Buscar

CONCEITO DE ANOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CONCEITO DE ANOMIA_ SEGUNDO Durkheim
“Ao enfraquecimento das normas numa dada sociedade, Durkheim deu o nome de “anomia”“. E considerava-a como sendo uma desorganização tal da sociedade que enfraqueceria a integração dos indivíduos que não sabem que normas devem seguir.
Numa sociedade ou grupo social em anomia "faltará uma regulamentação durante certo tempo. Não se sabe o que é possível e o que não é, o que é justo e o que é injusto, quais as reivindicações e esperanças legítimas, quais as que ultrapassam a medida" (Durkheim, 1974).
O conceito de anomia desempenha um papel importante na sociologia, principalmente no estudo das mudanças sociais e de suas consequências. Quando as regras sociais e os valores que guiam as condutas e legitimam as aspirações dos indivíduos se tornam incertos, perdem o seu poder ou, ainda, tornam-se incoerentes ou contraditórios devido às rápidas transformações da sociedade; resulta daí um quadro de desarranjo social denominado anomia.
Num mundo de constantes mudanças, onde as crenças e as instituições perdem sua característica de permanência e constância que possuíam nas sociedades tradicionais, as sociedades estão sujeitas a algum ripo de desarranjo nos regulamentos que servem para estabilizar o grupo.
Podemos denominar 'condutas anômicas' aquelas que o indivíduo adota quando se vê privado das referências e dos controles que organizam e limitam seus desejos e aspirações - são condutas marginais e, de um modo geral, ligadas à violência.
Numa sociedade em estado de anomia, as pessoas estão predispostas a seguir uma liderança carismática que lhes indique novos valores e que, de um modo geral, o líder personifica. Aqui, a anomia possui uma dimensão que pode ter um resultado positivo ou negativo. A sociedade alemã, no início da década de 1930, em profundo estado de anomia, com a economia desorganizada, as instituições políticas enfraquecidas e a disputa radical entre os valores da esquerda e da direita, tornou-se receptiva aos valores defendidos pelo Partido Nazista personificados no seu líder, Adolf Hitler.
Quando os indivíduos vivem uma situação de anomia, perdem o sentido de pertencer ao grupo. As normas do grupo não dirigem seu comportamento e, por algum tempo, não encontram nenhuma norma que as substitua. Não abandonam totalmente as normas da sociedade, mas afastam-se, e não se identificam com as demais normas.
Não podemos afirmar que anomia seja sinônimo de ausência de lei, embora aqueles que possuam uma conduta anômica possam violar a lei.
Nos campos de concentração nazistas, muitos prisioneiros viviam em condições de anomia, como mostra o Quadro abaixo era como se um indivíduo anômico tivesse perdido o passado, não previsse qualquer futuro e vivesse somente no presente imediato, o qual parece ser nenhum lugar”.

Outros materiais