Buscar

002 Respostas Caso Concreto 109066 - Direito Civil III - CCJ0014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Bacharel em Direito
Direito Civil III – CCJ0014
Prof.ª Eliani Macabu – evmacabu@hotmail.com
Crevelino Pereira França Filho – crevelino.filho@hotmail.com – cel.: (22) 9955-3618
002 Respostas Caso Concreto 109066
Caso Concreto 1
Jovenal, prestador de serviços em Curitiba, após troca de e-mails com informações sobre o serviço (via Internet) com Maria (residente em Colombo, região metropolitana de Curitiba) apresenta-lhe on-line (também via Internet/Messenger) proposta para realizar pintura de sua residência, indicando o preço que cobraria pela empreitada e o material necessário. Responda as questões abaixo:
i.     Pode-se afirmar que houve negociação preliminar? Se afirmativa a resposta, de que forma?
Resposta: Sim, houve negociação preliminar, por meio de prévio contato, Jovenal deu ciência de sua proposta, preço do serviço e as condições necessárias para se realizar o trabalho, registrando a conversa em meio eletrônico, que pode ser visualizada a qualquer tempo, fato que resguarda com mais segurança ambas as partes.
Mesmo sem contrato, existe a responsabilidade extracontratual ou Aquiliana, com base na culpa Art. 186 c/c 827, CC, podendo ocorrer até dano moral. Conduta culposa, dano ou prejuízo e o nexo causal. Cláusula Geral de Responsabilidade Subjetiva.
ii.     A proposta feita on-line por Jovenal vincula? Justifique sua resposta e destaque, em caso afirmativo, o que significaria a obrigatoriedade da oferta.
Resposta: Sim, vincula o proponente, pois gerou expectativa em sua futura cliente, de forma que ela pode vir a se programar para realizar esta obra com base em sua proposta feita, isto é a obrigatoriedade de oferta, a expectativa gerada no negociante que visa comprar o serviço.
CC, Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.
iii.     Qual o prazo de validade da oferta feita por Jovenal?
Resposta: Não foi dado prazo, assim de acordo com o art. 428 do CC inciso I se a proposto foi feita sem prazo e pessoa não aceitou imediatamente esta não é obrigatória. 
iv.     Em que momento poderia ser considerada aceita a proposta e formado finalmente o contrato?
Resposta: A partir do momento que Maria manifestasse sua vontade dizendo que aceita a proposta e concordado com as condições, aqui teria origem à instituição jurídica contrato.
v.     Identifique o lugar da celebração do contrato.
Resposta: Curitiba, ou seja o lugar em que estava o proponente quando fez a proposta. 
CC, Art. 435
Questão objetiva 1 - (TJSC - Juiz Substituto - 2010) Assinale a alternativa correta:
I. A liberdade de contratar é exercida em razão e nos limites da função social do contrato. No sistema do Código Civil, quando há no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, nem sempre adota-se a interpretação mais favorável ao aderente.  Contudo, nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. Errada. Art. 
II. É nulo o negócio jurídico quando: celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; derivar de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. (Anulável) O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso de tempo. Errada. Art. 166, CC. Art. 171, CC.
III. É lícito aos interessados prevenir ou terminar o litígio mediante concessões mútuas. A transação, se recair sobre direitos contestados em juízo, será feita por escritura pública ou por temo nos autos, assinado pelos transigentes e homologado pelo juiz. Art. Correta.
IV. O texto do Código Civil contempla, sempre que necessário, cláusulas gerais. As cláusulas gerais conferem ao sistema jurídico flexibilidade e capacidade de adaptação à evolução do pensamento e do comportamento social e importam em avançada técnica legislativa de enunciar, através de expressões semânticas relativamente vagas, princípios e máximas que compreendem e recepcionam a mais variada sorte de hipóteses concretas de condutas tipificáveis, já ocorrentes no presente ou ainda por realizarem no futuro. Art. Correta.
a) Somente as proposições I e II estão incorretas.
b) Somente as proposições III e IV estão incorretas.
c) Somente as proposições I e III estão incorretas.
d) Somente as proposições I, II e IV estão incorretas.
e) Todas as proposições estão incorretas.
Questão objetiva 2 - (MPE-PR - 2009 - adaptada) Sobre a formação e interpretação dos contratos, podemos afirmar:
a) A função social do contrato e o princípio da boa-fé objetiva não constituem limitadores da liberdade de contratar, quando presentes na relação jurídica, como partes, pessoas capazes agindo no exercício de sua atividade profissional.
b) Pode-se revogar a oferta ao público, pela mesma via da sua divulgação, desde que ressalvada essa faculdade no instrumento que contemple a oferta realizada.
c) Somente quando evidenciada uma relação de consumo, é possível sustentar o princípio da interpretação mais favorável ao aderente, em sede de contrato de adesão.
d) No caso de contrato de adesão firmando tendo como partes duas pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional, é válida a cláusula de renúncia antecipada do aderente, mesmo quando se trate de direito resultante da natureza do negócio.

Outros materiais