Buscar

Tabus Alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professor: Hugo Xavier Disciplina: Nutrição e Dietética 
Componentes: Fabíola dos Santos
 Henrique Silva Alves
TABUS ALIMENTARES
A questão “Tabu” hoje em dia não é tão discutida em nosso país, foram se extinguindo ao longo do tempo junto com a chegada de informações com a promoção a saúde e desenvolvimento social, no entanto se formos verificar em regiões mais remotas dos pais, em áreas menos desenvolvidas e até mesmo em determinadas comunidades dentro de capitais acharemos alguns dos quais podemos ficar impressionados, “absurdas” do ponto de vista clinico tamanha as regras propostas por aquele povo para determinado assunto e determinada crença. Analisando por um aspecto cultural diríamos que seria um outro povo de outra cultura fora do país.
O problema da população é a falta de informação ou quando é informada não é o suficiente para destingir o certo do errado, o verdadeiro do falso. Com isso a própria população forma opiniões sobre determinadas coisas ou situações que por sua vez não tem lógica, formando assim costumes de uma determinada cultura, estes não aceitam novas informações que venham mudar os seus princípios ou até aceitam, mas com extrema dificuldade de inserção dos novos costumes. Idosos principalmente pode entender como falta de respeito com seus ideais e princípios que foram aprendidos com suas mães, pais, avós. 
Esses princípios não estão relacionados só a alimentação, eles atingem o meio social, são relacionados a determinados animais, á fenômenos naturais, ao poder de cura das ervas dos venenos, entre outros. O Brasil é um grande exemplo pois a diversidade cultural existente é enorme, assim, várias culturas, várias crenças, várias religiões consequentemente vários tabus. A cultura deixado pelos índios, escravos, portugueses, espanhóis entre outro povos quando aqui estiveram, não diríamos que com a mesma restrição comparados á alguns anos atrás, mas ainda existe indícios fortes se formos estudar profundamente o âmbito cultural de cada povo. 
Na maioria das vezes a pessoa leiga não tem noção da importância do alimento no processo saúde - doença, sendo que ele pode ser eficaz no tratamento de algumas doenças mesmo com a ausência de fármacos ou podendo está associado com o mesmo visando o bem estar e a cura do indivíduo. 
O nosso organismo trabalha como uma maquina e se uma peça funcionar de maneira errada ou parar de funcionar ira afetar o organismo como um todo. E para que tudo andem em harmonia será necessário suprir as necessidades que o nosso corpo necessita, uma alimentação balanceada rica em nutrientes essenciais sem que exista carência de vitaminas.

Outros materiais