Buscar

Seminário slides (mercantilismo)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Seminário
Ciências Econômicas
Economia Clássica
MERCANTILISMO E OFERTA DE MÃO DE OBRA
Componentes
 Ana Beatriz, Francisco Flávio, Pauline Penaforte e Vinicius Santos
MERCANTILISMO
A doutrina econômica conhecida como mercantilismo surgiu entre a idade Media e o período do triunfo do laissez-faire (o mercado deve funcionar livremente, sem interferência). 0 mercantilismo pode ser datado, aproximadamente, entre 1500 e 1776. Essas datas variam, no entanto, em diferentes países e regiões.
MERCANTILISMO E OFERTA DE MÃO-DE-OBRA
Alguns mercantilistas argumentavam que os salários baixos eram necessários para reduzir a ociosidade e promover a participação da força de trabalho.
Na terminologia moderna os mercantilistas enfatizaram o efeito renda de um aumento no salario.
Qual evidencia tem sido colhida sobre esse assunto ?
COMO A ESCOLA MERCANTILISTA FOI VALIDA, UTIL OU CORRETA NA SUA EPOCA?
QUAIS DOGMAS DA ESCOLA MERCANTILISTA TORNARAM-SE CONTRIBUIÇÕES DURADOURAS?
( GERAL)
Ouro e prata como a forma mais desejável de riqueza
Nacionalismo, cada um deveria promover exportações e acumular riqueza à custa dos vizinhos.
Importação isenta de taxas de matérias-primas que não podiam ser produzidas internamente, proteção para bens manufaturados e matérias-primas.
Colonização e monopolização do comercio colonial ou bilateralidade.
Oposição a pedágios, impostos e outras restrições internas sobre o transporte de bens.
Forte controle central.
Importância de uma população numerosa e trabalhadora. 
QUAIS DOGMAS DA ESCOLA MERCANTILISTA TORNARAM-SE CONTRIBUIÇÕES DURADOURAS?
Os mercantilistas deram uma contribuição duradoura para a economia ao enfatizar a importância do comércio internacional
Primeiro influenciaram permanentemente as atitudes em relação ao mercador.
Em segundo lugar, o mercantilismo teve um impacto na economia, promovendo o nacionalismo, uma força que está bem viva hoje.
TOMAS MUN
Thomas Mun determinou em England’s treasure by forraign trade, como o reino poderia ser enriquecido?
De acordo com ele, a resposta não estava nem na produção nem no acúmulo de bens de capital, mas em um excedente de exportações.
Mun argumentou em favor de um comercio multilateral, em vez de bilateral.
Ele incluiu no balanço de pagamento o valor do frete para o envio de bens; navios perdidos no mar; seguro; dinheiro gasto para apoiar guerras externas; pagamento internacional de propinas e fundos para espionagem; despesas dos viajantes entre outras coisas.
Saldo da balança comercial= exportações – impostos.
O MERCANTILISMO TARDIO
GERARD MALYNES
CHARLIE DAVENANT
Davenante passou boa parte de sua vida vários postos do governo usava com impostos e exportações. Ele também era membro do parlamento.
Davenate é considerado um mercantilista e critico por ter tentado misturar o novo e o velho, mas que em alguns aspectos ele indicava ser um mercantilista ortodoxo.
Davenant afirmava que um reino poderia ameaçar todo o beneficio ou o lucro de um produto exportado se ele for feito de matérias primas domesticas, ele também preferia guerras entre o mesmo país, pois de acordo com ele guerras exteriores causavam mais prejuízos ao reino do que lucro devido a exportação de tesouros por exemplo, afetando assim a economia.
JEAN BAPTISTE COLBERT
Jean Colbert representa o coração e a alma do mercantilismo, que na França é clamado de colhertismo , ele foi ministro da França de 1661 a 1683 no reinado de Luis XIV, Jean ganhou poder muitos vezes por meios inescrupulosos.
Colbert era um blubonista e acreditava que a força do estado depende de suas finanças, e essas finanças estão ligadas a arrecadação de impostos, ele era a favor da expansão das exportações, da redenção de importações e de leis que proibissem a saída de ouro e prata do país.
Para Colbert a agricultura começou a guerra por terra e mas eram essenciais para o enriquecimento, ele formava que os colonos eram mercados para bons franceses e fontes de matérias-primas e que uma grande marinha de guerra e marinha mercante eram essenciais.
Jean era a favor de uma população grande, trabalhadora e mal paga e que nenhuma criança era jovem de mais para trabalhar, ele também tentou restringir o sentimento religioso e cancelou 17 feriados santos deixando apenas 24.
SIR WILLIAM PETTY
Nome: Willian Petty
Escola/Tradição:	 Economia clássica
Local:	 Romsey, Hampshire, Reino Unido
Data de falecimento 16 de dezembro de 1687 (64 anos)
Trabalhos notáveis Economia monetária, produção nacional etc.
Influências:	 Adam Smith, Keynes, Karl Marx etc.
Foi um economista cientista e filosofo britânico. Primeiro no estudo da economia politica, Petty propôs a utilização dos métodos quantitativos- por ele chamados de aritmética politica como meio de analise de riqueza de um país.
Filho de comerciante pobre o menino obteve grande fortuna sua visão mercantilista forneceram ideias novas que interviam a economia clássica.
SUAS VISOES MERCANTILISTAS DE PETTY
Petty escreveu dois pequenos textos que revolucionaram o pensamento econômico no século XVII, e que esta na origem da economia politica clássica. “O tratado sobre impostos e contribuições” e Aritmética politica nesse dois textos, Petty desenvolve uma teoria economia que da importância central ao papel do estado das guerras, ao funcionamento das sociedades.
Dentre as principais ideias estão:
A defesa de um comercio exterior mais livre.
Uma grande população.
Além disso Petty achava que o estado deveria empregar pessoas desempregadas. Nesse sentido ele foi um precursor dos economistas contemporâneos. 
PETTY COMO UM PRECURSOR DA ECONOMIA CLASSICA 
“O dinheiro não é nada além de gordura do corpo político, onde o excesso, normalmente, impede sua agilidade e a escassez o torna doente”.
Velocidade.
Divisão de trabalho.
Teoria do rendimento.
Importância do capital.
Teoria do valor do trabalho

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais