Buscar

JEITINHO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA JURÍDICA 	
Relacione os conceitos de indivíduo e pessoa com a questão da malandragem e do "sabe com quem está falando"?
O indivíduo, que é o cidadão consciente de sua função na sociedade e da importância das leis para que se tenha ordem e igualdade nas relações sociais, e a pessoa é aquele que consegue sempre burlar as leis, é aquele que sempre vê um modo mais fácil, mais rápido ou até mesmo um meio de se beneficiar das leis, porque o cumprimento da lei para a pessoa representa um transtorno, uma perda de tempo, já que em nosso país, a conotação da lei é:"para os amigos, os favores da lei, para os inimigos os rigores da lei e para os desconhecidos, à lei". A pessoa vai sempre procurar em seu circulo social alguém que possa intermediar, facilitar o contato entre ele e o agente do estado que estará prestando o serviço que ele necessita. Geralmente a pessoa de classe média, classe média baixa e classe baixa, adota postura em relação as normas estabelecidas, onde o "problema não é ser pobre, e sim, ter amigo pobre", ou seja, a partir do momento que se tem conhecimento, as regras e as normas não se aplicam mais, pois esse conhecimento faz surgir a "quebra" de normas sociais, como entrar em fila, facilidade em se conseguir crédito bancário, leito em hospital, etc. o "jeitinho" seria o meio termo entre o certo e o errado, o atalho para viabilizar os anseios daquele que busca um tratamento diferenciado. É o hiato entre a formalidade e a impessoalidade do agente do estado que demonstra seu poder e superioridade tentando despachar a pessoa comum com entraves burocráticos, e a pessoa comum que procura um elo de ligação pessoal para conseguir desburocratizar a sua vida diante do serviço necessitado. 
	Já o "sabe com quem está falando"? é aquele que sendo autoridade, filho de autoridade, mulher de autoridade, toma posse para si do cargo, do estatus social, da renda superior comparado ao agente estatal e se sobrepõe à ele, dizendo que as regras e as normas não se aplicam à ele, pois o mesmo não é um qualquer e merece ser tratado de modo diferenciando, e dessa forma, consegue o que quer pois o tal funcionário do estado, teme ser transferido ou prejudicado de alguma forma em seu serviço.
	A malandragem está justamente ai, ou seja, de se fazer o que tem que ser feito, porém sem se cumprir a risca à lei e o rigor dela, pois tanto a pessoa comum como a autoridade ou parente de autoridade conseguem seu intento, uma de uma forma harmoniosa, apelando para a benevolência do agente estatal, e a outra, de forma autoritária e ameaçadora por parte da autoridade em relação ao agente do estado. Contudo, para aqueles simples mortais, que não conhecem ninguém, surge a figura do despachante, "o padrinho para causas impossíveis", que vai facilitar a vida dos comuns, na garantia de ter realizado seu desejo na prestação do serviço público.
	Segundo o referido autor, a história do jeitinho brasileiro, se confunde com a própria história da colonização do nosso país.
Acadêmico Mauro dos Anjos DIREITO UNICEUMA �PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais

Perguntas Recentes