Buscar

AV MET PRAT DE ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV_201304089592 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
MARIA FRANCISCA TERESA V P FERREIRA
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 16:59:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201304143268)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção de homem, de cultura e de mundo pode influenciar decisivamente a forma de um professor planejar e executar o processo de alfabetização. Na concepção sócio-histórica, fundamentada na obra de Lev Vygotsky, temos uma concepção de homem determinado pela cultura e autor de sua história. Das atividades abaixo qual NÃO contempla essa concepção?
		
	
	Carlos é um professor alfabetizador que traz inúmeras histórias da nossa cultura para ler e narrar para seus alunos. Após a leitura, as crianças encenam o que compreenderam e re-escrevem da forma como sabem.
	
	Marta pediu para as suas crianças da educação infantil fazerem uma fantasia de índio e usarem uma tintura feita de jenipapo para tatuar a pele. Leu a síntese da história de Iracema de José de Alencar e pediu que eles produzissem uma esquete sobre a história da índia, a partir da compreensão que tiveram.
	
	Marta é professora da educação infantil e trabalha com as práticas culturais do Jacarezinho, uma comunidade localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro que tem muitos grupos de rap e samba. Ela utiliza as músicas e analisa as letras das canções com as crianças.
	
	Joana trabalha com um livro didático oferecido pelo governo Federal cujo conteúdo e extensivo á todos os estados brasileiros. Dessa forma, as práticas culturais regionais são apresentadas nos textos, nas parlendas e nas ilustrações do livro didático.
	 
	No final do ano letivo, a escola monta auto de Natal no qual todas as crianças devem decorar suas falas e confeccionar suas roupas para apresentação. Entretanto, não são trabalhados os valores e o conceito do que seja a festa natalina, apenas fazem a apresentação como uma manifestação cultural da comunidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304143059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Débora é uma professora recém chegada na escola municipal Gabriela Mistral. Seu planejamento anual para a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental conta com atividades de leitura e escrita que fazem parte de um projeto pedagógico chamado: Lendo, escrevendo e narrando as histórias dos Irmãos Grimm. Das várias atividades que ela planejou uma, em especial, chamou a atenção das crianças: dar um novo final para a história Chapeuzinho Vermelho. As crianças escreveram uma diversidade de finais, demonstrando a sua compreensão do texto. Com qual modelo de leitura a professora Débora trabalha e por quê? Marque a resposta correta.
		
	
	Leitura como decodificação, pois a atividade de interpretação só foi possível na medida em que as crianças sabiam ler perfeitamente a história.
	
	Modelo psicolinguístico porque o contexto sócio-cultural das crianças aparecia na história que foi selecionada para a atividade.
	
	Modelo de leitura psicolinguístico porque a correção da língua e a imaginação são priorizadas nas atividades.
	
	Modelo dialógico da leitura, pois estava claro que só poderia haver um final correto, aquele que se relacionava com a história contada.
	 
	Modelo dialógico de leitura, pois havia uma interação entre leitor, autor e texto, possibilitando uma co-autoria do leitor na hora da leitura.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304170348)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe a descrição:
Uma escola procura orientadora Educacional para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de implantar novo programa de alfabetização fundamentado na concepção sócio-interacionista. Cinco candidatas apareceram para fazer a seleção e passaram por uma prova de aula em que deveriam planejar uma atividade sócio-interacionista de leitura e escrita.
Marque a única das alternativas abaixo que contempla a atividade sócio-interacionista para alfabetização.
		
	
	Ditado e correção das palavras lidas no texto: O astronauta. Cópia das palavras que foram escritas com erros ortográficos.
	
	Cópia da receita de bolo de uma revista e decoração dos bolos desenhados pelo professor na folha de exercícios mimeografados.
	
	Leitura e cópia da poesia: A Bailarina. Pintura do desenho previamente mimeografado pelo professor.
	 
	Pesquisa sobre os produtos usados no café da manhã dos alunos e escrita espontânea dos mesmos categorizando-os em bebida láctea e bebida cítrica.
	
	Memorização do Hino Nacional e cópia das palavras que apresentem M antes da letra P.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304143095)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Métodos sintéticos, analíticos e mistos. Muitas realidades que podem confundir o educador no momento de alfabetizar. Sobre o método analítico de alfabetização NÃO se pode afirmar que:
		
	 
	considera que as unidades significativas da língua - sons e letras - é que devem ser o ponto de partida.
	
	procura fazer a construção do significado de cada leitura a partir de um a interação entre leitor e autor do texto.
	
	enfatiza à compreensão da leitura desde a sua fase inicial.
	
	se baseia no conceito de que palavras e sentenças são o ponto de partida.
	
	o processo de análise da língua se dá do todo para as partes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304143171)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo?
		
	 
	Na fase pré-silábica, a criança escreve da forma como sabe e tenta diferenciar letras, números e desenhos numa tentativa de definir o que pode ser lido.
	
	Na fase silábica, a criança começa a escrever com uma lógica silábica, atribuindo uma letra para cada sílaba, relacionando grafema e fonema.
	
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica e com a alfabética e, relaciona grafema e fonema.
	
	Na fase alfabética, a criança compreende que a escrita é a representação da fala e que cada fonema representa uma letra.
	 
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304144967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para se alfabetizar com o texto, é preciso que se crie um ambiente alfabetizador, ou seja, um ambiente em que haja cultura letrada. Assim, NÃO é exemplo de ambiente alfabetizador uma sala de aula em que:
		
	 
	haja trabalhos diários de ortografia e cópia, desconsiderando-se o contexto de vida dos alunos.
	
	haja mural de rótulos e de propagandas, varal de aniversariantes e calendários.
	
	os alunos leiam jornais diariamente selecionando a notícia mais interessante para conversarem.
	
	se trabalhe, por exemplo, uma letra de música e se explore a biografia do autor.
	
	a professora brinque de supermercado com seus alunos explorando, por exemplo, a temática da conservação dos alimentos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304170336)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	
	Passaram muitos anos na escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas.Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento.
	
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304153437)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(TJPE, 2009). A partir dos anos 90 o Brasil iniciou uma discussão que abrangia dois conceitos: alfabetização e letramento. Isso aconteceu em virtude dos baixos níveis de escolarização e apropriação da tecnologia da leitura e da escrita pelas pessoas alfabetizadas. Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa FALSA
		
	
	Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
	
	O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
	
	Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.
	 
	Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.
	
	Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304171186)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Carlos vai para a escola para brincar... Essa foi a conclusão que a família chegou quando viu os trabalhos com jornais trazidos como portfólio no 2º bimestre. Carlos tem 5 anos de idade e está aprendendo a ler e escrever de forma lúdica com um projeto chamado: Jornal e Mural Com essas brincadeiras, Carlos já aprendeu sobre as sessões que formam um jornal, aprendeu a diferenciar o editorial da parte de classificados e até montou um classificado no mural da sala com seus colegas. A qual método de alfabetização a professora se refere quando planeja as suas aulas com diferentes portadores textuais que fazem parte do contexto sociocultural da criança? Cite-o e explique sua principal premissa.
		
	
Resposta: O metódo utilizado pela professora fundamenta-se nos conceitos sócio-interacionista, onde é levado para a sala de aula o contexto cultura em que o aluno está inserido. Com a leitura das noticías e montagem do mural o aluno desenvolve o senso crítico e de participação social.
	
Gabarito: A professora está trabalhando a alfabetização e as práticas de leitura, escrita e oralidade de acordo com o Letramento contextualizado, que significa a utilização da leitura e da escrita no método de acordo com a função social que elas apresentam na sociedade. A principal premissa é aprender a ler lendo e lendo de acordo com a demanda que a sociedade apresenta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304159973)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Martha é professora do quarto ano do ensino fundamental e este ano iniciará suas atividades de leitura e interpretação do texto com o livro: A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. Como ela deseja trabalhar as práticas de linguagem de acordo com as demandas de letramento de nossa sociedade, terá que fazer uma seleção das atividades planejadas no ano passado quando trabalhou o mesmo livro apenas como atividade de decodificação. Cite duas atividades que a professora pode realizar com sua turma e que estejam de acordo com a metodologia letramento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
		
	
Resposta: - Durante a leitura do livro na classe, procurar fazer a construção do significado de cada leitura a partir da interação dos alunos com o autor e o texto; -Buscar com a turma durante a leitura na fase incial, a compreensão das palavras e frases.
	
Gabarito: Pode fazer uma pesquisa sobre a autora, perguntar o porquê do título do livro, escrever outro final para a história, eleger o personagem que mais gostou e compreender a sua participação nesta história entre outros ....

Outros materiais