Buscar

Bactérias da Flora Bucal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo
Gráfica III
Márcio Leandro de Menezes Santana
Bactérias da Flora Bucal
Estamos cercados por várias formas de vida que não são vistas à olho nu, dentre estas, as bactérias, são formas de vida microscópicas que podem viver de forma isolada ou em colônias.
As bactérias do grupo da Flora Bucal, analisadas como um todo, são as mais complexas do nosso corpo “... só de bactérias existem mais de 30 gêneros diferentes, abrangendo mais de 500 espécies diferentes”. Assim dito por Socransky e Haffajee (2002), na boca, existem aproximadamente 350 espécies bacterianas já cultivadas e mais de 200 que foram reconhecidas por métodos genéticos. Louyde ainda acrescenta que “em número total de microrganismos, a microbiota bucal só encontra um concorrente na microbiota intestinal, mas a bucal é bem mais complexa, em número de espécies, porque sem dúvida a boca é um habitat muito mais complexo que o trato intestinal, principalmente devido à existência dos dentes”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LOUYDE, Emanuelle. O Ecossistema Bucal. Arquivado no curso de Odontologia da UERN. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABaEMAE/ecossistema-bucal> Acesso em: 30 de Maio de 2013.

Outros materiais