho , Boécio e Tomás de Aquino.
Questão 3/5
O filósofo que constrói a ponte entre o Renascimento e o Iluminismo é René Descartes (1596-1650). Qual a visão de Descartes sobre a racionalidade humana?
Nota: 20.0
	Descartes defendia que a razão estava à serviço de todos, indiscriminadamente. Não há um grupo de eleitos aos quais se destine o conhecimento. Não há um homem mais racional que os outros. A faculdade da razão é igual para todos, sem exceção. A razão humana era uam complexa característica da existência humana. (p. 78, 80-81).
Resposta:Descartes defendia que a razão estava à serviço de todos, indiscriminadamente. Não há um grupo de eleitos aos quais se destine o conhecimento. Não há um homem mais racional que os outros. A faculdade da razão é igual para todos , sem exceção. A razão humana era uma complexa característica da existência humana.
Questão 4/5
Leia a anedota de Ziraldo
A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.
 (O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)
Escreva um parágrafo sobre a incoerência da piada, escreva sobre a intencionalidade textual e como o menino Maluquinho não conseguiria tal evento.     
 
Nota: 20.0
	Resposta esperada - O fato de o Maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer não via ser obtido pois o papagaio tende a repetir o que lhe é ensinado. Como se trata de uma anedota, cujo intento discursivo é instigar o humor, a finalidade foi de demonstrar o fato de que o papagaio aprende mais o que não deve do que o contrário.
(Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, p. 34).
Resposta:Intencionalidade Textual: refere-se às intenções , explícitas, ou subentendidas, dos interlocutores que participam de uma determinada situação comunicativa. Em que a situação de comunicação , que produz o texto sempre expõe sua intenção, seja de forma clara , seja de forma subentendida. Os textos comunicam nossas ideias e intenções , porém isso não quer o ouvinte ou leitor da mensagem conseguirá compreendê - la com exatidão desejado por falante.
O menino com sua inocência estava tentando ensinar palavras erronias para o papagaio que como animal irracional não ia conseguir compreender que as palavras ensinadas pelo menino , não poderiam ser pronunciadas pois eram palavrões.
Questão 5/5
O surgimento do Iluminismo representou a última batalha da razão moderna contra as ideias medievais. Gradualmente, em todos os países da Europa, as relações do antigo regime cederam espaço para o regime moderno. Comente sobre o contexto histórico dessa época.
Nota: 20.0
	Neste período, as grandes revoluções vieram à tona. Era a transição entre a Revolução Gloriosa e a Revolução Francesa.  Ocorreram guerras napoleônicas e as guerras de libertação nas colônias das Américas. O mundo estava em transformação. Na batalha das ideias, a modernidade igualmente avançava. Os filósofos iluministas defendiam o progresso burguês contra a estagnação aristocrática. A concepção moderna do homem começou a adquirir larga vantagem sobre a concepção feudal. (p. 90)
Resposta:Nesse período , as grandes revoluções viera à tona. Era a transição entre a Revolução Gloriosa e a Revolução Francesa. Ocorreram guerras napoleônicas e as guerras de libertações nas colônias das Américas. O mundo estava em transformação. Na batalha das ideias, a modernidade igualmente avançada. Os filósofos iluministas defendiam o progresso burguês contra a estagnação aristocrática. A concepção moderna do homem começou a adquirir larga vantagem sobre a concepção feudal.
Conheça o novo AVA

Outros materiais