Buscar

EXERCICIO 3- Programacao do Treinamento

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO
 ESTÁCIO DO CEARÁ
DISCIPLINA: Práticas de RH I
PROFE
SSORA: Talitta Saboya
 ATIVIDADE ESTRUTURADA – EXERCÍCIO 03 – PROGRAMAÇÃO DE T&D 
Atualmente, a busca por mudanças inovadoras pelas empresas do mercado globalizado, incentivada pela competitividade, faz com que as mesmas se disponham a investir em técnicas e metodologias que possibilitem a redução de perdas e desperdícios em suas atividades, criando oportunidades de redução de custos e melhorias no impacto ambiental gerado por seus resíduos.
Uma empresa do segmento de embalagens plásticas, INDPLAST, localizada no Rio Grande do Sul, atende ao mercado interno e possui em torno de 300 funcionários. Produz uma extensa linha de produtos, destacando-se: baldes, bobonas, frascos, potes e tampas a base de polietileno, que são obtidos por meio de processos de moldagem por injeção ou sopro. Diante da pressão do mercado comprador, a organização criou um planejamento estratégico, com o objetivo de incorporar a dimensão SUSTENTABILIDADE em todos os seus processos, tendo em vista que os seus clientes estão exigindo a certificação sustentável para a compra de seus produtos. 
Assim ficou definida sua missão, visão e valores:
Visão: Ser referência em embalagens plásticas no mercado pela qualidade e inovação em seus produtos com responsabilidade socioambiental. 	 
Missão: Produzir e comercializar embalagens plásticas com segurança e excelência, garantindo a sustentabilidade dos negócios e satisfação dos clientes. 	 	 
Valores: Ética, Satisfação dos clientes, Foco nos resultados, Trabalho em equipe, Excelência nos processos e produtos, Responsabilidade socioambiental.
Para tornar realidade a dimensão de Responsabilidade socioambiental dentro da empresa, foi escolhida para implantação, a metodologia de práticas de Produção Mais Limpa, em conformidade com o Guia de Produção Mais Limpa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). As primeiras quatro grandes tarefas para a implantação da metodologia de Produção Mais Limpa é assegurar o comprometimento da direção da empresa, sensibilizar os funcionários com relação às vantagens das práticas de produção mais limpa, formação de um ECOTIME responsável pelo levantamento de dados de produção da indústria, e apresentação da metodologia de Produção Mais Limpa. 
A metodologia Produção Mais Limpa foi desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente, com o objetivo de ajudar os empresários a repensar a geração de resíduos em suas empresas, mostrando como identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo. Em seguida, ensina a avaliar as matérias-primas, água e energia consumidas e a montar balanços de massa e de energia, nos quais os custos das matérias-primas e insumos são relacionados aos custos dos resíduos gerados, demonstrando quais benefícios podem ser gerados para o meio ambiente e quais os ganhos econômicos que a empresa pode obter, contribuindo para a economia de recursos naturais e para a melhoria da imagem e o aumento de competitividade, pois todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro. 
Para o Diagnóstico das condições operacionais pelo ECOTIME, foram criados indicadores ambientais para análise dos dados relativos ao consumo de água, energia elétrica, e quantidade de resíduo gerado. A empresa possui duas grandes áreas produtivas, a área de moldagem por injeção, e a área de moldagem por sopro. O diagnóstico revelou que a área de produção com maior consumo de energia e água, e geração de resíduos era a área de moldagem por injeção. 
Com relação à mão de obra foi constatado: dificuldade de controle operacional devido à velocidade e a quantidade de produto, falta de conhecimento do operador sobre a máquina, centralização das atividades de regulagem no preparador de máquina, além de ausência de atividades rotineiras de controle, embalagem e identificação dos produtos, pois em muitos casos, não é possível interferir no processo em caso de necessidade.
Diante desse contexto, ao mesmo tempo que a organização busca se profissionalizar, adotando um planejamento estratégico e um novo modelo de produção, o RH tem o desafio de implementar um modelo de gestão por competências com planos de treinamento que auxiliem a empresa a sensibilizar e preparar os colaboradores para a mudança. A área de Treinamento e Desenvolvimento iniciou o processo de Levantamento de Necessidades de Treinamento. 
Era necessário identificar quais são as competências a serem desenvolvidas pelos colaboradores, em prol de seu melhor desempenho e adaptação às práticas de produção mais limpa e a política de sustentabilidade da empresa. Uma das funções principais a ser focada pelo programa de treinamento é a de operador de máquina injetora de plástico, que possui formação técnica de ensino médio, e sua atribuição é manejar dispositivos de controle e comando, moldar produtos de plástico por meio da máquina, e realizar inspeção visual, conferindo peças e trocando moldes.
 A partir das informações acima, foram mapeadas as competências necessárias para o operador de máquina injetora, considerando que a área de injeção é a que traz mais prejuízo ao meio ambiente e à empresa, pelo desperdício de consumo de água e energia, bem como pela geração de resíduos. O quadro a seguir apresenta os resultados desse levantamento:
	OPERADOR DE MÁQUINA INJETORA - COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS 
	Habilidades
	1. Moldar produtos de plástico por meio da máquina, manejando os dispositivos de controle e comando com segurança e aproveitamento total da matéria-prima.
	
	2. Realizar inspeção visual, conferindo peças e trocando moldes, primando pela excelência do processo e do produto
	
	3. Identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo
	
	4.Controlar o consumo de água e energia no decorrer do processo produtivo, visando a redução do consumo
	
	5. Efetuar a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, objetivando sua limpeza e conservação
	
	Conhecimentos
	Controle da Qualidade e emissão de relatórios
	Conhecimentos básicos sobre Materiais Plásticos 
	Máquinas injetoras: características construtivas, funcionamento, recursos, programação de Clipes, e otimização do uso
	Moldes de injeção: características construtivas, manutenção, controle térmico e especificação.
	Normas de segurança
	Educação ambiental
	Características Comportamentais
	Comportamento Ético: capacidade de agir com integridade e transparência, priorizando a honestidade e a verdade nas interações pessoais e profissionais
	Consciência ambiental: mover-se da conscientização ambiental para a ação em prol da preservação do meio ambiente
	Espírito de equipe: capacidade de cooperar, colaborar, ajudar a equipe onde for necessário, para que os objetivos conjuntos sejam alcançados 
	Foco em resultados: capacidade para conduzir os processos direcionando para atingir os resultados esperados
	Inovação: capacidade de visualizar novas ideias e estratégias que agregam valor aos resultados
	Flexibilidade: capacidade de se relacionar com diferentes pessoas, trabalhar com diversas atividades, mudar estratégias e tentar novas possibilidades para atingir resultados.
Atualmente, a empresa trabalha com 160 operadores de máquina injetora, sendo que 30 foram recentemente admitidos na organização, 75 trabalham há dois anos na empresa e 55 acima de 5 anos. Há dois anos a organização renovou seu maquinário e equipamentos. 
No Rio Grande do Sul, apenas o SENAI oferece capacitação para manuseio de máquinas injetoras de tecnologia mais recente, a um custo de R$ 608,00 por indivíduo, sendo que para as empresas o valor do curso tem um desconto de 30%. O curso intitula-se “Especialização Profissional para Preparador e Regulador de Injetoras para Plástico”, abordando os seguintes tópicos: Materiais Plásticos, Moldes para Injeção, Máquinas injetoras, Processo de injeção.
O Setor de RH elaborou um Formuláriode Diagnóstico de Necessidades de Capacitação para avaliar a condição de todos operadores de máquina injetora da empresa, quanto às competências relativas às habilidades. Foram obtidos os seguintes resultados:
- 60% do total dos colaboradores afirmou dominar “pouco” a competência “Moldar produtos de plástico por meio da máquina, manejando os dispositivos de controle e comando com segurança e aproveitamento total da matéria-prima”, contra 25% que afirmou dominar medianamente e 15% “dominar muito”.
- 74% dos colaboradores afirma dominar muito a competência “Realizar inspeção visual, conferindo peças e trocando moldes, primando pela excelência do processo e do produto”, enquanto 26% afirma dominar “medianamente”.
- 85% dos colaboradores afirmou dominar “pouco” a competência “Efetuar a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, objetivando sua limpeza e conservação”, contra 15% que afirmou dominar medianamente a competência.
- 65% dos colaboradores afirmam dominar “medianamente” a competência “Controlar o consumo de água e energia no decorrer do processo produtivo, visando a redução do consumo”, enquanto 25% afirmam dominar “pouco” e 10% afirmou não dominar.
A partir da análise do negócio (nível organizacional), departamental (unidade de injeção é a de maior consumo de água, energia e geração de resíduos), e operacional (conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cargo), acima discutidas, apresente na tabela a seguir as prioridades de treinamento
 Para o operador de máquina injetora de plástico:
	Treinamentos imediatos
		Moldagens de produtos de plástico
	Manutenção dos equipamentos preventiva e corretiva
	Treinamentos a médio prazo
	Controle de recursos hídricos e energéticos
	Controle de qualidade
	Treinamentos a longo prazo
	Curso de Segurança no trabalho
	Curso de trabalho em equipe
	Whorkshop cultura de inovação
	Educação Ambiental
O Senai, além de oferecer cursos técnicos para o manuseio das máquinas injetoras, também apoia as empresas por meio das seguintes capacitações:
- Whorkshop Cultura de Inovação: tem como objetivo sensibilizar líderes e colaboradores sobre a importância da inovação e criatividade no ambiente de trabalho, estimulando o potencial criativo dos participantes. Além disso, visa apoiar o processo interno da empresa para a geração e transformação de ideias em soluções inovadoras, assegurando que os esforços se transformem em ganhos de lucratividade e sustentabilidade para a empresa.
- Cursos na área de educação ambiental: gerenciamento de resíduos sólidos (30h), Interpretando A Norma Nbr Iso 14001 (20h), entre outros;
- Segurança no trabalho: propõe práticas sustentáveis e de prevenção, pois a falta de gestão nesse assunto acarreta desperdícios de recursos materiais e humanos.
A partir do Levantamento de Necessidades de Treinamento acima descrito, elabore o plano de ação de Treinamento e Desenvolvimento:
	PLANO DE AÇÃO – Empresa INDPLAST
	O que
	Quando
	Quem
	Por que
	Onde
	Como
	Quanto
	
Moldagens de produtos de plástico
INDPLAST – PRODUTOS DE PLÁSTICO
	
DURANTE OS DIAS 08 a 11 DE junho DE 2015, no 
Horários: De segunda a sexta. De 08h as 12h e das 14h às 18h. 
	
OPERADORES DE MÁQUINA INJETORA 160 operadores
Duas turmas por dia de 32 operadores cada.
	
A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES NO PROCESSO DE MANIPULAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INJETORAS RECENTEMENTE ADQUIRIDAS PELA EMPRESA.
	
AUDITÓRIO DA EMPRESA (EXPOSIÇÃO TEÓRICA)
NA ÁREA DE INJEÇÃO (EXPOSIÇÃO PRÁTICA)
	
O TREINAMENTO SE DARÁ SEMPRE PELO PERÍODO DA TARDE DURANTE OS DIAS 08 E 11 DE JUNHO DE 2015, DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA E SEMPRE NO HORÁRIO DAS
08h as 12 e das14h as 18h
	
CURSO SENAI: 160 INCRIÇÕES TOTALIZANDO R$ $ 676.096$
VALOR TOTAL EM UM MEIS R$$ 2,028,288$
REFERÊNCIAS: 
BRANDÃO, Hugo Pena. Mapeamento de competências: métodos, técnicas e aplicações em gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2012.
BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: processos e operações. São Paulo: Pearson Education, 2013.
DIAS, Sidnei Lopes; LENZ, Denise Maria. Estratégia de Produção Mais Limpa em uma indústria. Química industrial, v.17, n. 116, p.40-46, set. Out. 2007.
CHAVES, Amanda Cezar de Castro; SILVA, Frederico Fonseca da. Desenvolvimento sustentável com ênfase na produção limpa: estudo sobre as construtoras de Maringá. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v. 1, n.3, p. 345-356, set. /dez. 2008.
RABAGLIO, Maria Odete. Gestão por competências. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark editora, 2013.
Construção do desenho do treinamento 
“Operadores de maquinas” 
 
 
 
Empresa: INDPLAST 
Curso: Moldagens de produtos de plástico – Treinamento Imediato. 
Público – alvo: 160 Operadores de maquinas. 
Objetivo: Alcançar a especialização dos profissionais para suprir as necessidades da empresa. 	 Tópicos do curso: Materiais Plásticos, Moldes de Injeção, maquinas injetoras, Processo de injeção. 
Local do treinamento: Externo – Senai. 
Metodologia: Coletivo -Quatro turmas por dia de 32 operadores cada– Presencial. 
Tipo de Treinamento: Operacional – Técnico 
Competências a serem desenvolvidas: Habilidades (Moldar produtos de plástico por meio da máquina, manejando os dispositivos de controle e comando com segurança e aproveitando total da matéria prima.) E Conhecimentos (Moldes de injeção: características construtivas, manutenção, controle térmico e especificação.). 
 
 
Metodologia: Serão divididos em dois grupos em turnos manhã e tarde, conforme tabela em anexo. 
 
	Turma 
	Turno 
	Quantidade de Operadores 
	Horário 
	A 
	Manhã 
	32
	Das 08h as 12 
	B 
	Manhã 
	32
	Das 08h as 12 
	A 
	Tarde 
	32
	Das 14h as 18 
	B 
	Tarde 
	32
	Das 14h as 18 
 
Cronograma: 
 
Período: 1 SEMANA 
Data: 08/07/2015
Horários: De segunda a sexta. De 08h as 12h e das 14 às 18. 
Carga horaria: 88h aula. 
Recursos Necessários 
	Recursos 
	Itens 
	Recursos Financeiros 
	Coffee Break, 1 passagem extra, curso no Senai (R$ 420,00) período 
	Recursos Físicos 
	Sala Multimídia; Pátio coberto; Quadro; Maquinário industrial, Lista de presença; crachás; apostilas; canetas. 
	Recursos Tecnológicos 
	Recursos de Multimídia 
	Recursos de treinamento 
	Profissional do treinamento 
 
Obs.: Sobre o transporte, a empresa somente disponibilizará de mais uma passagem extra para os operadores após o curso, se dirigirem a continuação da carga horário no trabalho. 
Orçamento
	Itens 
	Quantidade 
	Valor individual (4 dias)
	Total 
	Coffee Break 
	160 
	R$ 2,50 
	R$ 1.600,00 
	1 passagem extra 
	160 
	R$ 2,75
	R$ 1.760,00
	Curso Manuseio de maquinas injetoras de tecnologia (Senai) 
	160 
	R$ 608,00 
	R$ 
	Total 
	 
	 
	R$
Modelo de Avaliação de Reação
Modelo de Avaliação de reação 
 
 
	Empresa: INDPLAST – Questionário de avaliação 
 
Solicitamos a sua colaboração nesta avaliação, muito importante para o planejamento didático e para aperfeiçoamento do treinamento. 
 
	Atividade/Curso: Moldagem de produtos de plásticos. Ministrado por: Senai 
	Período: De 08 a 11 DE junho DE 2015
	Carga Horária: 88 horas 
 
Marque com um “X” ao lado de cada item descrito, sob o número que mais se aproxima de seu julgamento, de acordo com a seguinte legenda: 
 
	1 – Excelente 
	2 – Bom 
	3 – Regular 
	4 – Ruim 
	5 – Péssimo 
 
Conteúdo / Programa 
	 
	1 
	2 
	3 
	4 
	5 
	a) adequação do conteúdo do programa 
	 
	 
	 
	 
	 
	b) aplicabilidade do conteúdo à realidade profissional 
	 
	 
	 
	 
	 
	c) Equilíbrio a teoria e a prática 
	 
	 
	 
	 
	 
	d) Nível de obtenção de novos conhecimentos 
	 
	 
	 
	 
	 
Atuação do Instrutor / Palestrante 
	 
	1 
	2 
	3 
	4 
	5 
	a) Conhecimentos do assunto tratado 
	 
	 
	 
	 
	 
	b) didática utilizadac) Facilidade e objetividade na comunicação 
	 
	 
	 
	 
	 
	d) Verificação da assimilação dos assuntos pelos participantes 
	 
	 
	 
	 
	 
	e) Apresentação de aplicações práticas dos assuntos tratados 
	 
	 
	 
	 
	 
 
Infra- Estrutura e Logística: 
	 
	1 
	2 
	3 
	4 
	5 
	a) Adequação das instalações e equipamentos 
	 
	 
	 
	 
	 
	b) Salas de Aulas 
	 
	 
	 
	 
	 
	c) Carga Horária 
	 
	 
	 
	 
	 
 
Atuação dos Participantes: 
	 
	1 
	2 
	3 
	4 
	5 
	a) Facilidade de entendimento dos assuntos abordados 
	 
	 
	 
	 
	 
	b) Relação com os outros participantes 
	 
	 
	 
	 
	 
	c) considero a minha participação 
	 
	 
	 
	 
	 
	d) Relação com os Instrutores 
	 
	 
	 
	 
	 
5. Quais foram os pontos fortes e fracos desta atividade?
	Pontos Fortes 
	Pontos Fracos 
	As expectativas foram atendidas 
	Distância do local do curso a empresa 
	Bom entendimento do assunto abordado 
	 
 
Obs.: Entregar o formulário preenchido para o Secretário da Comissão de Qualidade (Leo/AUP), após a realização do curso.
Construção do desenho de Treinamento
“Integração”
 
 
Objetivo: Apresentar a estrutura física da empresa, missão, visão, a organização para fazer com que o empregado se adapte o mais rápido possível para dar bons resultados. 
 
Público Alvo: Funcionários recém-admitidos (20 pessoas) 
Definição dos facilitadores: Será ministrado pelo Rh, com participação final do gestor imediato de cada área que precisará de treinamento. 
Conteúdo programático: História da organização, política da empresa, segurança no trabalho, objetivos da empresa e funções que serão desenvolvidas, visita. 
 
Metodologia: Coletivo 
Cronograma: No período de integração, na manhã a parte teórica, a tarde a parte física. 
	Manhã 
	08h00 – Coffee Break 
	08h30 – História da organização 
	09h00 – Política da empresa 
	09h30 – Intervalo Coffee Break 
	10h00 – Objetivos da empresa 
	12h00 – Almoço 
	Tarde 
	14h00 – Segurança no trabalho 
	16h00 – Funções que serão desenvolvidas 
	17h00 – Visita pelas instalações 
	17h45 – Gestor imediato dará as boas-vindas aos novos colaboradores 
	18h00 – Final do treinamento 
 
Carga horaria: 8 horas 
Logística: Espaços – Salas de treinamento e os respectivos- e recursos matérias 
Orçamento: 
	Itens 
	Quantidade 
	Valor individual (22 dias) 
	Total 
	Coffee Break (2/pessoa) 
	40 
	R$ 5,00 
	R$ 200,00 
	1 Almoço 
	20 
	R$ 9,50 
	R$ 190,00 
	Cartilha 
	20 
	R$ 1,90 
	R$ 38,00 
	Canetas, papeis 
	20 
	R$ 1,40 
	R$ 28,00 
	Total 
	 
	 
	R$ 456,00 
Construção do desenho de Treinamento
“Gestores”
 
 
 
Objetivo: Direcionar os gestores a realizarem entrevistas de forma coerente e concisa, afim de contratar os melhores candidatos para a organização. 
 
Público Alvo: Gestores e supervisores. 
 
Definição dos facilitadores: Será ministrado pelo Rh 
 
Conteúdo programático: Entrevista por competência (Comportamental e técnica), comportamentos e atitudes adequadas na entrevista. 
 
Metodologia: Coletivo
Cronograma: Curso ministrado no período integral. Conforme anexo 
Período: 1 dia 
Data: 29/05/2015 
Horários: 08 às 18hs. 
Carga horaria: 8 horas aula. 
 
	 	 	 
	08h00 – Entrevista por competência Comportamental 
	09h30 – Coffee Break 
	10h00 – Continuação de entrevista por competência comportamental 
	12h00 – Intervalo- Almoço 
	Tarde 
	14h00 – Entrevista por competência técnica 
	16h00 – Comportamentos e atitudes adequadas (Com ser um bom líder) 
	16h30 – Coffee Break 
	17h00 – Retorno aos comportamentos e atitudes adequadas. 
	18h00 – Final do treinamento 
 
Recursos necessários: 
	Recursos 
	Itens 
	Recursos Financeiros 
	Coffee Break, (R$ 15,00 por gestor treinado) 
	Recursos Físicos 
	Sala Multimídia; Pátio coberto; Quadro; Lista de presença; crachás; apostilas; canetas. 
	Recursos Tecnológicos 
	Recursos de Multimídia 
	Recursos de treinamento 
	Profissional do treinamento 
Orçamentos: Baseado em um treinamento para dez gestores. 
 
	Itens 
	Quantidade 
	Valor individual 
	Total 
	Coffee Break 
	10 
	R$ 15,00 
	R$ 150,00 
	Cartilha 
	10 
	R$ 1,90 
	R$ 19,00 
	Canetas, papeis 
	10 
	R$ 1,40 
	R$ 14,00 
	Total 
	 
	 
	R$ 183,00 
 
	PESQUISA PRÁTICA 
	Faculdade: Centro Universitário Estácio do Ceará 	 Curso: Gestão de Recursos Humanos 
Disciplina: Práticas de RH I Prof.ª: Talitta Saboya 
Aluna: Ana Ketyla de Oliveira Lima matricula: 201408106116 
 
	PESQUISA PRÁTICA 
	Faculdade: Centro Universitário Estácio do Ceará 	 Curso: Gestão de Recursos Humanos 
Disciplina: Práticas de RH I Prof.ª: Talitta Saboya 
Aluna: Ana Ketyla de Oliveira Lima . Matricula: 201408106116

Outros materiais