Buscar

Resumo - Tecido cartilaginoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tecido cartilaginoso
Não apresenta vasos sanguíneos ou linfáticos (é avascularizado), portanto não é sede para reação inflamatória, pois esta ocorre no entorno de vasos sanguíneos. Sua nutrição é estabelecida por tecido conjuntivo localizado adjacentemente. Não apresenta inervação (fibras nervosas) de qualquer tipo. 
Há uma movimentação dos nutrientes dos vasos do conjuntivo para o cartilaginoso e há um deslocamentos dos excretas do metabolismo do tecido cartilaginoso para o conjuntivo que orbita as peças de cartilagem. Este sistema impede que o tecido cartilaginoso tenha uma espessura muito grande, o que facilita o trânsito dessas substâncias. Pode apresentar grande extensão, apesar de pouca espessura.
O tecido cartilaginoso só é superado em resistência pelos tecidos de corrência sistêmica: pelo tecido ósseo.
No período embrionário, muitas áreas ficam protegidas por tecido cartilaginoso e posteriormente substituídas naturalmente por tecidos ósseos definitivos. Entre a infância e a adolescência se observa uma faixa de cartilagem entre as extremidades epífise e cilindro central que viabiliza o crescimento. 
As peças cartilaginosas têm um papel primário que é o de dar proteção e são unidades que podem conferir também resistência.
Histogênese – 
O tecido precursor é o mesênquima. Ao longo da condrogênese (histogênese do tecido cartilaginoso) há um processo agudo de retração dos prolongamentos das células mesenquimais, que adquirem um formato ovóide ou arredondado. Em fase morfológica já alterada, porém ainda não especializada, estas células ainda são capazes de realizar mitose. Ambos ocorrem simultaneamente. A célula já diferenciada é chamada de condrócito. Condroblastos são condrócitos jovens e ainda guardam a capacidade de realizar divisão celular. Condrócitos são células maduras e perdem capacidade de divisão.
A área mesenquimal que dá origem ao tecido cartilaginoso, é uma áres de MEC avascular e sem invervação. A inexistência de vasos e nervos deriva do tecido precursor.
Células terminais têm uma única função: formação de MEC. A matriz do mesênquima é aproveitada na formação desse novo tecido.
As células começam a atividade secretora de matriz em configuração muito próxima umas das outras. À medida que secretam mais matriz ao longo se seu ciclo, vão se distanciando umas das outras. Algumas dessas células não passam à organização da matriz de imediato, mas se dividem sendo cercadas pela matriz que outros condrócitos vão produzindo, formando dentro de um único espaço grupos celulares constituídos por vários condrócitos, chamados grupos isógenos. Uma cartilagem jovem é caracterizada pela presença de grupos isógenos. Com o passar do tempo, esses grupos se desfazem e os condrócitos são isolados por MEC.
Cartilagens guardam entre si diferenças sobretudo estruturais.
Classificação:
Cartilagem hialina – forma de cartilagem encontrada de maneira mais abundante no organismo humano. Em algumas áreas é produzida com uma programação de existência, sendo posteriormente substituída, pelo processo de apoptose. Ex.: peças cartilaginosas precursoras do tecido ósseo. É flexível, resistente e translúcida. 
Cartilagem elástica – altamente flexível, pela presença de elastina na estrutura das fibras elásticas. 
Ex.: laringe possui estes dois tipos de cartilagem acima.
Cartilagem fibrosa – mais resistente. Encontrada em locais que exigem resistência, como a junção do tendão com a peça óssea. Realiza fortes conexões. Também presente nas formações discoidais entre as vértebras. Obs.: a MEC é hidrófila. É de menor ocorrência. Cartilagens articulares são nutridas pelo mesmo líquido que lubrifica sua atuação, chamado sinuvial.
Pericôndrio – tecido (membrana) conjuntivo denso não modelado, localizado no entorno de boa parte das cartilagens hialina e qualquer cartilagem elástica, sendo responsável por sua nutrição. Fibrosas (cartilagens articulares) não apresentam pericôndrio, sendo o conjuntivo adjacente responsável por sua nutrição. 
Zona territorial – área de MEC no entorno da cartilagem. Pobre em colágeno.
Zona inter-territorial – demais regiões. Rica em colágeno.

Outros materiais