Buscar

Sedentarismo e Obesidade na Adolescência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Sedentarismo, Adolescência,
Obesidade.
*
*
O presente trabalho objetiva mostrar a forte relação entre o sedentarismo e o grave risco á saúde de adolescentes obesos. O estudo revela que a adoção de um estilo de vida pouco saudável com redução de atividade física e aumento de práticas sedentárias está intensamente ligada com o desenvolvimento e mantimento da obesidade nos adolescentes.
Isabel Cristina
Maria Aparecida
Maria da Penha
Marinete Ribeiro
Naiara Baum
Raquel da Silva
*
*
Sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. 
O sedentarismo e a substituição de alimentos in natura por produtos industrializados e processados, muitas vezes mais calóricos, podem acarretar excesso de peso e carência nutricional.
Hoje o sedentarismo é considerado como um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.
No Brasil o numero de sedentarismo segundo OMS: 83,6% da população.
*
*
Obesidade é definida pelo índice de massa corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metro) que se chega ao resultado se o indivíduo esta dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do peso determinado pelo ministério da saúde. 
A obesidade é o resultado do acúmulo de gordura no corpo causado por um consumo exagerado de alimentos superior ao gasto energético.
Obesidade é uma doença crônica multifatorial, e a prevalência no grupo de adolescente vem aumentando com proporções preocupantes.
*
*
A adolescência é o período de transição, da infância para a fase adulta, segundo a Organização Mundial da Saúde ocorre no período entre 10 e 19 anos caracterizado por transformações biopsicossociais, palavra derivada do verbo “adolescere” que significa crescer até a maturidade.
 Porém para o estatuto da criança e do adolescente é dos 12 aos 18 anos.
*
*
Deve-se estimular a atividade física espontânea, a criança deve ser motivada a manter-se ativa, e essa prática deve ser incorporada por toda a família de forma criativa.
Muitas doenças como obesidade, hipertensão e dislipidemias tem mostrado ter um elo significativo com hábitos e padrões alimentares durante a fase de desenvolvimento da criança. 
Quando as crianças são obrigadas a comer tudo o que é servido, elas não conseguem demonstrar o quanto já está satisfeitas.
O Ministério da Saúde recomenda três refeições diárias e dois lanches, com três a cinco porções de legumes e três de frutas todos os dias.
*
*
Causas:
Desequilíbrio no balanço energético;
Alimentação não balanceada;
Falta de atividade física;
Tendência genética;
Estilo de vida;
Insatisfação, estresse e depressão.
*
*
O sedentarismo é um fator muito importante para o aumento da obesidade e das suas implicações, há maior possibilidade de uma pessoa sedentária exibir outros fatores de risco para doenças cardiovasculares. Exemplo: Mais tecnologia, menos movimento, a substituição do trabalho manual, o uso constante do automóvel, a televisão como símbolo máximo do lazer doméstico, auxiliada por um confortável sofá, estão entre as principais causas do sedentarismo, um problema que atinge cada vez mais pessoas. O sedentário, por definição, não gosta de atividades físicas. A decorrência quase natural é a obesidade, auxiliada por hábitos alimentares irregulares, entre outros problemas graves de saúde.
*
*
*
*
A atividade esportiva não é recomendada de forma imediata para quem está há muito tempo nesse tipo de vida. Já uma caminhada diária, de pelo menos 30 minutos, ajuda a reduzir os riscos de doenças provocadas pela falta de atividade, como as do coração, além de desânimo, depressão e problemas de coluna e articulações. O ideal é desligar a TV e começar com uma caminhada leve, visitar os amigos, levar o cachorro para passear. 
Em seguida, mudar os hábitos alimentares, trocando as gorduras e refrigerantes por frutas, verduras e legumes. O organismo vai sentir imediatamente a melhora no padrão de vida, a barriga vai diminuir, e a cabeça também vai ficar mais leve.
*
*
*
*
Fora observado que uma parcela significativa de adolescentes obesos é sedentários devido ao crescente aumento tecnológico e as facilidades cotidianas que proporcionam a esses adolescentes, comodidade e menor esforço físico. 
Agravando ainda mais essa condição se alimentam de comidas industrializadas e ricas em guloseimas. 
Considerando que o mau desta geração, e que boa parte da civilização se enquadra nos padrões sociais o qual tem se destacado o sedentarismo e diversos fatores relacionados à saúde, é importante nosso olhar perante o cotidiano norteando melhoras que podem ser alcançadas e estimular nossos adolescentes, assim promovendo sua vida de modo saudável, papel esse de todo cidadão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais