A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
RELATÓRIO FINAL DE CURSO TÉCNICO EM SANEAMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA & TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRA-ESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
COORDENAÇÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
RICARDO FIRMO DOS SANTOS
Recife,
Dezembro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA & TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRA-ESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
COORDENAÇÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
ATIVIDADES REALIZADAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO
	Relatório de estágio curricular apresentado à Coordenação de SANEAMENTO AMBIENTAL como um dos requisitos para obtenção do título de Técnico em SANEAMENTO AMBIENTAL do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
Aluno(a): 
RICARDO FIRMO DOS SANTOS
Professor(a) orientador(a):
CLIFFORD ERICSON 
Recife
Dezembro de 2015
EQUIPE TÉCNICA
Estagiário: Ricardo Firmo dos Santos
Nome da Empresa: Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA)
Surpervisor Técnico na Empresa: Francisco Vital da Silva Neto
Surpervisor no IFPE: Clifford Ericson
A minha família, professores, colegas de trabalho e amigos, que sempre contribuíram nesta caminhada em busca do conhecimento e o meu sucesso profissional.
RESUMO
	Este relatório foi elaborado com o objetivo de apresentar a importância da prática profissional de um estagiário para a empresa, e a valorização de um futuro profissional para o mesmo em qualquer ramo da indústria ou comércio varejista. Em todos os ramos são necessários aprendizes ou estagiários, não para assumir funções e sim para acompanhar, fortalecendo ainda mais seus conhecimentos, onde sua principal função é auxiliar os responsáveis nas funções que vem a ser designado por profissional da área desenvolvida dentro da empresa ou comércio. O motivo de escolha do estágio foi principalmente, ganhar experiência profissional nas diversas áreas, além de obter a conclusão do Curso Técnico em Saneamento Ambiental.
	O estágio foi desenvolvido a partir do conhecimento adquirido no IFPE e também por conhecimentos adquiridos na empresa, durante o estagio. Sendo realizado na Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento de Pernambuco) assumindo uma atividade no primeiro período na área comercial, e no segundo na área operacional, nestes dois momentos eu aprendi varias rotinas da empresa assim como o atendimento ao publico e varias visitas técnicas nas ruas e em algumas Estações de tratamento de água (ETAs), e muitas outras visitas ao longo do estágio. Todas as atividades estão concentradas em diversas áreas do conhecimento, desta forma, o currículo do estagiário é preparado para o que se espera no mercado de trabalho. 
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no estágio de nível técnico, realizado na empresa Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento de Pernambuco), situada na cidade de Camaragibe na Rua das Rosas Nº 20.
. O estágio teve duração de seis meses, iniciando no dia 03 de Maio e encerrou-se no dia 03 de Novembro de 2015, sob a supervisão do especialista em meio ambiente Francisco Vital da Silva Neto.
Onde foram desenvolvidas as seguintes atividades no estagio: Realizar atualizações dos dados cadastrais dos clientes; dar suporte na vistoria e fiscalização de hidrômetros em imóveis residenciais, comerciais e industrial; acompanha as atividades de pitometria. 
Além dos resultados estará presente as planilhas que foram trabalhadas no dia a dia durante o período de estagio. Nesses períodos de estagio eu operadas planilhas quanto um sistema Gsan.
 
A EMPRESA
DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento de Pernambuco) é uma empresa de grande porte que atua em todo estado de Pernambuco, no fornecimento de água potável e em algumas cidades em tratamento de esgoto. 
Apesar de a empresa atuar em diversas áreas, as atribuições do estagiário foram concentradas na área do escritório da empresa na regional Camaragibe. 
As atividades foram quase sempre realizadas em conjunto com outros profissionais, sempre, sob a orientação e supervisão de um especialista (o supervisor do estagiário Francisco Vital). 
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
A visão central do estágio é colocar em prática as habilidades atribuídas ao aluno nas aulas do curso técnico, capacitando o estagiário para desenvolver e acompanhar as atividades na empresa, através de atividades como: coletar dados do sistema, realizar ligações para os clientes e coletar essas informações, fiscalização de obras junto com a técnica responsável, entre outras atividades.
Desta forma, com a experiência adquirida, o estagiário está sendo capacitado para participar do desenvolvimento da empresa, e de maneira geral, ser inserido mais facilmente no mercado de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender e participar da fiscalização das obras realizadas pelas equipes;
Realizar as ligações para os clientes a fim de verificar o abastecimento;
Manusear com facilidade as ferramentas do sistema GSAN ;
Desenvolver na prática o que foi visto em sala de aula;
Adquirir conhecimento para a carreira profissional;
ATIVIDADES REALIZADAS
ROTINA DO ESTAGIO 
O estágio foi iniciado pela familiarização com o sistema GSAN (anexo 1 e 2) e durante o dia eu passei a atender telefonemas das equipes também telefone das centrais de atendimentos dos órgãos competentes da COMPESA e ligar para os clientes para saber se em sua casa tem água regularmente, se sua rua tenha algum vazamento, quais os motivos da falta de água na sua casa ou rua. 
Houve a oportunidade de participar de todo o processo de mapeamento de falta de água na região e assim recolher todas as informações e coloca-las em um mapa para auxiliar na resolução do problema, essas informações coletada por telefone ainda era alimentada uma planilha diariamente para formatação do roteiro de campo para as equipes (anexo 3) de rua para verificar as informações. Após essa verificação foi emitido a ordem de serviço (anexo 4) para executar os mesmo por dia era programado em torno de vinte ordem (anexo 5) as equipes realizavam 15% dos serviços essas informações eram colocadas em uma outra planilha (anexo 6) o preenchimento desta planilha de serviços executados de vazamentos ou estoura mento nas ruas, com isso era preenchido uma outra planilha de boletim de medição chamada de orçamento (anexo 7) da empresa que a partir daí as empresas terceirizadas eram pagas pelo serviço prestado à Compesa. 
VISITAS TÉCNICAS
 As atividades técnicas realizadas no estagio ao longo ano realizadas na Rua Belmiro correia no centro de Camaragibe troca de uma tubulação de 600 mm (anexos 8 ,9,10,11,12,13,14 e 15) em frente ao supermercado todo dia e na ,Rua ,Araponga localizada na periferia da cidade um reparo na rede de 600 mm (anexos 16,17,18,19,20 e 21) 
ANEXOS 1 E 2
Programa GSAN 
ANEXO 3 
Planilha de roteiro para equipe de campo
ANEXO 4
Emissão de ordem de serviços para fim de verificação com as equipes em campo
ANEXO 5
Verificação das instalações dos ramais na rede de distribuição de água realizadas pelas as equipes na rua.
ANEXO 6
Planilha de controle de vazamento (aprovando e reprovando ou encerrados e executados) os serviços pelas equipes para fins de alimentar o boletim de medição. 
ANEXO 7
 
Planilha de Boletim de Medição (orçamento das obras feitas em campo pelas equipes)
ANEXOS 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 E 15
Obra realizada na Rua Belmiro Correia no cento de Camaragibe troca de uma tubulação de 600 mm