Buscar

Aula 2 de Direito Tributário - UGF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito Tributário e Finanças Públicas
Prof. Leonardo Pessoa
*
AULAS
Aula 01: Apresentação da Disciplina. Conteúdo Programático. Forma de avaliação. Bibliografia básica. Introdução ao Direito Tributário
Aula 02: O Estado e o Poder de Tributar
Aula 03: Tributos: conceito, natureza, espécies. Função dos Tributos
Aula 04: Princípios Jurídicos da Tributação
Aula 05: Princípios Constitucionais da Tributação
Aula 06: Obrigação Tributária: conceito e espécies. Natureza Jurídica
Aula 07: Fato Gerador da Obrigação Tributária
Aula 08: Sujeito Ativo e Passivo da Obrigação Tributária. Responsabilidade
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
O ESTADO
“Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com força superior, bastante para fazer as regras de conduta, para construir o direito positivo. Dessa necessidade nasceu o Estado.” (Hugo de Brito Machado)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
“A atividade financeira configura e delimita uma certa faceta do Estado Moderno, que é o Estado Financeiro, que se desenvolve desde o feudalismo até os nossos dias, exibindo contorno diferente em suas várias fases: Estado Patrimonial, Estado de Polícia, Estado Fiscal e Estado Socialista.” (Ricardo Lobo Torres)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
ESTADO PATRIMONIAL:
Século XVI
Inglaterra e Holanda
Patrimonialismo financeiro
Confusão entre público e privado
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
ESTADO DE POLÍCIA:
Século XVIII
Alemanha e Áustria
Modernizador
Intervencionista
Centralizador
Paternalista
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
ESTADO FISCAL:
Século XVIII
Orçamentos públicos
Minimiza-se a intervenção estatal
Conheceu 3 fases: Estado Fiscal Minimalista, Estado Social Fiscal e Estado Democrático e Social Fiscal
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
ESTADO FISCAL: (continuação)
Estado Fiscal Minimalista (até o início Século XX): O Estado assumia alguns serviços públicos, mas não necessitava de um sistema tributário
Estado Social Fiscal (até 1989): O Estado deixa de ser um mero garantidor das liberdades individuais e passa à intervenção na ordem econômica e social. Entre em crise na década de 70.
Estado Democrático e Social Fiscal (atual): coincide com o Estado Democrático e Social de Direito ou Estado da Sociedade de Risco. Mantém as características do Estado Social, com redução do custo.
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
ESTADO SOCIALISTA:
É o neopatrimonialista (vive das estatais)
Os tributos são irrelevantes
Está em deterioração após, a reunificação da Alemanha e extinção da União Soviética.
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
PODER DE TRIBUTAR
“O poder tributário consubstancia-se no poder conferido constitucionalmente ao legislador para a criação, instituição, estabelecimento ou invenção dos impostos e sua disciplina essencial.” 
(José Casalta Nabais)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
PODER DE TRIBUTAR
“A tributação é, sem sombra de dúvidas, o instrumento de que se tem valido a economia capitalista para sobreviver. Sem ele não poderia o Estado realizar os seus fins sociais, a não ser que monopolizasse toda a atividade econômica. O tributo é inegavelmente a grande e talvez única arma contra a estatização da economia.” 
(Hugo de Brito Machado)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
PODER X COMPETÊNCIA
Poder é do mundo dos fatos. É a aptidão para realizar a vontade, seja por que meio for. Com, sem ou contra lei.
Competência é do mundo das normas. Alberga a idéia de Direito. Tem competência quem recebe atribuição outorgada pelo Direito.
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
NO BRASIL
“O Poder Tributário é partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Ao Poder Tributário juridicamente delimitado e, sendo o caso, dividido dá-se o nome de competência tributária.” (Hugo de Brito Machado)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
NO BRASIL
“A atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, e observado o disposto nesta Lei.
Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a outras pessoas jurídicas de direito público pertencerá à competência legislativa daquela a que tenham sido atribuídos.” 
(art. 6º CTN)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
Distribuição de Receitas
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
NO BRASIL
“A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra” 
(art. 7º CTN)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
NO BRASIL
“A atribuição compreende as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir.
A atribuição pode ser revogada, a qualquer tempo, por ato unilateral da pessoa jurídica de direito público que a tenha conferido.
Não constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos.” 
(art. 7º CTN)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
NO BRASIL
“O não-exercício da competência tributária não a defere a pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.” 
(art. 8º CTN)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
JURISPRUDÊNCIA
“O Estado-membro é parte legítima para figurar no polo de ação de restituição de imposto de renda, por pertencer a ele o produto da arrecadação do imposto da União sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre pagamentos feitos a servidores.” (AI 577.516-AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 20-10-2009, Primeira Turma, DJE de 20-11-2009.)
*
O ESTADO E O PODER DE TRIBUTAR
EXERCÍCIO
A Constituição da República Federativa do Brasil outorga competência tributária a diversas pessoas. Contudo existe uma pessoa jurídica que NÃO foi contemplada, esta é a/o:
 União.
 Estado-membro.
 Município.
 Empresa Pública.
 Distrito Federal.
art. 145 CF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais