Buscar

Fundamentos da Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - PED - Sem 4 - Fundamentos da Gestão Educacional
�
Questão 1:
A Lei 9394/96 ao apresentar a proposta de gestão democrática, incentiva a participação da comunidade na administração pública. Nessa perspectiva a gestão na escola torna-se o processo que rege seu funcionamento. Assim os profissionais das instituições de ensino são compelidos a efetivar a implantação de instâncias colegiadas, tais como o Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil. A partir dessa referência é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
1 - O Conselho Escolar constitui-se um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. 
2 - O Conselho Escolar deve acolher representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar. 
3 - As decisões do Conselho Escolar, segue seus próprios caminhos sem reportar-se ao amparo legal, haja vista que, elaboram suas próprias leis. 
4 - Quanto maior a participação da comunidade no Conselho escolar, maior as possibilidade de fortalecimento dos mecanismos de participação e decisão coletiva.
5 - A participação de representantes de diversas áreas no Conselho Escolar, favorece a constituição de um espaço de discussão, de natureza, consultiva, deliberativa e avaliativa.
Resposta gabarito
As decisões do Conselho Escolar, segue seus próprios caminhos sem reportar-se ao amparo legal, haja vista que, elaboram suas próprias leis. 
Comentário do gabarito
C - As decisões do Conselho Escolar, segue seus próprios caminhos sem reportar-se ao amparo legal, haja vista que, elaboram suas próprias leis.
�
Questão 2:
Organização Didático-Pedagógica: Os segmentos sociais organizados e reconhecidos como órgãos colegiados de representação da comunidade escolar estão legalmente instituídos por Estatutos e regulamentos próprios, aprovados em Assembléia Geral, convocada especificamente para esse fim. Caracterizamos como órgão colegiado de maior relevância no espaço escolar:
Alternativas
1 - O Conselho Escolar, órgão Colegiado de natureza Deliberativa, Consultiva, Avaliativa e Fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo do estabelecimento de ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da SEED. 
2 - A APMF um órgão de representação dos PMF da escola, sem caráter político partidário, religioso, racial, sem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus dirigentes e conselheiros, sendo constituída por prazo determinado. 
3 - O Grêmio Estudantil considerado como órgão máximo de representação dos estudantes do estabelecimento de ensino, com o objetivo de defender os interesses individuais e coletivos dos alunos, incentivando a cultura literária, artística e desportiva de seus membros. 
4 - O Conselho de Classe  órgão de natureza consultiva e deliberativa em assuntos    didático-pedagógicos, fundamentado no P.P.P. da escola e no Regimento Escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem.
5 - O trabalho pedagógico efetivo, compreende todas as atividades teórico-práticas desenvolvidas pelos profissionais do estabelecimento de ensino para a realização do processo educativo escolar, realizado de forma coletiva, de acordo com as normas da LDB 9394/96.
Resposta gabarito
O Conselho Escolar, órgão Colegiado de natureza Deliberativa, Consultiva, Avaliativa e Fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo do estabelecimento de ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da SEED. 
Comentário do gabarito
A - O Conselho Escolar, órgão Colegiado de natureza Deliberativa, Consultiva, Avaliativa e Fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo do estabelecimento de ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da SEED.
�
Questão 3:
Analise qual afirmativa apresentada logo abaixo, retrata integralmente o trabalho pedagógico no espaço educativo:
O trabalho pedagógico no espaço educativo deve ser entendido como:
Alternativas
1 - Um processo intencional que visa formação para a alienação dos alunos, 
2 - Um processo organizado, com o objetivo de apresentar infindáveis conteúdos ao mesmo tempo, para que o aluno decore com maior velocidade, 
3 - Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento. 
4 - Um processo autoritário e individualizado, para que cada aluno desenvolva as atividades pautadas num ambiente de competitividade.
5 - Nenhuma das anteriores,
Resposta gabarito
Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento. 
Comentário do gabarito
C - Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento. 
�
Questão 4:
Os profissionais da escola devem ter a consciência de que a função social da escola está em garantir a efetivação da educação como um “direito social”. Cabe à escola e seus profissionais garantir aprendizagem significativa aos seus alunos, auxiliar na construção do conhecimento, incentivá-los a participar na escola até a conclusão do curso e certificação com sucesso. Nessa perspectiva, assinale a INCORRETA -  quando o homem é tido como sujeito histórico: sua formação na escola tem como objetivo:
Alternativas
1 - Permitir ao sujeito relacionar-se consigo mesmo, com a natureza e com os outros homens. 
2 - Apenas treinar e disciplinar ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores com o objetivo de servir ao mercado de trabalho. 
3 - Favorecer a criação de oportunidade de inclusão social para aqueles que ainda não praticam o exercício da cidadania. 
4 - Propiciar aquisição de habilidades físicas, intelectuais e manuais necessárias à continuidade da escolarização.
5 - Preparar a criança em sua totalidade visando o desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo.
Resposta gabarito
Apenas treinar e disciplinar ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores com o objetivo de servir ao mercado de trabalho. 
Comentário do gabarito
B - Apenas treinar e disciplinar ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores com o objetivo de servir ao mercado de trabalho.
�
Questão 5:
Se a escola é uma instituição de cultura, ela  deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, enquanto que o professor  deve viabilizar a todos seus alunos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica, pedagógica e política da sociedade. No espaço escolar também é trabalho do professor participar da estruturação do projeto político pedagógico, planejar e desenvolver atividades pedagógicas e projeto político-pedagógico, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
Alternativas
1 - Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação. 
2 - Modificar rotineiramente seus pressupostos teóricos valorizando informações apresentadas pela mídia, portanto passíveis de mudança e diferentes interpretações. 
3 - Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas apenas de forma quantitativa. 
4 - Trabalhar a teoria como um suporte complementar à sua prática, nem sempre expressiva,  pois a finalidade maior é a prática, a ação. 
5 - Condicionar a prática no sentido de observar ou alterar o fazer pedagógico a cada avaliação realizada.
Resposta gabarito
Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação. 
Comentário do gabarito
A - Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento,ação.

Outros materiais