Buscar

Exercícios - Poder de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PODER DE MERCADO: MONOPÓLIO E MONOPSÔNIO
	
1. Uma empresa monopolista defronta-se com uma elasticidade da demanda constante de -2.0. A empresa tem um custo marginal constante de $20 por unidade e estabelece um preço para maximizar o lucro. Se o custo marginal subisse 25%, o preço estabelecido pela firma também subiria 25%?
2. Uma empresa defronta-se com a seguinte curva de receita média (demanda):
P = 100 - 0,01Q
Onde Q é a produção semanal e P é o preço, medido em centavos por unidade. A função de custo da empresa é expressa por C = 50Q + 30.000. Supondo que a empresa maximize seus lucros:
a.	Quais serão, respectivamente, em cada semana, seu nível de produção, seu preço e seu lucro total?
b.	O governo decide arrecadar um imposto de $0,10 por unidade de um determinado produto. Quais deverão ser, respectivamente, o novo nível de produção, o novo preço e o novo lucro total, em conseqüência do imposto?
3. A tabela a seguir mostra a curva de demanda com a qual se defronta um monopolista que produz com um custo marginal constante igual a $10.
	Preço
	Quantidade
	27
	 0
	24
	 2
	21
	 4
	18
	 6
	15
	 8
	12
	10
	 9
	12
	 6
	14
	 3
	16
	 0
	18
a.	Calcule a curva da receita marginal da empresa.
b.	Quais são, respectivamente, o nível de produção e o preço capazes de maximizar o lucro da empresa? Qual é o lucro da empresa?
c.	Quais seriam, respectivamente, o preço e a quantidade de equilíbrio em um setor competitivo?
d.	Qual seria o ganho social se esse monopolista fosse obrigado a praticar um nível de produção e preço de equilíbrio competitivo? Quem ganharia ou perderia em conseqüência disso?
4. Uma empresa tem duas fábricas, cujos custos são dados por:
A empresa se defronta com a seguinte curva de demanda:
P = 700 - 5Q
onde Q é a produção total, isto é, Q = Q1 + Q2.
a.	Faça um diagrama desenhando: as curvas de custo marginal para as duas fábricas, as curvas de receita média e de receita marginal, e a curva do custo marginal total (isto é, o custo marginal da produção total Q = Q1 + Q2). Indique o nível de produção maximizador de lucros para cada fábrica, a produção total e o preço.
b.	Calcule os valores de Q1, Q2, Q, e P que maximizam os lucros.
c.	Suponha que o custo da mão-de-obra aumente na Fábrica 1 mas permaneça inalterado na Fábrica 2. De forma a empresa deveria ajustar (isto é, aumentar, reduzir ou deixar inalterada): a produção da Fábrica 1? A produção da Fábrica 2? A produção total? E o preço?
5. Uma empresa fabricante de medicamentos possui monopólio sobre um novo remédio patenteado. O produto pode ser produzido por qualquer uma dentre duas fábricas disponíveis. Os custos de produção para as duas fábricas são, respectivamente:
CMg1 = 20 + 2Q1, e CMg2 = 10 + 5Q2. A estimativa da demanda do produto é 
P = 20 - 3(Q1 + Q2). Qual a quantidade que a empresa deveria produzir em cada fábrica e a que preço ela deveria planejar vender o produto?
6. Um dos casos mais importantes de aplicação da legislação antitruste neste século foi o que envolveu a empresa Aluminum Company of America (Alcoa) em 1945. Naquela época, a Alcoa controlava cerca de 90% da produção de alumínio primário nos EUA e tinha sido acusada de estar monopolizando o mercado. Em sua defesa, a Alcoa afirmou que, embora ela realmente controlasse uma grande parte do mercado de alumínio primário, o mercado do alumínio secundário (isto é, alumínio produzido a partir da reciclagem de sucata) era responsável por, aproximadamente, 30% da oferta total de alumínio, sendo que muitas empresas competitivas se encontravam atuando na reciclagem. Em decorrência disso, ela não possuía muito poder de monopólio.
a.	Elabore uma argumentação clara a favor da posição da Alcoa.
b.	Elabore uma argumentação clara contra a posição da Alcoa.
c.	A sentença proferida em 1945 pelo Juiz Learned Hand é considerada "uma das opiniões judiciais mais importantes de nosso tempo". Você sabe qual foi a sentença do Juiz Hand?
7. Um monopolista defronta-se com a curva de demanda P = 11 - Q, onde P é medido em dólares por unidade e Q é medido em milhares de unidades. O monopolista tem um custo médio constante de $6 por unidade.
a.	Desenhe as curvas de receita média e de receita marginal e as curvas de custo médio e de custo marginal. Quais são, respectivamente, o preço e a quantidade capazes de maximizar os lucros do monopolista? Qual será o lucro resultante? Calcule o grau de poder de monopólio da empresa utilizando o índice de Lerner.
b.	Um órgão de regulamentação governamental define um preço teto de $7 por unidade. Quais serão, respectivamente, a quantidade produzida e o lucro da empresa? O que ocorrerá com o grau de poder de monopólio?
c.	Qual é o preço teto que possibilita o nível mais elevado de produção? Qual será este nível de produção? Qual será o grau do poder de monopólio da empresa para este preço?
8. A empresa Michelle’s Monopoly Mutant Turtles (MMMT) tem direito exclusivo de venda para as camisetas modelo Mutant Turtle nos EUA. A demanda dessas camisetas é expressa por Q = 10.000/P2. O custo total da empresa a curto prazo é CTCP = 2.000 + 5Q, e seu custo total a longo prazo é expresso por CTLP = 6Q.
a.	Que preço deverá ser cobrado pela MMMT para haver maximização do lucro no curto prazo? Que quantidade será vendida e qual o lucro gerado? Seria melhor encerrar as atividades da empresa a curto prazo?
b.	Que preço deverá ser cobrado no longo prazo pela MMMT? Que quantidade será vendida e qual o lucro gerado? Seria melhor encerrar as atividades da empresa a longo prazo?
c.	Podemos esperar que o custo marginal da MMMT no curto prazo seja menor do que seu custo marginal no longo prazo? Explique.
9. Suponha que você produza pequenos aparelhos que são vendidos em um mercado perfeitamente competitivo por um preço de mercado de $10 por unidade. Estes aparelhos são produzidos em duas fábricas, uma em Massachusetts e outra em Connecticut. Devido a problemas trabalhistas em Connecticut, você é forçado a aumentar os salários naquela fábrica, de modo que seus custos marginais crescem na fábrica em questão. Em resposta a isso, você deveria deslocar a produção e produzir mais em sua fábrica de Massachusetts?
10. O emprego de auxiliares de ensino (DMes) pelas principais universidades poderia ser caracterizado como monopsônio. Suponha que a demanda por DMes seja W = 30.000 - 125n, onde W é o salário (base anual), e n é o número de DMes contratados. A oferta de DMes é dada por W = 1.000 + 75n.
a.	Se a universidade tirasse proveito de sua posição monopsonista, quantos DMes ela contrataria? Que salário elas pagariam?
b.	Por outro lado, se as universidades se defrontassem com uma oferta infinita de DMes para um salário anual de $10.000, quantos DMes elas contratariam?
11. empresa Dayna’s Doorstops, Inc. (DD), é monopolista no setor industrial de limitadores de abertura de portas. Seu custo é C = 100 - 5Q + Q2, e sua demanda é P = 55 - 2Q.
a.	Que preço a empresa DD deveria cobrar para maximizar lucros e qual a quantidade que seria, então, produzida? Quais seriam, respectivamente, os lucros e o excedente do consumidor gerados pela DD?
b.	Qual seria a quantidade produzida se a DD atuasse como um competidor perfeito, tendo CMg = P? Que lucro e que excedente do consumidor seriam, respectivamente, gerados?
c.	Qual é a perda bruta decorrente do poder de monopólio no item (a)?
d.	Suponha que o governo, preocupado com o alto preço dos limitadores de abertura de portas, defina um preço máximo de $27. De que forma isto afetaria o preço, a quantidade, o excedente do consumidor e o lucro da DD? Qual seria a perda bruta?
e.	Agora suponha que o governo defina um preço máximo de $23. De que forma isto afetaria o preço, a quantidade, o excedente do consumidor e o lucro da DD? Qual seria a perda bruta?
f.	Finalmente, considere um preço máximo de $12. De que forma isto afetaria a quantidade, o excedente do consumidor, o lucro da DD e a perda bruta?
12.Existem 10 famílias na cidade de Lake Wobegon, Estado de Minnesota, cada uma delas apresentando uma demanda de energia elétrica de Q = 50 - P. O custo total de produção de energia elétrica da empresa Lake Wobegon Electric (LWE) é CT = 500 + Q.
a.	Se os reguladores da LWE desejarem se assegurar de que não exista perda bruta neste mercado, qual o preço que forçarão a LWE a cobrar? Qual seria a produção neste caso? Calcule o excedente do consumidor e o lucro da LWE para este preço.
b.	Se os reguladores desejarem se assegurar de que a LWE não tenha prejuízo, qual seria o preço mais baixo que poderiam impor? Para este caso, calcule a produção, o excedente do consumidor e o lucro. Existiria alguma perda bruta?
c.	Kristina sabe que a perda bruta é algo que essa pequena cidade poderia perfeitamente dispensar. Ela sugere que seja cobrado de cada família um valor fixo simplesmente pela ligação elétrica e, posteriormente, seja cobrado um preço por unidade de eletricidade fornecida. Então, a LWE poderia atingir seu ponto de retorno, cobrando o preço que você calculou no item (a). Qual seria o valor fixo que cada família deveria pagar para que o plano de Kristina pudesse funcionar? Por que você poderia ter certeza de que nenhuma família se recusaria a pagar, preferindo ficar sem o fornecimento de energia elétrica?
13. Um monopolista defronta-se com a seguinte curva de demanda:
Q = 144/P2
onde Q é a quantidade demandada e P é o preço. Seu custo variável médio é
CVMe = Q1/2 ,
e seu custo fixo é 5.
a.	Quais são, respectivamente seu preço e quantidade maximizadores de lucros? Qual é o lucro resultante?
b.	Suponha que o governo regulamente o preço de modo que o mesmo não possa ultrapassar $4 por unidade. Qual será a quantidade produzida e o lucro do monopolista?
c.	Suponha que o governo queira definir um preço teto que seja capaz de induzir o monopolista a produzir a maior quantidade possível. Qual seria este preço?

Outros materiais