Buscar

Apol 3 Tirei 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 3 Tirei 100
Questão 1/5
O que é Estatística Indutiva?
	
	A
	( ) É o cálculo de medidas que permitirá descrever, com detalhes, o fenômeno que está sendo analisado.
	
	B
	( ) É a parte da Estatística referente à coleta e à tabulação dos dados.
	
	C
	( ) É a parte da Estatística referente às conclusões sobre as fontes de dados.
Você acertou!
	
	D
	( ) É a generalização das conclusões sobre as fontes de dados.
Questão 2/5
O segundo coeficiente de assimetria de Pearson para determinada distribuição de frequências é igual a zero. Pode-se então afirmar que a curva é:
	
	A
	(    ) assimétrica positiva
	
	B
	(    ) leptocúrtica
	
	C
	(    ) platicúrtica
	
	D
	(    ) simétrica
Você acertou!
Questão 3/5
São duas das fases do Método Estatístico:
	
	A
	( ) Criar um problema  e  coletar os dados.
	
	B
	( ) Criar um problema  e  analisar os dados.
	
	C
	( ) Planejamento de um problema  e  coletar os dados.
	
	D
	( ) Coletar os dados  e  analisar os dados.
Você acertou!
Questão 4/5
Como estudado no capitulo 1 desta aula, nas organizações se podem identificar tipos de estruturas organizacionais diferentes destacando-se, dentre elas, a estrutura formal e a estrutura informal.
A respeito das estruturas formais e informais das organizações escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única correta entre a diferença entre os conceitos estudados sobre a estrutura formal e a estrutura informal.
	
	A
	a estrutura informal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma e a estrutura formal não é estabelecida ou requerida pela organização, e decorre da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente.
	
	B
	a estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma e a estrutura informal não é estabelecida ou requerida pela organização, e decorre da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente.
Você acertou!
O autor OLIVEIRA (2002) nos apresenta estes dois tipos de estruturas organizacionais.
      Pela “estrutura formal” entende o autor que:
“...é objeto de grande parte do estudo das organizações empresariais; é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma” Por estruturas informais, o autor retro citado, nos ensina que
“... é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto apresenta relações que, usualmente, não aparecem no organograma.”
	
	C
	a estrutura informal decorre de ações e providencias não planejadas mas entendidas como necessária pelos gestores da empresa, que se estabelece até que o procedimento esteja amadurecido e possa ser adotado efetivamente e a estrutura formal é constituída quando a empresa adota o sistema de departamentalização, com nomeação de gestores para cada área;
	
	D
	a estrutura formal está sempre representada por um fluxograma contendo a sequência de operações que irão ser realizadas, constituindo-se, portanto, o formalismo dos processos empresariais e a estrutura informal não requer ser representada por um fluxograma, mas sim por um infograma, ou eventograma, pois nela as tarefas não tem uma sequência formal estabelecida.
Questão 5/5
Os conceitos e compreensão sobre o que é autoridade e responsabilidade desafiam a realização e tarefas que levam a correta constituição das estruturas organizacionais. Mostre que você compreendeu corretamente estes conceitos e que consegue demonstrar a diferença entre eles. Pede-se, portanto, que você escolha dentre as alternativas abaixo apresentadas a única que contém a resposta correta sobre os conceitos de autoridade e responsabilidade.
	
	A
	A autoridade compreende uma ordem formal de direito que foi atribuído a alguém para fazer alguma coisa e que deve exerce-lo mediante seu poder de responsabilidade informal compreendido pelo exercício de obrigações que ele realiza quando julgar adequado, exercendo sua autoridade.
	
	B
	A responsabilidade é uma espécie de autoridade informal, que é inerente ao cargo e para o qual também se atribui autoridade em função do exercício de cargos superiores em uma organização
	
	C
	A autoridade compreende uma ordem informal de poder, que determina necessariamente o poder hierárquico vertical, que deve ser respeitado e para o que se atribuem responsabilidades de ação para fazer algumas coisas e em razão desta responsabilidade determinar ordens de comando e tomada de decisão.
	
	D
	a responsabilidade compreende-se como um conjunto de obrigações que determinado colaborador precisa fazer para cumprir com suas tarefas, prestando contas delas à pessoa que lhe atribui estas responsabilidades e a autoridade entende-se como sendo o direito atribuído a alguém para fazer alguma coisa, como tomar decisões, dar ordens, ou desempenhar um trabalho que lhe foi designado.
Você acertou!
Sob o ponto de vista do autor OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232) a “responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem”.
A autoridade, seguindo-se a mesma linha de raciocínio dos autores que nos ensinaram sobre a responsabilidade, OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232), significa:
“o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal”

Outros materiais