Buscar

ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
ASSOCIAÇÃO DE
BOMAS CENTRÍTUGAS E VENTILADORES
*
*
*
ASSOCIAÇÃO de BOMBAS EM SÉRIE
Duas bombas com curvas características “A” e “B” conhecidas.
AS bombas são atravessadas sucessivamente pela mesma descarga, e cada uma fornecerá uma parcela da altura total H.
A curva característica H = fn (Q) do conjunto de bombas, será obtida somando-se para cada valor de Q, as ordenadas de H de cada bomba. As bombas poderão ser iguais ou não. Emprega-se este sistema quando se deseja variar muito a altura manométrica. Deve-se ligar, é claro, primeiro a bomba “A” e depois a bomba “B”. A bomba “A” funcionará com Qp e HA e a bomba “B” com Qp e HB.
*
*
*
Associação de bombas em paralelo
*
*
*
Por uma mesma tubulação afluem às descargas de duas ou mais bombas funcionando simultaneamente. Estas disposições são usadas nas instalações elevatórias de águas e de esgotos e nas instalações industriais. A curva característica da função f(Q,H) = 0 do conjunto de bombas, será obtida somando-se, para cada valor de H, as abcissas de Q de cada bomba.
*
*
*
Se não houvesse perdas de carga no encanamento, a descarga com três bombas seria o triplo da de uma. A curva característica do encana­mento representado por C determina os pontos P1, P2 e P3 de funciona­mento com uma, duas ou três bombas funcionando simultaneamente.
A curva característica de cada bomba, para a velocidade n, é a indicada por H = fn(Q1) e corresponde ao funcionamento da instalação com uma só bomba.
Quando forem utilizadas duas bombas simultaneamente, teremos a curva H = fn(Q2) obtida, duplicando os valores das abscissas, e, quando empregadas três bombas, a característica será a curva H =fn(Q3) traçada, triplicando as abscissas.
*
*
*
As bombas deverão ser iguais, a fim de evitar correntes secundárias, no sentido das bombas de maior potência para as de menor.
O exame da Fig. deixa ver que a descarga obtida com duas bombas é menor que o dobro da fornecida por uma só bomba, e a resultante do funcionamento simultâneo de três bombas é bem menor que o triplo da que corresponde a uma bomba, como se pode ver pela curvatura da curva C do encanamento.
Generalizando, concluiremos que a descarga obtida com m bombas em paralelo é menor do que m vezes o valor da descarga de uma das bombas funcionando isoladamente e em análogas condições. Chamando de Q3 a descarga com três bombas em paralelo, a descarga de cada bomba será Q3  3 e não Q1.
*
*
*
Se a curva H = fn (Q1) for pouco inclinada e se o encanamento indicar acentuada perda de carga, como ocorre com C´, a associação em paralelo não apresentará vantagem apreciável no aumento da descarga. Além disso, cada bomba irá trabalhar com descarga muito abaixo de seu valor normal, o que causará "cavitação" e aquecimento excessivo.
Por essa razão, devemos escolher bombas com curvas características bem inclinadas. As tubulações deverão ter diâmetros grandes para que a curva C não se apresente com curvatura acentuada. Também devem-se estudar com atenção as associações em paralelo de bombas ligadas a instalações existentes, com encanamentos parcialmente obstruídos pela ferrugem ou excessivamente longos, causas estas de curvatura acentuada da curva característica do encanamento.
*
*
*
A variação da altura manométrica será tanto menor quanto menores forem as perdas de carga no encanamento.
 Como a altura manométrica resultante de um sistema de bombas em paralelo é maior do que para uma bomba apenas, deve-se atender a essa circunstância ao projetar a tubulação de recalque e calcular as flanges de ligação à bomba. 
Esta observação se aplica igualmente às ligações de bombas em série. 
*
*
*
*
*
*
Pode-se executar uma instalação que permita fazer funcionar duas ou mais bombas iguais, quer em série, quer em paralelo. Consegue-se deste modo atender a uma ampla faixa de utilização tanto da descarga quanto da altura manométrica.
*
*
*
CAPTAÇÕES COM VÁRIAS BOMBAS
Nas captações de maiores volumes, são usadas bombas em paralelo, como na figura ao lado. Quase sempre as obras civis são realizadas completas, indo-se instalando as bombas, conforme o aumento da demanda. Empregam-se também neste tipo de captação bombas de eixo vertical instaladas em “deck” situado sobre o canal de derivação ou regularização.
PP
*
*
*
CURVA CARACTERÍSTICA DE UM VENTILADOR CENTRÍFUGO E DO DUTO
*
*
*
Duto Sujo
*
*
*
ASSOCIAÇÃO DE DOIS DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS IGUAIS EM SÉRIE
*
*
*
ASSOCIAÇÃO DE DOIS DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS DIFERENTES EM SÉRIE
Para traçar a curva dos ventiladores, a pressão total é a soma das pressões individuais para volumes iguais menos a perda na conexão dos ventiladores.O volume de ar é o mesmo através dos dois ventiladores, considerando o ar incompressível. A curva do sistema deve interceptar a curva da combinação dos dois ventiladores sob pena de um dos ventiladores, sozinho, movimentar um volume maior.
*
*
*
ASSOCIAÇÃO DE DOIS DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS IGUAIS EM PARALELO
*
*
*
ASSOCIAÇÃO DE DOIS DE VENTILADORES CENTRÍFUGOS DESIGUAIS EM PARALELO
O volume total é a soma dos volumes de cada ventilador nos pontos de mesma pressão. Incluir as perdas individuais das conexões para traçar a curva resultante.A curva do sistema deve cortar a curva da combinação sob pena do ventilador de maior pressão mover muito mais volume e até insuflar ar no outro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais