Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0365_AV_SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 20
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2015 19:18:53
	
	 1a Questão (Ref.: 201401574144)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Em nossas aulas Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor Pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola. Lembramos que o objeto específico da ação do Supervisor Pedagógico é o processo de ensino e aprendizagem. A abrangência desse processo inclui: currículo, programas, planejamento, avaliação, métodos de ensino e recuperação. Então, responda: a) Das onze ações citadas, escolha uma e apresente aqui: b) Escolha uma dessa áreas de abrangência da atuação do Supervisor e explique como ocorre essa supervisão
		
	
Resposta: ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ENVOLVENDO TODOS OS ATORES DA COMUNIDADE ESCOLAR , FAZER A INTERAÇÃO DA EQUIPE, PROMOVER A EDUCAÇÃO CONTINUADA E BUSCAR A TROCA DE EXPERIÊNCIA INTERAGINDO OS PROFESSORES, FAZER REUNIÕES SEJAM ELAS SEMANAIS, QUINZENAIS...
	
Gabarito: a) 1) Promover um trabalho de coordenação em conexão com a gestão escolar, 2) Realizar um trabalho coletivo, integrado com os atores escolares, 3) Mediar a competência docente, 4) Desvelar a sincronicidade do professor e torna-la consciente, 5) Investir na formação continuada do professor na própria escola, 6) Incentivar práticas curriculares inovadoras, 7) Estabelecer parceria com o aluno: incluí-lo no processo de planejamento do trabalho docente, 8) Criar oportunidades do professor integrar sua pessoa à escola, 9) Procurar atender as necessidades reveladas pelo desejo do professor,10) Estabelecer parceria de trabalho com o professor e 11) Propiciar situações desafiadoras para o professor. b) Resposta relativa à escolha do aluno
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Essa não é responsabilidade somente do Supervisor pedagógico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401663631)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o trecho abaixo e analise a temática abordada. Em seguida, descreva o tema (problema) e faça uma sugestão de procedimento que contribua para a mudança nesse processo: "A qualidade irregular da supervisão e a falta de preparação formal, quer dos coordenadores universitários, quer dos coordenadores das escolas (...)" (Zeichner, 1992, p. 119), têm contribuído para que não haja melhora na qualidade da formação dos profissionais que atuam na escola.
		
	
Resposta: Para que o exposto acima seja de fato sanado é preciso que o coordenador seja um profissional que busque qualificação, procurando envolver-se com a teoria-prática, tendo uma educação significativa e continuada , buscando sempre se atualizar, envolvendo-se e interagindo com outros profissonais trocando experiência.
	
Gabarito:
A falta que um trabalho de formação faz ao Supervisor pedagógico é um fator que interfere grandemente em sua prática. Cada vez mais fica explicitada a necessidade de os profissionais se aprofundarem e estudarem mais e mais, para desenvolverem um trabalho consciente e responsável.A legitimação do papel do Supervisor pedagógico passa por processo de profissionalização com prevalência de uma postura de investigação e descoberta, por isso o Supervisor pedagógico necessita participar de projetos de formação continuada para sua própria formação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401545741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos, portanto, a premissa básica do trabalho da supervisão pedagógica é:
		
	
	Investir no processo de planejamento na escola.
	
	Apontar estratégias para a mediação técnico-pedagógica.
	
	Convocar toda a equipe da escola para a construção do PPP.
	
	Traduzir a consideração pelos sujeitos envolvidos no processo e sua história.
	 
	Trabalhar na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401586498)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com as reformas que acontecem nos Estados, na década de 1920, também ocorre uma mudança que altera a função da supervisão. Essa mudança pode ser observada na afirmativa:
		
	
	A dominância de atribuições burocráticas em detrimento das técnicos-pedagógicas.
	
	O desenvolvimento de ações estratégicas para a ação docente.
	 
	O surgimento da figura do supervisor distinta do diretor e também do inspetor.
	
	O acompanhamento pedagógico passa a ser atribuição do diretor.
	
	O crescimento do índice de reprovação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401526452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Libâneo (1994), o trabalho docente deve ter como referência a prática social, isto é, a realidade social, política, econômica e cultural da qual tanto o professor como os alunos são parte integrante. Nesse contexto, surge a necessidade da presença de um profissional preparado para enfrentar esses desafios junto ao corpo docente e demais segmentos da comunidade: o Supervisor Escolar. Assinale a opção que NÃO condiz com o trabalho do Supervisor que tem um papel político-pedagógico e de liderança no espaço escolar.
		
	
	A Supervisão tem uma grande responsabilidade na coordenação do processo de ensino-aprendizagem, que juntamente com o restante da equipe deve ter maturidade, sensibilidade, um bom referencial teórico e firmeza para conduzir o trabalho junto ao grupo.
	
	O trabalho do Supervisor ganha um maior significado quando construído em conjunto, traçando, metas comuns, na construção diária, relacionando pedagógico e administrativo dentro da instituição escolar.
	
	É necessário que o profissional da supervisão esteja consciente de seu papel, refletindo constantemente sobre seu foco de atuação: a qualificação da ação educativa.
	 
	O Supervisor deve refugiar-se nas atividades burocráticas, trabalhando junto à secretaria e à direção da escola, envolvendo-se na organização de conselhos de classe e reuniões.
	
	É de fundamental importância que o Supervisor Escolar se relacione com o grupo estabelecendo uma relação de confiança.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401573869)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre outros, consideramos os saberes pedagógicos como saberes imprescindíveis a atuação do Supervisor Pedagógico. Eles podem ser identificados, especificamente no (as):
		
	
	Saber fazer e conviver.
	
	Formação inicial e continuada.
	
	Diálogo e controle dos processos.
	
	Falar, ouvir e calar.
	 
	Currículo, atividades didáticas, planejamento e educação continuada de professores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401526350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sônia foi aprovada recentemente em concurso público para o cargo de Supervisora Educacional da prefeitura de Aparecida do Norte. Diante de tantos desafios que o fazer pedagógico cotidiano requer dos supervisores, sabemos que ela terá como função:
		
	
	Identificar os transtornos de aprendizagem que os alunos da escola apresentam e montar uma sala para atendimento terapêutico a fim de ajudá-los, individualmente, com as dificuldades acadêmicas.
	
	Selecionar e organizar conteúdos numa concepção de conhecimento formalizada, linear e fragmentada, baseada numa visão de mundo hegemônica, pois é essa que será cobrada nas avaliações periódicas,como também nas avaliações nacionais do sistema de qualidade.
	 
	Promover oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade.
	
	Realizar sistematicamente a inspeção da educação escolar nos aspectos disciplinares, pois de acordo com os atuais paradigmas que orientama educação pública, todo aluno precisa ter muita disciplina interna para conseguir alcançar boas notas nas avaliações.
	
	Realizar reuniões para apresentar as diretrizes curriculares e os sistemas de avaliação propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, adequando o ensino da escola às demandas das avaliações nacionais para que sejam bem avaliados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402156224)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na década de 90, podemos afirmar que a relação entre o estudo do currículo e a supervisão, experimentou:
		
	 
	Avanço, pois ambas as áreas foram minuciosamente estudadas e estão muito bem.
	
	Declínio, pois ambas as áreas foram abandonadas.
	
	Certo descompasso, os estudos sobre a supervisão avançaram alcançando sua maioridade e os do currículo declinaram.
	 
	Certo descompasso, os estudos sobre o currículo avançaram e os da supervisão declinaram.
	
	Muito sucesso seguido de declínio.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402034077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos observar que as formações propostas pelos sistemas de educação não têm alcançado os resultados esperados e os motivos podem ser, marque a resposta certa:
		
	
	Ausência de impacto nos resultados escolares, análise das causas, novos enfoques e impulso voluntário.
	
	Visão micro e macro das necessidades dos pais e famílias.
	 
	Os planos de formação acabam trabalhando com carências e urgências técnicas, buscando receitas, não dedicando o tempo necessário e não escolhendo formadores competentes.
	
	Elaboração de inúmeros planejamentos.
	
	Necessidade de programas que favoreçam a necessidade da equipe de gestão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402112469)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como podemos definir o diagnóstico no planejamento, marque a resposta certa:
		
	
	Confronto da realidade existente com a realidade almejada.
	 
	Indicação do rumo que se pretende seguir, o horizonte que se busca, o projeto de contribuição da Supervisão Pedagógica às propostas da escola.
	
	A realização do diagnóstico.
	
	É um plano setorial e deve concatenar-se com o plano da escola.
	 
	É a comparação entre e a realidade existente e o ideal de prática supervisora almejada.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes