Buscar

AV2 On line Direito Ambiental-28-11-15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV2_201402194412 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402194412 - QUEZIA TAYANE MARQUES DE LYRA
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9009/VV
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 28/11/2015 13:23:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201402278790)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - é uma política pública que tem objetivos institucionais, econômicos, gerenciais e ecológicos. Explique o que vem a ser tal objetivo econômico.
	
	
	
Resposta: VEM A SER QUE EM QUESTÃO DE ECONOMIA, O OBJETIVO É ECONOMIZAR DA MELHOR FORMA QUE SE PODE EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. ECONOMIZA-SE UTILIZANDO PRODUTOS E MATERIAIS RECICLÁVEIS, COM OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS E MUITO MAIS ECOLÓGICOS.
	
Gabarito: Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402373234)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Lei 7.347/85, Lei da Ação Civil Pública e a Lei 8.078/1990, Código de Defesa do Consumidor autorizam os órgãos públicos legitimados a tomar dos interessados compromisso de ajustamento de conduta, TAC, às exigências legais. Responda: O que é o TAC, como e quando deve ser aplicado?
	
	
	
Resposta:
	
Gabarito: O termo de ajustamento de conduta (TAC), também denominado de compromisso de ajustamento de conduta, é um instrumento legal destinado a colher do causador do dano ao meio ambiente, entre outros interesses difusos e coletivos, um título executivo de obrigação de fazer e não fazer, mediante o qual, o responsável pelo dano assume o dever de adequar a sua conduta às exigências legais, sob pena de sanções fixadas no próprio termo.Trata-se de um mecanismo (instrumento) de solução pacífica de conflitos, celebrado entre as partes e referendado pelo Ministério Público , com natureza de título executivo extrajudicial, evitando a ação judicial de conhecimento quando os interessados estiverem de acordo quanto à solução extrajudicial do conflito.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O termo de ajustamento de conduta (TAC), também denominado de compromisso de ajustamento de conduta, é um instrumento legal destinado a colher do causador do dano ao meio ambiente, entre outros interesses difusos e coletivos, um título executivo de obrigação de fazer e não fazer, mediante o qual, o responsável pelo dano assume o dever de adequar a sua conduta às exigências legais, sob pena de sanções fixadas no próprio termo.Trata-se de um mecanismo (instrumento) de solução pacífica de conflitos, celebrado entre as partes e referendado pelo Ministério Público , com natureza de título executivo extrajudicial, evitando a ação judicial de conhecimento quando os interessados estiverem de acordo quanto à solução extrajudicial do conflito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402387748)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
	
	
	
	bem público transindividual.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público dominical.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402836855)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São Princípios do Direito Ambiental:
	
	
	
	Princípio do Poluidor-pagador, Princípio do usuário-poluidor e Princípio da Intervenção Estatal na propriedade privada.
	
	Princípio da Responsabilidade, Princípio do usuário-poluidor e Princípio do Limite.
	
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da função social da propriedade e Princípio do Devido Processo Legal.
	
	Princípio do Acesso à Justiça, Princípio do Desenvolvimento sustentável e Princípio da Precaução.
	 
	Princípio do Limite, Princípio da Precaução e Princípio do equilíbrio.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402460236)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale opção correta de acordo com as normas constitucionais sobre zoneamento ambiental.
	
	
	 
	Compete à União elaborar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	É da competência da ONU (Organização das Nações Unidas) a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	 
	As zonas de uso predominantemente industrial destinam-se, preferencialmente, à localização de estabelecimentos industriais cujos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, ruídos, vibrações, e radiações possam causar danos à saúde, ao bem-estar e à segurança das populações, mesmo depois da aplicação de métodos adequados de combate e tratamento de efluentes.
	
	É da competência dos estados a promoção, no que couber, do adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	Os estados podem, por lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum. Para isso, precisam da concordância dos municípios envolvidos os quais devem aprovar leis municipais com o mesmo teor e conteúdo da lei estadual.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402827212)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta.
	
	
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	 
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema.
	 
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
	
	Ao conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402390533)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação às alternativas do projeto a ser licenciado, o EIA/RIMA deverá contemplar:
	
	
	
	somente as de localização
	 
	as tecnológicas e de localização
	
	as de custo e benefício
	
	somente as socioambientais
	
	somente as tecnológicas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402453106)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONCEITUA ADEQUADAMENTE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR, CRIADO PELA LEI Nº 12.651, DE 2012 (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)
	
	
	
	É O REGISTRO PARTICULAR FACULTATIVO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES
COM O OBJETIVO DE COMBATER O DESMATAMENTO.
	
	É O CONJUNTO DE CONDIÇÕES, LEIS, INFLUÊNCIAS E INFRAESTRUTURA DE ORDEM FÍSICA, QUÍMICA E BIOLÓGICA, QUE PERMITE, ABRIGA E REGE A VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS.
	 
	É O REGISTRO PÚBLICO ELETRÔNICO DE ÂMBITO NACIONAL, OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS IMÓVEIS RURAIS, COM A FINALIDADE DE INTEGRAR AS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS PROPRIEDADES E POSSES RURAIS, COMPONDO A BASE DE DADOS PARA CONTROLE, MONITORAMENTO, PLANEJAMENTO AMBIENTAL E ECONÔMICO E COMBATE AO DESMATAMENTO.
	
	É A ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSÁVEL POR CRIAR TODAS AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO ÂMBITO FEDERAL.
	
	É ATIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE BUSCA EXERCER O NECESSÁRIO CONTROLE SOBRE AS ATIVIDADES HUMANAS QUE INTERFEREM NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, BUSCANDO CONCILIAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM O USO DE RECURSOS NATURAIS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402398410)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	marque a alternativa CORRETA. O ressarcimento do dano ambiental pode ser feito através de uma:
	
	
	 
	reparação natural ou específica e indenização em dinheiro
	
	indenização em dinheiro e termo de ajustamento de conduta
	 
	reparação natural e preservação do ambiente
	
	reparação ambiental e responsabilização administrativa
	
	indenização em dinheiro e reparação moral
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402839333)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a resposta CORRETA sobre a poluição tipificada na Lei de Crimes Ambientais: I- Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: II - Degradação da qualidade ambiental resultantes de atividades que ou indiretamente: prejudiquem saúde, a segurança e o bem estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lacem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. III- Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente, é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.
	
	
	 
	Somente a questão III está correta
	
	Somente a questão I e II estão corretas
	
	Somente a questão II está correta.
	 
	Somente a questão I está correta.
	
	Somente as questões I e III estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes