Buscar

CASOS CONCRETOS 1 A 7 CIENCIA POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA 
Caso Concreto – Semana1
Respostas:
1) O sistema Educacional
2) Discurso Aberto, a maioria dos discursos políticos são abertos, para que possam atingir toda a sociedade. Além de uma dominação no discurso, tornando a confiança de quem ouve aplicando medidas construtivas
Caso Concreto – Semana 2
Respostas:
1) Retórica é a arte do discurso, usado de forma a levar os interlocutores a aceitaram ou acreditarem nas ideias postas no discurso do orador, que utiliza recursos, como seleção lexical e modalização na sua fala. O recurso é utilizado para convencimento na arte da argumentação, e foi utilizado amplamente quando ainda não havia a ciência jurídica, e suas técnicas estabelecidas.
2) Através do discurso (texto, ideia,) e da oratória (forma de falar, transmissão da mensagem) é que o orador consegue convencer seus pares a acreditarem ou acatarem suas ideias ou posicionamento de suas concepções políticas.
Caso Concreto – Semana 3
Respostas:
Rousseau parte da ideia que o homem civil somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade 
“O contrato social não se trata de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transforma cada indivíduo num cidadão. A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade”.
Caso Concreto – Semana 4
Respostas:
1) O monopólio da força é de competência de algumas instituições, estas por sua vez são formadoras do que conhecemos como ciclo de segurança e defesa social. Destacamos o sistema prisional, o Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar, esta última possui algumas características peculiares, quando comparadas com as instituições civis, entre elas os pilares de sustentação institucional, hierarquia e disciplina, fundada na linha de pensamento comando-obediência.
• TEORIA DA ORIGEM FAMILIAR Esta teoria, de todas a mais antiga, apoia-se na derivação da humanidade de um casal originário. Portanto, é de fundo religioso.
Compreende duas correntes principais: a) Teoria Patriarcal; e, b) Teoria Matriarcal.
• TEORIA DA FORÇA -Também chamada “da origem violenta do Estado”, afirma que a organização política resultou do poder de dominação dos mais fortes sobre os mais fracos. Dizia Bodim que “o que dá origem ao Estado é a violência dos mais fortes”.
• TEORIA CONTRATUAL DO ESTADO - Thomas Hobbes é um dos maiores expoentes da ideia de Contrato Social. Este filósofo britânico do sec. XVII, parte de um cenário hipotético de como seria vivermos uns com os outros sem uma ordem social, e que se traduziria, segundo ele, numa situação caótica e altamente violenta onde cada um defenderia intransigentemente os seus interesses, criando um mundo de desconfiança e violência. Esta ideia era sustentada no facto de os homens terem todas as mesmas necessidades básicas, como é o caso da alimentação, alojamento e vestuário, e de os recursos serem limitados gerando uma feroz concorrência e competição, um verdadeiro estado de guerra de um contra todos, sem que seja possível qualquer vitória. Designou esta situação como o estado da natureza. 
Caso Concreto – Semana 5
Respostas:
1) De acordo com Lord Cannig, Soberania refere-se à “entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna”, pois outra característica de soberania é ser indivisível, mesmo estando fisicamente afastado, o poder soberano exercício é o da Grã-Bretanha, e para ter soberania é necessário estabelecer suas fronteiras geográficas.

Outros materiais