Buscar

Separação dos Poderes - aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A ORGANIZAÇÃO
 DOS PODERES
PODER LEGISLATIVO
*
*
Competência do Congresso Nacional
A doutrina divide as atribuições do Congresso Nacional em cinco grupos:
a) Legislativa – sua principal atribuição, que é de legislar, elaborar, discutir e aprovar projetos de leis, sujeitos à sanção ou veto do Presidente da República (art. 48 da CF);
*
*
Competência do Congresso Nacional
b) Fiscalização e Controle – dos atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Pública indireta;
*
*
Competência do Congresso Nacional
c) Julgamento de crimes de responsabilidade do Presidente da República e de outras altas autoridades federais. Lembre-se, pois não pode ser confundido: segundo o art. 51 da CF, compete exclusivamente à Câmara dos Deputados autorizar a instauração do processo e ao Senado Federal, processar e julgar a acusação no processo de impeachment;
*
*
Competência do Congresso Nacional
d) Constituintes – aprovação de emendas à Constituição Federal (art. 60 da CF).
*
*
Competência do Congresso Nacional
e) Deliberativas – certas atribuições são de competência exclusiva do Congresso Nacional e não estão sujeitas à sanção ou veto do Presidente da República (art. 49 da CF).
*
*
Competência do Congresso Nacional
COMPETÊNCIA PARA CRIAÇÃO DE LEIS (PARCIPAÇÃO DO PODER EXECUTIVO – SANÇÃO OU VETO)
Assim, cabe ao Congresso Nacional dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: 
Sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas; Plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado; fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas; planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; limites do território nacional, espaço aéreo e marítimo e bens do domínio da União.
*
*
Competência do Congresso Nacional
Cabe, ainda, ao Congresso Nacional dispor sobre incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados, ouvidas as respectivas Assembleias Legislativas; transferência temporária da sede do Governo Federal; concessão de anistia;  organização administrativa, judiciária, do Ministério Público e da Defensoria Pública da União e dos Territórios e organização judiciária e do Ministério Público do Distrito Federal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 69, de 2012)  
*
*
Competência do Congresso Nacional
Criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b, da CF; criação e extinção de Ministérios e órgãos da Administração Pública; telecomunicações e radiodifusão; matéria financeira, cambial e monetária, instituições financeiras e suas operações; moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal, fixação do subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispõe os arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III e art. 153, § 2º, I da CF.
*
*
Competência do Congresso Nacional
COMPETÊNCIA EXCLUSIVA – SEM PARTICIPAÇÃO DO PODER EXECUTIVO
É da competência exclusiva do Congresso Nacional: resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional (o Congresso Nacional deve ratificar o acordo ou tratado por meio de decreto legislativo); autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz e permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
*
*
Competência do Congresso Nacional
Autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do País, quando a ausência exceder a quinze dias; aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa; mudar temporariamente sua sede. A forma de sustar os atos normativos do Poder Público é por meio de decreto legislativo.
*
*
Competência do Congresso Nacional
Ao Congresso Nacional é atribuído fixar idêntico subsídio para os Deputados Federais e Senadores, observado o que dispõem os art. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, §2º, I; fixar os subsídios do Presidente e do Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estado, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III e 153, § 2º, I da CF.
*
*
Competência do Congresso Nacional
O Congresso Nacional deve, também, julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo; fiscalizar e controlar, diretamente, o por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta; zelar pela observação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes; apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão; escolher dois terços dos membros dos membros do Tribunal de Contas da União; aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares.
*
*
Competência do Congresso Nacional
É de sua responsabilidade autorizar referente e convocar plebiscito; autorizar, em terras indígenas, a exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; aprovar, previamente, a alienação ou concessão de terras públicas com área superior a dois mil e quinhentos hectares.
*
*
A Competência da Câmara dos Deputados
Compete privativamente à Câmara dos Deputados: 
Autorizar, por 2/3 de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado e proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa.
*
*
A Câmara dos Deputados (art. 51, CF)
É atribuição da Câmara dos Deputados elaborar o próprio regimento interno; dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para a fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII, da CF.
*
*
Competência do Senado Federal
Compete privativamente ao Senado Federal: processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles. Cabe à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo. Ao Senado é atribuído o julgamento deste processo.
*
*
Competência do Senado Federal
Atribui-se ainda ao Senado Federal competência para processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade (art. 52, II, da CF).
*
*
Competência do Senado Federal
Aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de:
 a) magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República; f) titulares de outros cargos que a lei determinar (art. 52, III, da CF). 
*
*
Competência do Senado Federal
Depende também do Senado Federal aprovar previamente a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente; autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal,
dos Territórios e dos Municípios; fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;
*
*
Competência do Senado Federal
O Senado Federal pode, ainda, determinar a suspensão da execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal, bem como aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato; elaborar seu regimento interno; dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; e eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII, da CF.
*
*
Competência do Senado Federal
Nas hipóteses em que o Senado for competente para o processo e julgamento das autoridades previstas nos incisos I e II do art. 52, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.
*
*
Competência do Senado Federal
A EC 42/2003, que promoveu a Reforma Tributária, ampliou o rol do art. 52 para atribuir-lhe a competência para avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
As imunidades parlamentares, de acordo com o conceito de Alexandre de Moraes, “representam elemento preponderante para a independência do Poder Legislativo. São prerrogativas, em face do direito comum, outorgadas pela Constituição aos membros do Congresso, para que estes possam ter bom desempenho de suas funções”
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
Dividem-se em dois tipos:
Imunidade material, real, ou substantiva, implicando a exclusão da prática de crime, bem como a inviolabilidade civil, pelas opiniões, palavras e votos, desde que proferidas em razão do exercício da função parlamentar (art. 53, caput, da CF)
Imunidade processual, formal ou adjetiva, que traz regras sobre prisão e processo criminal dos parlamentares (art. 53, §§ 1º ao 5º da CF)
*
*
Imunidade Material
Em conformidade com o art. 53 da CF, os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos (trata-se de imunidade material). É importante salientar que em relação aos vereadores, essa espécie de imunidade está restrita às opiniões, palavras e votos proferidos no exercício do mandato e na circunscrição do respectivo Município (art. 29, VIII, da CF).
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 46, CF)
Pela imunidade formal e processual, com profundas alterações pela Emenda Constitucional 35/2001, os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (foro privilegiado).
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, resolva sobre a prisão (a sessão de votação não é mais secreta, como ocorria antes da Emenda Constitucional 35/2001).
Finalidade: evitar prisões arbitrárias oriundas de processo temerário e proteger a própria função parlamentar.
Expedição do diploma: título de nomeação do agente público.
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
As principais modificações trazidas pela EC 35/2001 podem ser reduzidas a duas regras:
I – não há mais necessidade de prévio pedido de licença para se processar parlamentar federal no STF, mas a Casa legislativa à qual pertence o parlamentar poderá, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, sustar o andamento da ação penal de crime ocorrido após a diplomação;
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
II – não há mais imunidade processual em relação a crimes praticados antes da diplomação. Sendo assim, não há que falar sobre o STF dar ciência à respectiva Casa de ação penal ajuizada nem sobre a possibilidade de sustação do andamento da respectiva ação penal.
Súmula 394 /STF: cancelada 
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida. São, ainda, irrenunciáveis, pois decorrem da função exercida e não da figura do parlamentar.
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
	INCOMPATIBILIDADES: impedimentos ou restrições 
	De acordo com o art. 54, I, da CF, os Deputados e Senadores não poderão, a partir da expedição do diploma:
Firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;
Aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis ad nutum, nas mesmas entidades acima mencionadas.
*
*
Os Deputados e Senadores 
(arts. 53 a 56, CF)
Na esteira dos impedimentos, o inciso II do mesmo artigo determina que os Deputados e Senadores não poderão também, desde a posse:
Ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;
Ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis ad nutum, nas entidades referidas na letra “a”;
Patrocinar causa em que seja interessada pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público;
Ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
*
*
Perda do Mandato de
 Deputado e Senador
 Perderá o mandato o Deputado e o Senador que infringir qualquer das proibições estabelecidas no art. 54 da CF/88; cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar; que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada; que perder ou tiver suspenso os direitos políticos; quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos no art. 14; que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.
*
*
PERDA DO MANDATO DO DEPUTADO E DO SENADOR
1. Extinção – 
art. 55, § 3o, III, IV, V 
A perda é declarada de ofício ou provocada pela Mesa da respectiva Casa, por qualquer de seus membros ou partido político com representação no CN. 
A diferença principal entre extinção e cassação é que, na extinção, não há votação.
*
*
PERDA DO MANDATO DO DEPUTADO E DO SENADOR
2. Cassação – 
art. 55, § 2o, I, II, VI – é decidida por maioria absoluta e voto secreto da respectiva Casa. 
É provocada pela Mesa ou um partido de representação no CN, assegurada a ampla defesa. Dá-se a cassação quando se infringe alguma das incompatibilidades, quando se atenta contra o decoro parlamentar, quando sofre condenação criminal transitada em julgado.
 
*
*
Perda do Mandato
de
 Deputado e Senador
É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, os abusos das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.
*
*
Renúncia
A renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato, nos termos deste artigo, terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais de que tratam os §§ 2º e 3º. (Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 6, de 1994)
*
*
Das Comissões
De acordo com a CF, em seu art. 58, o Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.
*
*
Das Comissões
 São órgãos colegiados que facilitam os trabalhos legislativos.
1. Permanentes/temáticas: são organizadas em função de matéria; integra a estrutura institucional da casa.
Estão de acordo com o campo funcional dos ministérios – Educação , Saúde
Competência: Art. 58, §2º
2. Temporária: criada para apreciar um projeto específico, para investigação ou missão.
	Constitui finalidade precípua destas Comissões o fornecimento ao plenário de uma opinião aprofundada sobre tema a ser debatido.
*
*
Das Comissões - atribuições
A CF/1988, em seu art. 58, § 2º, prevê as comissões permanentes instituídas em razão da matéria, a elas cabendo: 
Discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa; 
Realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil; 
Convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições; 
*
*
Das Comissões - atribuições
Receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas; 
Solicitar depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão; apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre elas emitir parecer.
*
*
Das Comissões
As comissões temporárias ou especiais são criadas tendo em vista uma determinada finalidade específica e temporária. 
Especiais: emissão de parecer sobre projetos
Externas autorizam afastamentos
c) CPI: investigar fato determinado e de relevante interesse para a vida pública e para ordem constitucional. 
*
*
Das Comissões
As Comissões Parlamentares de Inquérito são instituídas para apuração de fato determinado por prazo certo, com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
Após esta investigação, os dados são encaminhados ao Ministério Público para que efetue a apuração da responsabilidade civil e criminal dos respectivos infratores.
*
*
Legislatura (2011-2014)
21 requerimentos para instalação de CPIs
7 – despachos
4 – inadmissíveis ( fato determinado)
3 – criadas: Trabalho Escravo (encerrada sem parecer), Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Tráfico de Pessoas no Brasil (sem funcionamento
14 aguardam despacho
*
*
Das Comissões
A CF outorgou às CPIs poderes de investigação próprios das autoridades judiciais
 Serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal: 
em conjunto ou separadamente
mediante requerimento de 1/3 de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo
sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao MP -- para promover a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 
*
*
Das Comissões
O pedido de instauração de uma CPI no Congresso pode ser feito por um terço dos Senadores ou um terço dos Deputados Federais. No Senado, por exemplo, composto por 81 senadores, são necessárias 27 assinaturas.
*
*
Das Comissões
O STF já decidiu, em defesa das minorias parlamentares, no Mandado de Segurança n°. 26.441 que havendo este requerimento de 1/3 dos membros da casa legislativa e cumpridos os outros requisitos exigidos na legislação, a maioria não pode tentar obstar a instalação da CPI através de remessa da matéria para o julgamento no plenário.
*
*
Das Comissões
Quando uma CPI é composta em conjunto pelo Senado e pela Câmara, ela recebe o nome de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.
 Neste caso, além das 27 assinaturas dos senadores, também é necessário o apoio de 171 deputados, exatamente um terço dos membros da Câmara
*
*
Das Comissões
Os trabalhos devem durar 120 dias, que podem ser, todavia, prorrogados tantas vezes quanto for necessário dentro da mesma legislatura.
*
*
Das Comissões
Tanto as diligências, audiências externas e convocações de depoimentos devem ser aprovadas pelo plenário da CPI, em atenção ao princípio de colegialidade.
*
*
Das Comissões
Os poderes das CPIs não são idênticos aos dos magistrados, já que estes últimos tem alguns poderes assegurados na Constituição que não são outorgados às Comissões Parlamentares tendo em vista o entendimento do Supremo Tribunal Federal (MS 23.452) de que tais poderes são reservados pela constituição apenas aos magistrados. 
*
*
Das Comissões
Assim, a CPI não pode:
a) Determinar de indisponibilidade de bens do investigado.
b) Decretar a prisão preventiva (pode decretar prisão só em flagrante);
c) Determinar o afastamento de cargo ou função pública durante a investigação; e
d) Decretar busca e apreensão domiciliar de documentos.
*
*
Das Comissões
É jurisprudência pacífica no Supremo Tribunal Federal a possibilidade do investigado ou acusado permanecer em silêncio, evitando-se a auto-incriminação. (STF HC 89269). De tal garantia decorrem, para a pessoa objeto de investigação, e, até, para testemunha, os seguintes direitos:
*
*
Das Comissões
a) manter silêncio diante de perguntas cuja resposta possa implicar auto-incriminação; b) não ser presa em flagrante por exercício dessa prerrogativa constitucional, sob pretexto da prática de crime de desobediência (art. 330 do Código Penal), nem tampouco de falso testemunho (art. 342 do mesmo Código); e c) não ter o silêncio interpretado em seu desfavor.” (HC 84.214-MC, Rel. Min. Cezar Peluso, decisão monocrática, julgamento em 23-4-04, DJ de 29-4-04)
*
*
Das Comissões
Os poderes de investigação da CPI só podem ser exercidos pelos membros ou por um membro da CPI mediante a prévia e expressa autorização desta comissão por decisão majoritária (Art. 47 da Constituição Federal), sem o que o exercício de qualquer de tais poderes – por qualquer membro, até pelo presidente ou pelo relator da CPI – é arbitrário e comporta impugnação ou reparo por ação judicial, inclusive pelos remédios constitucionais, sobretudo habeas corpus e mandado de segurança.
*
*
Das Comissões
Algumas das principais CPIs da História do Brasil:
CPI de PC Farias, que investigou denúncias de corrupção próximas ao presidente Fernando Collor, e terminou com a renúncia do mesmo (antes que o Senado decidisse pelo impeachment).
CPI do Orçamento, que ficou famosa ao revelar o esquema dos chamados "anões do orçamento" (grupo de parlamentares que controlava o orçamento, e que foi acusado de corrupção maciça. O nome "anões" é referente à altura dos parlamentares).
CPI do Narcotráfico e roubo de cargas.
CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Mensalão, denúncia de compra de votos de deputados ou escândalo do mensalão.
CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, denúncia de corrupção na empresa estatal, que desembocou no escândalo do mensalão.
*
*
Das Comissões
CPI dos Bingos, denúncia de utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem de dinheiro e a relação dessas casas com o crime organizado. Parte das investigações apuraram fatos relacionados
ao mensalão.
CPI do Judiciário, apuração de denúncias concretas da existência de irregularidades praticadas por integrantes de tribunais superiores, de tribunais regionais e de tribunais de Justiça.
CPI do Apagão Aéreo, apuração de denúncias sobre irregularidades no sistema aéreo brasileiro.
*
*
Das reuniões
 A sessão legislativa ordinária corresponde às reuniões do Congresso Nacional. Assim dispõe o art. 57 da CF, alterado pela EC 50/2006: “O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”. As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados.
*
*
Formação da Mesas
A mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
*
*
Formação das Mesas
As Mesas Diretoras são órgãos de direção do Congresso Nacional e de suas Casas Legislativas (a Câmara dos Deputados e o Senado Federal).
*
*
Formação das Mesas
 A Mesa da Câmara dos Deputados compreende Presidente, dois Vice-Presidente e quatro Secretários. A Mesa do Senado constitui-se de Presidente, dois Vice-Presidente e quatro Secretários. 
Impõe-se, no entanto, atender, na constituição das Mesas a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa (art. 58, § 1º, da CF).
Dento da autonomia do Poder Legislativo, compete a seus próprios integrantes a escolha de seus órgãos de direção.
*
*
Das reuniões
É importante observar que a sessão legislativa não poderá ser interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias. 
Além de outros casos previstos na Constituição, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para:
 Inaugurar a sessão legislativa; elaborar a regimento comum e regular a criação de serviços comuns às duas Casas; receber o compromisso do Presidente e do Presidente da República; conhecer do veto e sobre ele deliberar.
*
*
Das reuniões
Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocado, salvo se ainda houver medidas provisórias em vigor na data de convocação dessa sessão, hipótese em que eles serão automaticamente incluídas na pauta da convocação.
*
*
Das reuniões
A convocação dessas sessões extraordinárias poderá ser feita: 
I – pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e Vice-Presidente da República;
*
*
Das reuniões
II – pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional (inciso II do art. 57 da CF alterado pela EC 50/2006)
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes