Buscar

TECNICAS DE ANALISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Maringá
Direito – 1º Noturno 32
Pesquisa Jurídica
Professora: Dra. Valéria Silva Galdino Cardin
Acadêmica: Ana Clara da Silva Cohn
RA: 92945
 Técnicas de análise e pesquisa 
Conforme a obra “Metodologia do Trabalho Cientifico” de Antônio Joaquim Severino, os maiores obstáculos no processo de estudo e aprendizagem do estudante, encontram-se na sua dificuldade em compreender os textos acadêmicos cujos raciocínios são mais rigorosos e complexos , fato que gera certo desanimo e um juízo de valor depreciativo em relação ao pensamento teórico. A fim de que a mensagem seja compreendida e a leitura torne-se menos árdua, é necessária por parte do leitor certa disciplina intelectual. Por isso é preciso criar condições de abordagem e de inteligibilidade do texto, aplicando algumas medidas que, apesar de não substituírem a capacidade de intuição do leitor na apreensão da forma lógica dos raciocínios em jogo, auxiliamna análise e interpretação textual. 
A comunicação ocorre quando há a transmissão de uma mensagem entre emissor e recepetor. O emissor é aquele que transmite determinada mensagem, enquanto que o receptor caracteriza-se por quem receba a mensagem emitida. Portanto, a mensagem será elaborada por uma consciência (receptor) e assimilidada por outra (receptor). Dessa forma, o texto é o meio pelo qual as consciencias comunicam-se. 
A primeira medida a ser tomada pelo leitor ao deparar-se com um texto é o estabelecimento de uma unidade de leitura. A leitura deve ocorre por etapas, para que ao final o leitor possa refazer o raciocíonio do escrito e reduzi-lo a uma forma sintética. A análise textual é a primeira abordagem a ser feita do texto, cuja leitura será corrida, porém de forma atenta, caracterizando-se por estabelecer uma visão panorâmica, sem a finalidade de compreender totalmente o texto.
Durante a primeira etapa é importante o levantamento dos elementos do texto, sendo passivel de esclarecimento qualquer possível dúvida. O conhecimento de dados a respeito do autor principalmente com relação a seu pensamento e posicionamento teórico, fornecerá elementos para a compreensão de ideias expostas no texto. É preciso eliminar quaisquer ambiguidades de conceitos, e buscar caso não haja conhecimento prévio, conhecer as referências históricas que possam possivelmente ser citadas. Dessa forma, a busca de todos os esclarecimentos além de tornar o texto mais compreensível, propicia uma série de conhecimentos e informações. 
Numa segunda abordagem, ocorre a análise temática, ou seja, a busca pela mensagem global veiculada no texto. A partir das respostas adquiridas a determinadas perguntas relativas ao texto, é possivel identificar o tema prosposto e discutido determinados.

Outros materiais