Buscar

PROJETO TCC PREVIDENCIA SOCIAL, PENSÃO POR MORTE E AUX RECLUSÃO

Prévia do material em texto

ASPECTOS DA PENSÃO POR MORTE E AUXÍLIO RECLUSÃO
INTRODUÇÃO
O homem, desde os primórdios tem vivido em comunidade, na qual produzia individualmente seus bens, trocando por outros para garantir sua subsistência.Foi desta forma com o desenvolvimento da sociedade que surgiu o trabalho, necessariamente na Antiguidade Clássica, na qual era exercida por pessoas do plano inferior, indivíduos excluídos, servos e escravos. Foi justamente no chamado sistema feudal que a plebe, fugindo das terras dos nobres, montou agrupamentos, formando as corporações de ofícios, das quais se firmavam contratos de prestação e locação de serviços em subordinação aos mestres das corporações.
No estado moderno nasceu a Revolução Industrial, que desponta o trabalho que hoje em dia conhecemos e através de conflitos e manifestações surgiramas primeiras preocupações com a proteção previdenciária do trabalhador, assim a sociedade começou a se importar com os seus integrantes, dando um salto considerável à proteção social.
Desta forma, criou-se a previdência social, trata-se de um seguro social adquirido por meio de uma contribuição mensal que garante ao segurado uma renda fixa no momento em que ele não puder mais exercer a atividade laboral.
A previdência social, no Brasil, possui mais de cem anos de história, a primeira legislação pertinente ao tema é datada de 1888 quando foi regulamentado o direito à aposentadoria para os empregados dos correios. O fato considerado como ponto de partida da previdência social no país é a Lei Eloi Chaves, Decreto n° 4682/1923, que criou a caixa de aposentadoria e pensões para empregados de empresas ferroviárias estabelecendo aposentadorias, pensões e assistência médica, inclusive para seus familiares. Em três anos, a lei foi estendida para trabalhadores de empresas portuárias e marítimas.
 Dentre muitas alterações as mais importantes foram a de 1966, com a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que se trata de uma indenização ao trabalhador demitido, que também pode ser usada para aquisição da casa própria e o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) que em meados dos anos 90 sofreu alterações em seu nome para Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).Mas a extensão de seus benefícios previdenciários,a todos os trabalhadores, dá-se com Constituição de 1988, que passou a garantir renda mensal vitalícia a idosos e pessoas com deficiência.
Pode-se dizer que a previdência social vale-se do Estado sob o patrocínio da sociedade ativa, é um sistema na qual as pessoas vinculadas contribuem com uma importância, tendo garantida sua subsistência em casos de eventos danosos que impossibilitem sua atividade laboral ou a subsistência de seus dependentes em caso de morte ou reclusão do contribuinte.
Seus beneficiários são os segurados e seus dependentes. Segurado é aquele que contribui com a previdência social, tanto aquele que exerce atividade remunerada como também estudantes e donas de casas que não trabalham, mas facultativamente contribuem para a manutenção do benefício. Dependentes são: O cônjuge, companheiro, filhos não emancipados, menores de 21 anos, inválidos de qualquer idade, pais ou irmãos, desde que comprovem dependência econômica.
O benefício é uma importância em dinheiro, sua contribuição pode ser facultativa ou parcela descontada do salário, que deve ser paga pelo empregador, que varia de acordo com a remuneração do empregado. Seu período de carência é o tempo mínimo que o trabalhador precisa comprovar para ter direito ao benefício. Aposentadoria, pensão e auxilio são os benefícios que a previdência social oferece aos seus segurados, dentre todos os benefícios existentes o presente artigo tem como objetivo abordar a concessão dos benefícios pensão por morte e auxílio reclusão.
A pensão por morte é um benefício da previdência social devido aos dependentes do segurado em função da morte deste, expresso no art.74 e parágrafos da Lei 8.213/91. O segurado deve estar desempenhando atividade remunerada ou estar em período de graça na ocasião do óbito. Tem direito ao benefício o cônjuge, companheiro (a), filhos não emancipados, menores de 21 anos ou inválidos de qualquer idade, precisará comprovar dependência pais, irmãos, cônjuge divorciado ou separado judicialmente. A invalidez do dependente deverá ser comprovada por perícia médica da própria previdência social.
O valor do benefício corresponde a 50% da aposentadoria que recebe ou iria receber em caso de pensão por invalidez mais 10% por dependente até o máximo de 100%. Em caso de mais de um dependente, a pensão é repartida em partes iguais, e quando um dependente perde direito ao benefício, sua parte é acrescida aos demais.
Para trabalhadores rurais, o valor do benefício é de um salário mínimo vigente.
O benefício é concedido a partir da data do falecimento do segurado ou requerido até 30 dias a partir do óbito. Em caso de morte presumida, catástrofe ou desastre deverá ser por meios probatórios que comprovem a presença do segurado no local do desastre. Neste caso o dependente terá de apresentar de seis em seis meses documentos informando sobre o curso do processo.
Comentaremos agora o auxílio-reclusão. Benefício concedido à família do recluso e não para beneficiar o mesmo, tal benefício não exigia carência, mas com a MP 664/14 passou a ter de 24 meses.
 O valor do benefício se iguala ao de pensão por morte, ou seja, 50% da aposentadoria que recebe ou receberia em caso de invalidez mais 10% por dependente até no máximo 100% da aposentadoria. Na qual o salário de contribuição deve ser inferior a R$1089,72. Em caso de mais de um dependente aplicam-se as mesmas regras da pensão por morte.
Após a concessão do benefício, os dependentes deverão a cada três meses apresentar documento emitido por autoridade pública atestando que o segurado permanece recluso e nas hipóteses de fuga, liberdade condicional e extinção da pena, o benefício será suspenso, no caso de óbito do segurado, o beneficio se converte em pensão por morte.
JUSTIFICATIVA
Neste contexto, verificamos a necessidade de criação deste benefício para suprir a perda ou ausência daquele que provia o sustento da família e o risco social no caso da falta de subsistência para famílias de baixa renda que dependiam necessariamente daquele que veio a falecer ou foi recluso.
Justifica-se aqui a importância da previdência social como um amparo ou uma garantia em se tratando de eventos futuros, visando principalmente à segurança financeira para aqueles que não possuem outra fonte de renda, pois sabemos que uma grande parte da população necessita dos recursos que provêm dos benefícios previdenciários. Tendo como única chance de sobrevivência, sem sucumbir à indigência. 
OBJETIVOS
Gerais: mostrar mecanismos da seguridade social. 
Específicos: Verificar a pensão por morte e auxílio reclusão.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Esclarecer e orientar sobre a concessão dos benefícios devidos aos dependentes do segurado. O quanto é importante tal benefício para o bem social.
	Na maioria das famílias, a fonte de renda provém de um único membro e no óbito ou reclusão deste, seus dependentes ficarão sem opção e podendo, inclusive passar fome. 
	Mostrar uma visão realista sobre o assunto e a importância da sociedade saber que ambos os benefícios possuem uma função social de fornecer ao indivíduo e, principalmente à sua família, tranqüilidade no sentido de que na ocorrência de uma contingência, a qualidade de vida não seja diminuída, proporcionando meios para a manutenção das necessidades básicas destas pessoas.
4. FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE
	É nítida a preocupação em proteger os direitos fundamentais devido a sua importância no seio da sociedade, garantindo o mínimo necessário para sobreviver aos que necessitam, em conformidade com os preceitos constitucionais da dignidade da pessoa humana.
	
REVISÃO DA LITERATURA OU QUADRO TEÓRICO
Vianna (2008, p 79) ensina:
Auxílio-reclusão é o benefício previdenciário devido não ao segurado, mas, à seus dependentes, enquantoaquele estiver recolhido à prisão e não receber remuneração da empresa, nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço. Será devido nas mesmas condições da pensão por morte.
E Derzi (2003, p. 168):
Não se trata, portanto de morte de qualquer pessoa, mas da morte de um segurado da Previdência Social, qualidade jurídica atribuída pelo vínculo institucional estabelecido com o regime de proteção social, para os segurados obrigatórios, pelo exercício do trabalho remunerado ,e, facultativos, pela vontade opcional de filiar-se.
 
METODOLOGIA DE PESQUISA
O presente trabalho com embasamento científico foi elaborado através de inúmeros métodos de pesquisa tais como: leitura de livros e artigos científicos; buscas em sites na internet; leitura de opiniões doutrinárias que auxiliaram na construção deste projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Constatar a importância da previdência social ao longo da história, a sua sistemática no amparo não somente daquele que custeou para usufruir do benefício, mas também se preocupou em amparar seus dependentes.
 Que ambos os benefícios tanto a pensão por morte como o auxílio-reclusão não beneficiam o segurado e sim os seus dependentes, com base nos princípios constitucionais da proteção à família, erradicação da pobreza e à dignidade da pessoa humana, visando acima de tudo, atender a perda da fonte de renda familiar.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de – Manual de Direito Previdenciário/ Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari. – 15° Ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2013.
VIANNA,João Ernesto Aragonés – Curso de Direito Previdenciário. – 6° Ed. – São Paulo: Atlas, 2013.
SANTOS, Maria Ferreira dos – Direito Previdenciário esquematizado. – 2° Ed. Ver. E atual. – São Paulo: Saraiva, 2012
MOREIRA, Manoela – Síntese das Mudanças Previdenciárias: Auxílio-reclusão. Disponível em https://www.cers.com.br/noticias-e-blogs/noticia/sintese-das-mudancas-previdenciarias-auxilio-reclusao. Acesso em 25 out. 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes