Buscar

Simulados ensino clinico CENTRO CIRURGICO teórico 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulados clinico V teórico 2015.2
1- Toda sala cirúrgica deve ter o abastecimento de gases. Assinale a alternativa correta:
R: Oxigênio, ar comprimido, vácuo e óxido nitroso
2- O pré-operatório mediato é definido como o período que:
R: Se inicia no momento da descoberta da necessidade de realização da intervenção cirúrgica até 24 horas antes da cirurgia.
3- Constituem-se em exemplos de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais:
R: Artroscopia e miringotomia.
4- Sobre as atribuições do circulante de sala de operações, marque a opção falsa:
R: circulante de sala não realiza a contagem e pesagem de gazes e compressas, visto que é uma atribuição do exclusivamente do instrumentador cirúrgico.
5- O bisturi elétrico é um parelho que produz no corpo humano os seguintes efeitos:
R: Eletrodissecção e eletrocoagulação
6- Ao receber um paciente no centro cirúrgico você identifica que a cirurgia a qual será submetido é de remoção do estreitamento do prepúcio, pera liberação da glande. Esta cirurgia recebe o nome de:
R: postectomia
7- Conforme o anexo 01 Competências da portaria n° 2616/ MS/GM, de 12 de maio de 1998, cabe à autoridade máxima da instituição:
R: Fomentar a educação e o treinamento de todo pessoal hospitalar.
8- Temos como conceito de cirurgia de emergência:
R: O paciente deve ser operado imediatamente, pois o distúrbio que o acomete ameaça a vida.
9- O funcionário que desempenha suas atribuições no centro cirúrgico, normalmente se difere dos profissionais das demais unidades devido o ambiente fechado e o tipo de serviço. Conforme os requisitos básicos, para definirmos o perfil do funcionário para o centro cirúrgico, assinale a alternativa correta:
R: Ter boa higiene, postura, ser organizado, ter segurança nas ações e possuir conhecimento técnico cientifico satisfatório na área de centro cirúrgico e sobre infecção hospitalar;
10- A cesariana é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta riscos maternos e fetais. A sala cirúrgica deve estar preparada para atender a gestante e o RN (recém-nascido) com segurança. A medida de prevenção adequada para minimizar os riscos de infecção hospitalar realizada pela enfermagem em gestantes é:
R: Contribuir com ambiente e artigos seguros para a realização do ato cirúrgico.
11- A RDC n0. 50/2002 reconhece que há características ambientais dos Estabelecimentos de Saúde que auxiliam nas estratégias contra transmissões de infecções hospitalares e estas se referem a localização do estabelecimento e ao zoneamento de seus ambientes funcionais, segundo sua sensibilidade de risco de transmissão. De acordo com o risco de contaminação, os ambientes hospitalares são classificados em três áreas: irrestrita, semi-restrita e restrita. Na área em que máscaras são exigidas, além da roupa privativa de Centro Cirúrgico; as técnicas de assepsia devem ser rigorosamente controladas e utilizadas, evitando contaminação do ambiente, denomina-se:
R: Restrita
12- O centro cirúrgico tem como características ideais para seu funcionamento: I- Ter uma dimensão ideal, materiais e equipamentos para o bom funcionamento das salas de cirurgia; II- Estabelecimento de correto fluxo de paciente, pessoal e material; III Número adequado de pessoal para desenvolver atividades a serem executadas; IV Exclusão de contaminação e separação de áreas limpas das contaminadas; V- Manter uma sala para cirurgias de emergência com 30 m2 e uma sala de cirurgia de traumas com 36 m2. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
R: Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras;
13- Conforme o anexo 01 Competências da portaria n° 2616/ MS/GM, de 12 de maio de 1998, cabe à autoridade máxima da instituição:
R: Fomentar a educação e o treinamento de todo pessoal hospitalar.
14- A infecção cirúrgica com colocação de prótese é aquela que apresenta algumas características específicas, tais como drenagem purulenta da incisão e cultura positiva de secreção, e que se manifesta em até:
R: Até 2 anos após a cirurgia.

Outros materiais