Buscar

Resenha dos Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Márcio Leandro de Menezes Santana
GIDDENS, ANTHONY. Sociologia: Um mundo em mudança. 4. Ed. rev. e atualizada. Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian. p. 51-77
O objetivo principal do texto que é discorrido através do capitulo três, é tratar da questão da globalização visto por perspectivas diversas, como exemplo, a perspectiva, da economia, do âmbito social, da cultura e da política. O autor faz questão de deixar explicito que o seu interesse com o texto é definir bem a globalização como um fenômeno que atinge os mais diversos campos, e não só a economia, que é a primeira a ser analisada. Outro interesse do autor com o texto, é fazer crer que as pequenas ações de cada individuo, no caso com âmbito local, tem conseqüências à nível global, e isso se dá na conjugação de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais.
De acordo com a análise executada neste exercício, o autor tem interesse em fazer crer que a globalização atinge todos os campos, porém os campos que são mais analisados são o da economia e comunicação. Durante o exemplo apresentado das transnacionais, existe uma leve brecha que deve ser posta a prova. O autor apresenta as transnacionais como o “eixo da economia mundial contemporânea”, entretanto as vias agrícolas nacionais são de tal importância para a economia mundial, e não são citadas. A partir deste ponto o autor percorre assuntos mais problemáticos e suscetível à discussões, como qual o melhor modelo, ou pelo menos ou mais aceito das escolas de pensamento em relação à globalização (céticos, hiperglobalizadores e transformacionalistas). Para concluir o seu pensamento, o autor trata das conseqüências e o impacto da globalização na vida das pessoas, tema do qual é muito suscetível à criticas, já que o modo de pensar varia entre os ramos abordados. Do âmbito cultural, a perda dos costumes pelos povos subjugados. Do quesito economia, o crescimento do comércio e ampliação das vias mercantis, mas também os malefícios da desigualdade. Quando tocamos na questão social pode ser vista por todos esses ângulos, não definindo assim, uma solução definitiva, só podendo esperar o tempo dizer no que resultará a globalização.

Outros materiais