Buscar

AV DE PLANEJAMENTO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  » PLANEJAMENTO ESCOLAR
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2015 17:51:32
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201401524728)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A diretora da escola pública em que você trabalha foi orientada pelo órgão central a reformular o Projeto Plítico Pedagógico da escola utilizando-se do planejamento participativo. Muito preocupada com a reação de sua equipe e o diálogo entre eles e os demais funcionários da escola, ela realizou uma reunião com os professores e com base nas idéias de Padilha no livro "Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico",  propos a seguinte situação:
Lendo o trecho abaixo apresente 3 argumentos que nos ajudem a sensibilizar a todos para a participação na reformulação de nosso projeto político pedagógico.
"A atividade de planejar a atividade educativa não se restringe à reflexão a respeito dos problemas educacionais. Ela implica uma visão e análise amplas de mundo e da sociedade. É necessário resgatar também a dimensão pedagógica do planejamento como uma atividade que propicia a aglutinação em torno da escola, dos diferentes segmentos escolares, superando a prática taylorista de planejamento segundo a qual quem planeja não executa, quem decide não faz e quem faz não decide" (Padilha, 2001. Cortez, p. 67).
		
	
Resposta: A participação na elaboraçõa do PPP não deve somente restringir aos coordenadores, gestores e professores, é necessário que todos da comunidade se envolvão na elaboração para que seja compartilhado todas as necessidades e realidades daquela comunidade. Vai desde o servente, dos pais, professores... até aos diretores. O Projeto político pedagógico deverá assim ser feito para que todos os atores compreendão e sintão-se importantes e dêem o valor de fato, que acreditem na proposta e percebão a sua funcionalidade.
	
Gabarito: Ressaltar o valor da participação ampla e democrática para a construção da identidade da escola e valorização da cultura da comunidade onde a escola se insere. O projeto quando é feito com a participação de todos permite a realização das ações previstas para a transformação da realidade e melhoria das condições de ensino. O planejamento deve ser voltado para as necessidades pedagógicas e não apenas administrativas da escola. A aprendizagem do aluno deve ser considerada como essencial ao trabalho de todos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Deveria ressaltar o valor da participação ampla e democrática para a construção da identidade da escola e valorização da cultura da comunidade onde a escola se insere. O projeto quando é feito com a participação de todos permite a realização das ações previstas para a transformação da realidade e melhoria das condições de ensino. O planejamento deve ser voltado para as necessidades pedagógicas e não apenas administrativas da escola. A aprendizagem do aluno deve ser considerada como essencial ao trabalho de todos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401675687)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O projeto de ensino e aprendizagem além de ser um dos níveis do planejamento escolar, abrange dois planos. a) Identifique os planos que compõem o projeto de ensino e aprendizagem b) Justifique a relação do projeto de ensino e aprendizagem com o PPPE.
		
	
Resposta: a)Marco referencial. b) Marco situacional, doutrinal e operativo.
	
Gabarito: a) O plano de ensino e plano de aula. b) Ele precisa ser considerado, concebido e elaborado em permanente diálogo com o Projeto Politicopedagógico, ambos devem se orientar pelos mesmos fins e princípios. a) O plano de ensino e plano de aula. b) Ele precisa ser considerado, concebido e elaborado em permanente diálogo com o Projeto Politicopedagógico, ambos devem se orientar pelos mesmos fins e princípios.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a) O plano de ensino e plano de aula. b) Ele precisa ser considerado, concebido e elaborado em permanente diálogo com o Projeto Politico pedagógico, ambos devem se orientar pelos mesmos fins e princípios. a) O plano de ensino e plano de aula. b) Ele precisa ser considerado, concebido e elaborado em permanente diálogo com o Projeto Politico pedagógico, ambos devem se orientar pelos mesmos fins e princípios.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401678066)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a resposta certa: Podemos afirmar que o Planejamento Escolar ou Político Pedagógico é o mesmo que:
		
	
	Componentes curriculares.
	 
	Planejamento do sistema de educação.
	
	Planejamento de ensino-aprendizagem.
	 
	Projeto educativo da instituição.
	
	Plano de curso.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402147505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento escolar precisa ser compreendido como possibilidade de explicitação e de resgate da intencionalidade das atividades e ações dentro da escola. Dessa forma ele exerce influência fundamental, marque a resposta certa:
		
	
	Na estrutura organizacional da região.
	 
	Na forma com que o professor organiza suas atividades e ações educativo-pedagógicas.
	
	Na compreensão do desenvolvimento infantil.
	
	Na forma como a cidade organiza suas eleições para o legislativo.
	
	No desenvolvimento das políticas no sistema.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401518570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual modelo de planejamento parte do pressuposto da corresponsabilidade na tomada e na execução das decisões?
		
	
	Planejamento Estratégico
	
	Planejamento Administrativo
	 
	Planejamento Participativo
	
	Planejamento Operacional
	
	Planejamento Técnico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401681064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para garantir o bom andamento de sua escola de ensino fundamental, o gestor contratou uma conceituada editora para organizar e publicar uma série de cadernos didáticos contendo os planos de ensino a serem cumpridos ao longo dos períodos escolares. Do ponto de vista da metodologia de planejamento participativo, o procedimento do gestor REDUZIU significativamente a possibilidade de:
		
	
	distribuição de conteúdos ao longo dos anos escolares.
	
	padronização de conteúdos e recursos didáticos.
	
	priorização dos aspectos técnicos editoriais.
	 
	engajamento dos docentes na construção dos planos de ensino.
	
	facilitação do processo de controle da aplicação dos planos de ensino.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401524713)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em uma primeira reunião para a elaboração da proposta pedagógica da escola a discussão foi iniciada pela análise do texto "A Ação do Médico Esclarece o Planejamento" (Gandin, 1994). Cada professor deveria apontar a razão do autor ter comparado o planejamento com o trabalho de um médico. Várias foram as contribuições apresentadas. Segundo a sua acepção, qual seria a contribuição correta? 
		
	
	o planejamento deve ser criterioso e revestido de burocracia e de ações predeterminadas, de acordo com as opções existentes;
	
	o planejamento deve identificar as condições existentes com base no conhecimento de quem planeja, independente da base científica;
	 
	no planejamento é preciso situar-se, isto é, dar-se conta do mundo em que a gente se encontra, não se deve improvisar;
	
	o planejamento deve ser feito para atender prioritariamente os problemas imediatos encontrados na escola.
	 
	o planejamento deve levar em conta a realidade e ser embasado em um conjunto de opções com fundamentação teórica, com critérios;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401649307)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A equipe da escola que vai orientar a construção do PPP precisa acreditar na proposta, perceber a sua funcionalidade. Estar convicta de que oplano global que está sendo elaborado, pode mesmo apontar os rumos e criar as condições para a sua efetiva realização. Dessa forma, podemos considerar também, como atuação dessa equipe envolvida na construção do PPP:
		
	
	Trabalhar na construção do PPP na escola, na sua dimensão pedagógica mas também política, inclusive, através da articulação dos partidos políticos da região.
	 
	Identificar as necessidades da comunidade no conjunto dos atores e definir, em grupo restrito, a proposta de ação propriamente dita.
	 
	Além de contribuir na organização dos encontros, pode sugerir ajustes no que tange as etapas, pode modificar e até ampliar as perguntas previstas em cada uma delas.
	
	Visitas às empresas locais para oferecer serviços futuros.
	
	Divulgar na escola, na vizinhança, no município, nas mídias locais, etc., os sucessos obtidos na construção do projeto pedagógico da escola.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401649312)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tanto o Marco Referencial quanto o diagnóstico são elementos considerados fundamentais na elaboração da Programação. A Programação, dentro de um plano, pode ser definida como:
		
	 
	Uma proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade da instituição e o que estabelece o Marco Operativo.
	
	A identificação das necessidades da instituição.
	 
	Concretização dos desejos da comunidade associado à definição do marco referencial da escola.
	
	Concretização dos desejos da comunidade.
	
	A proposta de sonhos para alcançar a realidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401612612)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Garantir que o processo de construção da proposta pedagógica da escola envolva a participação de todos os professores de acordo com o Art. 12 da LDB, é responsabilidade da:
		
	
	orientação educacional;
	
	supervisão de ensino;
	 
	gestão do estabelecimento de ensino
	
	secretaria escolar.
	
	coordenação pedagógica;

Outros materiais